TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO – RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL (SABÃO)

Por:   •  23/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Colegiado de Engenharia de Produção

[pic 1]

PROCESSO –

RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL (SABÃO)

ALUNOS:

Aderson Jaiel

Allan Dias

Raphael Filho

Samara Rodrigues

Thamires Tavares

        

Juazeiro-BA

      2015

  1. Introdução

O resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico – contribuindo para o aumento das áreas dos aterros sanitários (CASTELLANELLI et al., 2007).

A reciclagem do óleo de cozinha contribui para a diminuição de resíduos que são agressivos ao meio ambiente, melhorando o relacionamento do homem com o meio. Reduzem também os custos necessários para a preservação ambiental e aumentar o cuidado com os recursos da natureza.

Sendo assim, o óleo de cozinha usado pode servir como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, tais como biodiesel, tintas, óleos para engrenagens, sabão, detergentes, entre outros (PITTA JUNIOR et al., 2009).

A reciclagem de óleos vegetais industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias primas de baixo custo, mas principalmente porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes (FIGUEIREDO, 1995).

A reciclagem de resíduos de frituras vem ganhando espaço investigativo no Brasil, com proposição de metodologias de reciclo apropriadas, a produção de sabão e biodiesel.

  1. Sabesp

A companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo em 2007 apoiou a coleta de fritura organizada pela SAMORCC - Sociedade de Amigos do Bairro de Cerqueira César, em parceria com a ONG Trevo, há 20 anos especializada na coleta e beneficiamento de óleo de fritura.

        Essa atitude da Sabesp tem como objetivo estimular o aproveitamento de óleos residuais, buscando achar soluções ambientais para a preservação do mesmo.

Existem 11.500 ligações de água e esgoto nessa área. O óleo é descartado em bombonas plásticas de 50 litros, fornecidas pela ONG Trevo, em geral mantidas na garagem dos prédios e coletadas quando cheias. A Sabesp colocou uma mensagem nas contas de água dos moradores da região, convidando-os a participar da iniciativa. (site Sabesp, 2015).

        Esse óleo coletado, após a remoção de sólidos e água, é vendido para fabricantes de sabão, biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros.

  1. Site SOBIOLOGIA

No portal www.sobiologia.com.br encontra-se uma receita para preparar barra de sabão a partir do óleo de cozinha:

Materiais:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 2 litros de água
  • 200 mililitros de amaciante
  • 1 quilo de soda cáustica em escama

Preparo:

  1. Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde.
  2. Depois, coloque a água fervendo.
  3. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
  4. Adicione o óleo e mexa.
  5. Adicione o amaciante e mexa novamente.
  6. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar.
  7. Corte o sabão em barras.        
  1. Procedimento Experimental

Inicialmente, mediu-se 500mL de óleo de fritura e aqueceu o mesmo até que atingisse uma temperatura de 70ºC.

[pic 2]
Aquecimento do óleo

Enquanto o óleo estava sendo aquecido, foi medido 100g de soda cáustica e despejada a mesma em um balde. No balde dilui-se a soda cáustica com 500mL de água, até que a diluição ocorresse de forma completa.

Quando o óleo atingiu a temperatura desejada, adicionou o mesmo ao balde que cotinha água e a soda cáustica. Agintando a mistura com uma colher de pau por 30 minutos. Após esse tempo, adicionou-se 100mL de vinagre e 5mL de essência aromática à mistura. E também corante na quantidade determinada pela equipe do experimento.

[pic 3]
        
Mistura do óleo com a água e soda cáustica

Após isso, agitou-se a mistura por mais 30 minutos. Depois da agitação despejou-a em um recipiente e deixou repousando por 10 dias.

  1. Resultados e discussão

Após 10 dias foi retirado o conteúdo do recipiente, e pesada a massa obtida:

Massa do sabão (m) = 632,35g

Dados: Levando em consideração a densidade do óleo usado como sendo 0,87g/ml e o da água 1 g/ml, e sabendo que no procedimento foi usado 500ml de ambas as substâncias, estima-se a massa dos mesmos.

móleo = 435,00g

mágua = 500,00g

mi = móleo + mágua = 935,00 kg

Rendimento (óleo+água) = (m2 / mi)*100 = (632,35 / 935,00)*100 = 67,95%

Esse rendimento diz respeito ao que se conseguiu obter com a mistura (óleo + água). Abaixo está efetuado o cálculo referente somente a quanto é produzido de sabão usando apenas 500ml de óleo.

Rendimento (óleo)= (m2 / mi)*100 = (632,35 / 435)*100 = 145,37%

O resultado obtido foi um rendimento superior a 100%, em relação a quantidade de são produzido usando como insumo 500ml de óleo. Diagnosticando que essa atividade é bastante proveitosa, além de outros benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com