TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de reciclagem

Resenha: Processo de reciclagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Resenha  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  313 Visualizações

Quando se fala do processo de reciclar ou reutilizar, lembramos-nos dos famosos 5 R’s, que são:

REPENSAR: Nesse aspecto refletir sobre o que consumimos. Se estamos gastando além do necessário, estamos gastando tempo, energia e dinheiro. Precisamos rever a ação de jogar fora, pois o lixo não desaparece depois da coleta pelo lixeiro e acaba sendo destinado a aterros, incineradores ou usinas.

REDUZIR: Precisamos diminuir o consumo! É a primeira ação e a mais racional para que haja a diminuição do lixo, fazendo com que possamos reduzir o desperdício de água e energia. Essa é uma das maneiras de minimizar os resíduos.

RECUPERAR: Além das usinas de compostagem que recuperam matéria orgânica, temos hoje em dia os catadores que recuperam as sucatas, antes que elas se transformem em lixo, ou devem ser reaproveitado tudo o que for possível.

REUTILIZAR: Significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade ou dando-lhes novo uso. Isso passou a ser muito comum com as embalagens descartáveis, rascunhos, etc.

RECICLAR: É transformar os materiais já usados, dando-lhes novo uso. Produtos esses que podem ser novamente comercializados. Portanto, é através da reciclagem que papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem ser transformados em vassouras, potes, camisetas; os metais em novas latas ou recipientes. (Revista O nosso lixo de cada dia! DERSA, setembro de 2004).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com