TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO DE CLP E INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

Faculdades de Engenharia de Resende

Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica

PROGRAMAÇÃO DE CLP E INVERSOR DE FREQUÊNCIA

GLAUCIENE PERES DE ALMEIDA                  13270038

LUIZ FERNANDO RIBAS MONTEIRO                13270022

LUIZ GUILHERME RODRIGUES                        14270088

MARLON SILVA PEREIRA DIAS                        13270068

RENATO RIBEIRO GAYER                         13270036

RODOLFO DE SOUZA LIMA                         14270043

RESENDE

2017


GLAUCIENE PERES DE ALMEIDA                   13270038

LUIZ FERNANDO RIBAS MONTEIRO                13270022

LUIZ GUILHERME RODRIGUES                        14270088

MARLON SILVA PEREIRA DIAS                        13270068

RENATO RIBEIRO GAYER                         13270036

RODOLFO DE SOUZA LIMA                         14270043

                

PROGRAMAÇÃO DE CLP E INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Relatório apresentado à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Engenharia de Resende, como elemento de avaliação parcial da disciplina Automação Industrial, no 5° ano do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica.

Orientador: Professor Tiago Amorim.

RESENDE

25 de maio de 2017

RESUMO

A revolução industrial teve como principal objetivo para a industrialização o termo de produtividade, que proporcionou grandes mudanças nos ramos das indústrias em busca da produtividade. Os Controladores lógicos programáveis surgiram da necessidade de formular controles lógicos que antes eram realizados por relés. Em automobilísticas, observou-se que existia uma grande necessidade de equipamentos que substituíssem os relés, devido ao alto tempo ocioso para troca de fiação ou modificações do programa em lógicas relés. Mas com a criação do CLP o mesmo tornou-se indispensável para indústria, pois sua capacidade de processamento aumentou consideravelmente, executando funções mais complexas. Logo, percebe-se que o CLP foi produzido para simular a ação dos relés num circuito de intertravamento. Hoje incorporam funções avançadas como: controle estático, controle de malha, comunicação em rede.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS GERAIS        4

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

3.1 CLP        4

3.2 INVERSOR DE FREQUÊNCIA        4

4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS        4

5 METODOLOGIA E MONTAGEM        4

6 RESULTADOS        4

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        5


1 INTRODUÇÃO

A partir de 1800, houve um constante crescimento do setor terciário, que, contrariando o nome da revolução, foi o setor mais influenciado pela revolução industrial. Porém, este crescimento só foi possível pelo novo modelo econômico, que separou os fatores de produção em “capital” e “trabalho”, e pela industrialização que permitiu a produção mais eficiente dos bens de consumo. Nesse momento houve a preocupação com o termo produtividade, logo o aumento dessa produtividade iniciado pela Revolução industrial exigia que as atividades produtivas melhorassem seus métodos de produção. Então surgiu a mecanização das atividades fabris, onde inclui a substituição respectiva de homem por máquinas, porém as necessidades de produtividade essas máquinas precisavam de uma tecnologia para ser controlada.

Como consequência desses fatores, surgiram as máquinas-ferramentas com controles simples que permitiam a execução de uma sequência simples de operação. Os primeiros controles foram os reguladores mecânicos do tipo desenvolvido por James Watt em 1788. Já em 1920, os reguladores mecânicos foram substituídos pelos relés e contatores. No início da década de 50 surgiu o controlador numérico (CN), como consequência da evolução das máquinas-ferramentas e utilização de circuitos transistorizados. Com o invento do microprocessador, as indústrias ganharam uma expansão que iria revolucionar a forma de desenvolver controles automáticos, desta forma as máquinas-ferramentas puderam utilizar os controles numéricos computadorizados.

Os controladores lógicos programáveis foram desenvolvidos na década de 60 nos Estados Unidos, com o objetivo de substituir os painéis de relés que eram muito utilizados nas indústrias automobilísticas para executar controles baseados em lógica combinacional e sequencial.

A General Motors (GM) tinha dificuldade em atualizar seus sistemas automáticos de montagem, pois sempre que mudavam que mudava um modelo de automóvel ou método de produção, demoravam horas e até semanas para que pudessem instalar mais relés e fiação, isso gerava um tempo ocioso muito grande, contrariando o termo de produtividade. Diante desse problema, com a evolução do microprocessador a GM desenvolveu o primeiro CLP para automatizar de forma eficiente os processos em sua linha de produção.

A ideia inicial do CLP devia conter características como, a facilidade de programação, a facilidade de manutenção com conceito plug-in; alta confiabilidade, dimensões menos que os painéis de Relés, para redução de custo, preço competitivo, expansão em módulos, mínimo de 4000 palavras na memória.

2 OBJETIVOS GERAIS

O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma programação em linguagem ladder para o controle de um motor CA, ligado a um inversor de frequência. O intuito principal da programação em ladder é controlar que o motor seja ligado, desligado e inverter a rotação sem que haja problemas ou complicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com