TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DE SUBESTAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  13/1/2019  •  Artigo  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DE SUBESTAÇÃO HOSPITALAR

David Zeferino Reis

Trabalho de Conclusão de Curso, semestre letivo 2018/1, curso de Engenharia Elétrica

Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, unidade Bangu

david.zef.reis@gmail.com

RESUMO

A energia elétrica em ambiente hospitalar é a mais importante infraestrutura do hospital, pois sem ela os equipamentos não funcionariam. Por este motivo o dimensionamento de uma subestação hospitalar tem que ser feito por excelência para que não haja falhas de fornecimento no ambiente onde se trata de vidas humanas, sendo fatal já que muitos estão com suas vidas debilitadas e que dependem de aparelhos elétricos.

O objetivo deste projeto de ampliação da subestação hospitalar da Santa Casa de Rondonópolis é descrever o aumento da demanda tanto de energia elétrica quanto de pacientes da região que necessitam do mesmo, sendo necessário a ampliação da subestação.

Com o aumento da demanda elétrica, o hospital passa a operar com dois transformadores em paralelos de 500 kVA cada, tendo uma carga instalada de 790 kW. Com o aumento faz-se necessário mudar o local de medição da subestação deixando de ser no poste de energia e passando a ser no cubículo da subestação. A subestação contará com dois geradores de emergência que poderão atuar tanto em falha de energia quanto em horários de ponta. Estes geradores possuem uma potência de 700 kVA cada.

O projeto prevê uma ampliação física da subestação e da casa de máquinas, onde ficarão os geradores, deixando espaço para futuro aumento de carga instalada.

Deste modo, o projeto atende aos requisitos para o aumento de cargas possibilitando assim o aumento da demanda de pessoas para atendimento do hospital com segurança.

Palavras-chave: Subestação; Instalações elétrica, Hospital; Infraestrutura hospitalar; Proteção 50N 50/51N 51; Relé; Demanda; Transformador; Gerador.

1 INTRODUÇÃO

        O Sistema de energia elétrica é a principal e mais importante instalação em um Hospital, sendo responsável em manter em pleno funcionamento todos os sistemas e equipamentos que suportam os processos de negócios, procedimentos clínicos e assistenciais da instituição. As instalações elétricas de um Hospital são as mais complexas de se projetar, comparadas a qualquer outro tipo de empreendimento, pois tudo que se pensa em infraestrutura e tecnologia é aplicável e utilizado nas organizações hospitalares.

Quando se fala em infraestrutura, está se referindo a todo o tipo de serviço, instalações ou infraestrutura física e equipamentos necessários ao correto funcionamento destes estabelecimentos. Dentro de tal contexto, interessa para este trabalho toda a parte desta estrutura relacionada direta ou indiretamente a instalações elétricas necessárias à utilização correta e segura de equipamentos eletromédicos. O hospital Santa Casa Rondonópolis - MT é um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) de Média e Alta Complexidade.

Um hospital ou qualquer EAS tem por objetivo a prestação de serviços na área da saúde, e deve oferecê-los com qualidade, eficácia e segurança. Logo, hospitais, clinicas, postos de saúde e outros tipos de estabelecimento de saúde precisam ser dimensionados para atender estas necessidades e tanto do ponto de vista financeiro quanto social, devem ser viáveis e eficientes. Isto porque nas últimas duas décadas houve um aumento significativo de equipamentos elétricos utilizados na prática médica, tanto no nível de complexidade quanto no de complexidade tecnológica. Com isso para que estes equipamentos eletromédicos possam funcionar com total confiabilidade, qualidade e eficácia é de extrema importância que toda a infraestrutura seja especializada e confiável, já que não se trata apenas de máquinas e sim de vidas que dependem destes.

A partir daqui será visto um projeto de subestação de energia do hospital Santa Casa de Rondonópolis para atender a demanda necessária de carga para garantir a confiabilidade, qualidade e segurança da distribuição elétrica nesse meio.

Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para introduzir o tema do artigo.

2 DESENVOLVIMENTO

A pesquisa partiu através das seguintes etapas para o desenvolvimento: visita ao local, autorização para realizar a pesquisa, levantamento de dados.

Conhecer a infraestrutura do hospital é de suma importância para entender o funcionamento do ambiente e saber a situação atual. Mas para que esta visita seja feita, há a necessidade de ter autorização dos responsáveis do hospital. Desde modo, fora feita uma apresentação prévia da importância da subestação no meio hospitalar e os diretores e principais responsáveis do hospital que deram todo apoio necessário para o levantamento de dados.

A partir daí o artigo mostrará a situação do hospital atual através do levantamento de dados obtidos.

2.1 Levantamento de dados

A subestação do Hospital possui um gerador com 700/635 kVA, um transformador de 500 kVA e recebe uma tensão de 13,8 kV por um ramal de entrada aéreo.  A demanda contratada é de 460 kW e uma carga instalada de aproximadamente 270 kVA conforme dados coletados no multimedidor.

Esta subestação por ser feita no padrão até 300 kVA a NDU-002 (Norma de Distribuição Unificada) permite que a caixa de medição seja instalada através de uma mureta externa.

Por não possuir muitos motores e os que existem serem de pouca potência, o fator de potência (FP) do Hospital está acima do mínimo permitido 0,92, assim não é necessário fazer a correção do FP, logo, nem possuir banco de capacitores.  O fator de potência é uma relação entre a energia ativa (P) e a energia aparente (S). Usando esta relação com os dados coletados:

[pic 1]                    [pic 2][pic 3]

(1)

O hospital possui um Sistema de Aterramento Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) que protege parte do empreendimento. Como o SPDA não faz parte do escopo deste artigo, o SPDA pode ser melhorado em um estudo futuro.

2.2 Execução do projeto

 

O estudo sobre a situação do Hospital foi baseado no aumento da demanda, já que hoje usa-se mais aparelhos elétricos, eletromédicos e eletrônicos, com isso é necessário a atualização da infraestrutura da subestação, este histórico de consumo e de demanda abrange o período de janeiro de 2016 a abril de 2017. Baseado também no histórico de consumo, o Hospital está trabalhando acima da demanda contratada e com a ampliação do Hospital faz se necessário uma análise de contrato com a Concessionária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (462.2 Kb)   docx (232.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com