TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

SUMÁRIO............................................................................................................3

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................4

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA..............................................................................................6

3. OBJETIVOS....................................................................................................9

3.1OBJETIVO GERAL........................................................................................9

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.........................................................................9

4. METODOLOGIA............................................................................................10

5. CRONOGRAMA............................................................................................11

6.RECURSOS...................................................................................................12

6.1RECURSOS FISICOS..................................................................................12

6.2 RECURSOS HUMANOS.............................................................................12

6.3 RECURSOS FINANCEIROS.......................................................................12

7. AVALIAÇÃO..................................................................................................13

REFERENCIAS.................................................................................................14

ANEXOS............................................................................................................15

RELATÓRIO......................................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a pedagogia hospitalar vem se expandindo tendo como enfoque o atendimento a criança hospitalizada em seu aspecto global, visando que a criança mesmo com dificuldades de saúde tenha o atendimento de suas necessidades escolares asseguradas.

 Neste contexto essa nova área de atuação do pedagogo deve acima de tudo ter um aperfeiçoamento teórico-prático sobre o verdadeiro papel deste profissional dentro de um hospital.

 Tendo em vista o amparo legal da atuação deste profissional junto aos sistemas hospitalares, os mesmos devem dispor às crianças a oportunidade de acesso a esse atendimento, visto que o mesmo é feito com qualidade e igualdade de condições de desenvolvimento social e pedagógico das crianças dentro e fora dos hospitais.

Segundo a legislação vigente e que ampara o atendimento pedagógico educacional de alunos que em razão de alguma enfermidade estejam hospitalizados, essa classe não devera ser vista como uma sala de aula comum e sim como um lugar aconchegante e acolhedor, com diversos estímulos visuais, brincadeiras e jogos que potencializem uma educação prazerosa e estimulativa.

A disciplina de projetos de intervenção social, nesse sentido, visa possibilitar esse conhecimento em lócus, afim de que o futuro profissional pedagogo seja capaz de atuar qualitativamente dentro da área.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Realizamos nosso projeto de Intervenção Social IV, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), localizado na Av. Tancredo Neves, 3224-Bairro Santo Onofre- Cascavel- PR , ocupando  uma área total de 37.960m², com área construída de 26.011,77 m², e uma estrutura de 195 leitos, englobando leitos, ambulatórios de especialidades, centro cirúrgico, centro obstétrico, UTI adulto, UTI pediátrica, UTI neonatal, UCI, pronto socorro, diagnóstico por imagem, serviço de radiologia, banco de Leite humano, distribuídos em VI Unidades, sendo um prédio principal, pronto socorro, ambulatório, hemocentro, entre outros.

Os serviços hospitalares prestados pelo HUOP atingem uma diversidade de ações e assistências na área da saúde, sendo a mesma referência regional para o tratamento de diversas patologias, como: gestação de alto risco, ortopedia/traumatologia, cirurgia vascular, neurologia/neurocirurgia e tratamento em portadores de HIV, psiquiatria, entre outros.

Como único hospital público das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, com 100% de seus leitos destinados a pacientes do SUS, o hospital atende uma população de aproximadamente 2.0 milhões de habitantes, que são de regiões do Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul, e de países como o Paraguai e Argentina.

Em anexo ao hospital funciona o programa (SAREH) que é um serviço de atendimento a rede de escolarização hospitalar, é um programa da Secretaria Estadual de Educação - SEED, acompanhado pelo Núcleo Regional de Educação - NRE de Cascavel, vigora no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, por meio de um convênio entre o hospital e a secretaria de educação do estado do Paraná (SEED).

O programa tem por objetivo atender crianças, adolescentes e jovens, impossibilitados de frequentar a escola por motivos de enfermidade, em virtude de internamento hospitalar ou de outras formas de tratamento de saúde, oportunizando assim a continuidade no processo de escolarização ou mesmo a inserção ou reinserção em seu ambiente escolar.

O SAREH se fundamenta numa relação estreita com a escola de origem do aluno para garantir a continuidade dos estudos e a reinserção do aluno no ensino regular normal. O programa atende prioritariamente alunos do 6°ao 9° ano do ensino fundamental- séries finais e ensino médio, além de EJA, e também alunos das séries iniciais do 1° ao 5° ano.

2. JUSTIFICATIVA

O curso de Pedagogia tem por sua vez um currículo flexível, dinâmico e diversificado possibilitando intervenções no âmbito escolar e não escolar.

Contempla em sua matriz curricular o núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos que se encontra voltado para o desenvolvimento de uma visão ampliada a cerca das práticas pedagógicas em ambientes não escolares atendendo a diferentes demandas sociais.

Os projetos de intervenção alem de atenderem a uma exigência legal do MEC para os cursos de Pedagogia, coloca o acadêmico em contato com realidades culturais, sociais e econômicos diferenciados possibilitando ao mesmo a abertura de possibilidades de trabalho e principalmente ampliando o seu conhecimento realizando assim a máxima da práxis pedagógica: teoria x prática= nova prática, onde a teoria se materializa na prática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com