TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE SAL MARINHO NAS INDÚSTRIAS

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

Historia

Os relatos históricos mostram que a utilização do sal era feita pelas mais antigas civilizações, ou seja, a mais de 05 mil anos e que somente os habitantes das regiões litorâneas tinham acesso direto ao sal. Porém devido os períodos de chuvas e a subida do nível do mar, o povo litorâneo ficava sujeito a falta deste produto.

Por causa dessa carência, o sal se tornou um produto valioso, a tal medida que era comercializado a peso de ouro, e ficou conhecido como “ouro branco”. Os exemplos históricos mais comentados em relação ao sal é que os egípcios usavam o sal no processo de mumificação, e também para manter os alimentos em bons estados de conservação. Já os romanos em algumas ocasiões usaram o sal como moeda, servindo como meio de pagamento, pois seus soldados recebiam uma parte da remuneração, em sal, o que deu ascendência a palavra salário.

No Brasil, o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro são os dois maiores estados produtores de sal, mas os portugueses proibiram a extração e a exploração das salinas naturais. Os brasileiros que tinham o sal abundantemente, concedido de graça pela natureza nas regiões costeiras, foram obrigados a consumir o sal que os colonizadores portugueses exportavam para as colônias. Com o aumento do desenvolvimento da pecuária e da mineração do ouro, os portugueses não conseguiram abastecer e com isso permitiu o uso do sal brasileiro, comercializados por contratadores. Os habitantes costeiros foram beneficiados, quando o rei de Portugal, D.João VI, em 1808, assinou a autorização da extração do sal, anulando o decreto anterior, favorecendo o comercio interno.

Processo

O observando as salineiras existentes, pode se pensar que a retirada do sal é um processo simples de evaporação da água salgada, mas se deixar somente o liquido evaporar, obterá uma lama de cor escura. Por causa de outros compostos presentes na água do mar.

O método de extração do sal é muito complexo, totalmente oposto do que pensamos, pois as águas do mar contem um elevado teor de sal e possui compostos de cálcio e magnésio. Desta forma as salineiras são responsáveis através dos sistemas de evaporação e decantação a separar esses elementos compostos, para que possamos ter o cloreto de sódio (sal).

É fundamental escolher a área dos tanques ou reservatórios de evaporação, em locais abertos totalmente expostos ao sol e com bastantes ventos. Pois a climatização colabora e faz parte do método de evaporação. Existe um planejamento elaborado de acordo com os meses e as estações de seca e chuvas para cada etapa do sistema de retirada do sal. Vale à pena destacar que nos períodos de chuvas é feita a manutenção e o preparo para o próximo período de extração.

A água do mar é deslocada para os imensos tanques que possuem profundidade de 20(vinte) centímetros. Então Começa o processo de evaporação e decantação, pois conforme o sol e o vento vão evaporando o líquido, os elementos sólidos começam a se concentrar no fundo (decantação) em momentos diversos, ocorrendo à separação da mistura.

Devido aos processos realizados a água se torna densa e passar ser se conhecida como salmoura. Nesta etapa a salmoura é escoada para quadros de cristalização com 02(dois) centímetros de profundidade e continua a etapa de evaporação até que os elementos sólidos venham alcançar o limite de 25%. Chegando ao valor Maximo de cloreto de sódio.

Existem dois tipos de processos distintos a serem feitos com a salmoura nas indústrias salineiras: uma para obter o sal grosso e a outra para o sal refinado.

Para subtrair o sal grosso da salmoura o processo é um pouco mais simples, deixa a mesma evaporar debaixo de sol nos quadros de cristalização. Os cristais de cloreto de sódio vão se ajuntando ganhando tamanho, quando chegam a 03(três) centímetros de diâmetros aproximadamente, são removidos por trabalhadores com rodos ou maquinas. Em seguida passa por uma operação de lavagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com