TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS PROCESSO PENAL RITO COMUM

Por:   •  30/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU)

PROCESSO PENAL – RITO COMUM

GABRIEL MOURA DOS REIS

RA: 7729778

Apelação: Autos n. 1502005-61.2020.8.26.0537

Comarca: São Bernardo do Campo 4ª Vara Criminal

Apelante: Igor Fabio da Silva

Apelado: Ministério Público do Estado de São Paulo

Voto n. 25658

Tráfico de drogas Provas suficientes à condenação Autoria e materialidade demonstradas Penas no piso Privilégio reconhecido Condenação não transitada em julgada que não pode prejudicar o réu Princípio da presunção de inocência A quantidade e a variedade dos entorpecentes não eram exorbitantes, assim como não eram extensas as anotações encontradas Concedido redutor máximo de 2/3 Primariedade e pena que permitem o regime aberto Substituída a sanção reclusiva por prestação de serviços à comunidade e multa.

IGOR FABIO DA SILVA, menor à época dos fatos, foi condenado pela MMª. Juíza de Direito da 4ª Vara Criminal da comarca de São Bernardo do Campo, por infração ao art. 33, caput, da Lei 11.343/06, às penas de 05 (cinco) anos de reclusão, em regime inicial fechado, e pagamento de 500 (quinhentos) dias-multa, no valor mínimo (fls. 183/188).

Apela a Defesa postulando a absolvição do acusado por insuficiência probatória. Subsidiariamente, requer o reconhecimento do tráfico privilegiado (fls. 197/200).

Oferecidas as contrarrazões (fls. 203/207), a d. Procuradoria de Justiça opinou desprovimento do apelo (fls. 248/271).

O réu foi condenado porque, no dia 09 de novembro de 2020, por volta das 15h30, na Rua Ana Julia Luiz, altura do numeral 01, Bairro Montanhão, na cidade e Comarca de São Bernardo do Campo, teria vendido e trazido consigo, para fins de PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Apelação Criminal nº 1502005-61.2020.8.26.0537 -Voto nº 25658 d 3 mercancia ilícita de drogas e entrega ao consumo de terceiros, 23 frascos contendo 819ml (oitocentos e dezenove mililitros) de lança perfume, 65 papelotes contendo 237,4g (duzentos e trinta e sete gramas e quatro decigramas) de maconha, 17 invólucros plásticos contendo 5,8g (cinco gramas e oito decigramas) de cocaína, 29 invólucros plásticos contendo 3,8g (três gramas e oito decigramas) de cocaína, na forma de crack, sem autorização e em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, além da quantia de quarenta reais e uma caderneta de anotações referente à contabilidade do tráfico de drogas.

A materialidade restou bem demonstrada pelo boletim de ocorrência (fls. 06/08), autos de exibição e apreensão (fls. 14/15), auto de constatação (fls. 29/31) e laudo de exame químico toxicológico (fls. 80/82), além das provas orais.

A testemunha Bruno Silva de Souza Assis, extrajudicialmente, afirmou que: “foi buscar maconha no local dos fatos, quando na hora em que seria servido pelo indiciado, se surpreendeu pela equipe da polícia civil, onde ao ouvir “perdeu, perdeu"; que nesse momento a testemunha abaixou no chão. Alega a testemunha Bruno que viu o indiciado Igor empreender fuga sentido uma escadaria nas proximidades, sendo que o autor acabou caindo no local, sendo que os policiais civis capturaram Igor nesse momento. Diz que já "pegou" droga anteriormente com Igor no local” (fl. 09).

O policial civil Wagner Amorim de Sousa, na fase inquisitiva, consignou que: “realizavam diligência nas proximidades do local dos fatos, onde é conhecido como um ponto de venda de entorpecentes. Os policiais adentraram no local, onde visualizaram a testemunha Bruno comprando drogas com o indiciado Igor. Os policiais imediatamente deram voz de prisão ao autor, foi quando a testemunha Bruno imediatamente abaixou no chão, e o indiciado Igor empreendeu fuga, caindo em uma escadaria nas proximidades do local onde é comercializado entorpecentes. Neste momento, os policiais conseguiram deter o indiciado Igor que apresentava pequenas escoriações devido a queda. O autor investiu contra os policiais que tiveram que de fazer o uso moderado da força para contê-lo. O autor portava consigo 23 micro tubos de lança perfume; 29 invólucros de crack; 17 invólucros de cocaína e 65 invólucros de maconha” (fl. 11).

Seu companheiro de profissão, Claudinei Cardozo da Silva, em sede administrativa, apresentou relato no mesmo sentido (fl. 12).

O réu, por seu turno, optou por permanecer em silêncio no distrito policial (fl. 13).

Com a devida vênia, transcrevo a seguir o trecho da r. sentença que bem reproduziu a prova oral colhida sob o contraditório: “E interrogado em juízo, ele negou a acusação, afirmando que estava no local junto com Bruno apenas para comprar entorpecente.

De outra feita, o policial civil ouvido afirmou que realizava diligência nas proximidades do local dos fatos, conhecido como ponto de venda de entorpecentes, ocasião em que entrou em uma viela e viu quando Igor entregava algo a outro indivíduo. Eles foram abordados, sendo que o usuário logo se rendeu. Todavia, Igor tentou fugir, mas foi detido, sendo que com ele foi localizada uma sacola com várias substâncias entorpecentes, além de R$ 40,00 e anotações. Afirmou, por fim, que não o conhecia”.

Analisando-se o conjunto probatório, resta evidente a prática do crime de tráfico de drogas. Segundo os depoimentos coesos e harmônicos dos policiais civis, um deles confirmado em juízo, eles presenciaram o momento em que o réu, em local conhecido como ponto de tráfico, estava vendendo entorpecente a um usuário.

Ressalte-se que o comprador, que logo se entregou, foi ouvido extrajudicialmente e confirmou que estava adquirindo porções de droga com o réu, o qual fugiu assim que percebeu a presença da polícia.

Como se vê, a pouco crível negativa do acusado restou completamente isolada do restante do conjunto probatório. Além da prova oral, a quantidade e a variedade de drogas que o réu trazia consigo reforçam a dinâmica delitiva descrita na denúncia, especialmente a finalidade de traficar os entorpecentes.

Dessa forma, tenho para mim que as provas são suficientes para a manutenção da condenação pelo crime de tráfico de drogas.

As penas foram aplicadas no patamar mínimo legal, com afastamento do tráfico privilegiado. E é apenas neste ponto que reside a impugnação defensiva.

A negativa do redutor se deu com base em prisão anterior, referente a processo, contudo, cuja condenação não teve seu trânsito em julgado confirmado. Em homenagem ao princípio da presunção de inocência, tal fato não pode desfavorecer o réu.

Além disso, não se denota outros elementos que indiquem a dedicação a atividades criminosas. A quantidade e variedade de entorpecentes não é exorbitante e as anotações localizadas, como se verifica de fls. 40, não são extensas, podendo se referir, por exemplo, apenas às comercializações realizadas no próprio dia da prisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (295.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com