TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE USINAGEM

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

FACUDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

JUNDIAI

2018


 ADRIANO JOÃO DO NASCIMENTO[pic 5]

[pic 6]

PROCESSOS DE USINAGEM

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia mecânica da Instituição Faculdade Anhanguera Educacional

Orientador: Jose Bettio


Jundiaí

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6


1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho foi motivado pela atual fase da economia, onde o mercado globalizado, competitivo e dinâmico, dita as regras, exigindo sempre um produto cada vez melhor, a um custo cada vez mais baixo e com isso as empresas são obrigadas a se reinventar todos os dias, sobrevivência e sucesso que todos buscam. Nestes mercados dinâmicos novos concorrentes, novos materiais e novas tecnologias emergem o que leva à necessidade de estabelecer metas para melhoria. Para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário desempenho nos processos da empresa.

Em cima desses fatos serão pesquisados os progressos evolutivos na área de processos de usinagem, onde cada vez mais são exigidos novos processos em ferramentas cada vez mais adequados para uma usinagem perfeita e mais rápida.

Aonde a usinagem compreende o processo de desbaste mecânico que visa moldar uma peça, seja metálica ou não, essa material é chamado de matéria-prima.

De acordo com o dicionário Michaelis, a usinagem significa o ato ou o efeito da usinagem. Na prática, isto significa sujeitar uma matéria-prima à ação de uma máquina e / ou ferramenta, a ser trabalhada.

Existem vários processos de usinagem, entre eles serrar, aplainar, girar, fresar, perfurar, brochar, eletro erosão, entre outros. A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje evoluiu bastante com o uso de máquinas de alta precisão, como o chamado CNC (controle numérico computadorizado), com uma precisão tão pequena quanto 1 mícron. Hoje em dia, a usinagem está presente em várias indústrias, como o automóvel, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de aparelhos. 

A usinagem, é um processo de fabricação que, utilizam-se ferramentas adequadas para a remoção dos metais para atende aos requisitos e qualidade estabelecidos pelos consumidores e fabricantes.

1.1 O PROBLEMA

A grande necessidade de redução de tempo nos processos de fabricação de peças impulsiona o procura de se obter novas maneiras na otimização desses processos, aonde existe uma produção em grande escala.

Com o desenvolvimento das indústrias e dos processos de usinagem, cada vez mais se torna necessário a busca por novos materiais e ferramentas e fluidos de corte que possam torna uma usinagem mais eficiente e com baixo custo de produção e que respeite as especificações.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com