TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Dissertações: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

I- IDENTIFICAÇÃO

Título: Inclusão Digital

Instituição de Ensino: EMEF “Orozimbo Leite”

Responsável: Elizângela Duque Betiato Bobbio

Público Alvo: Professores do 6º ao 9º ano

Período de Duração:

II- JUSTIFICATIVA

Desde o início dos tempos, o homem vem buscado formas de otimizar e facilitar sua vida, inventando instrumentos para seu melhor viver. Neste contexto, a tecnologia vem se expandindo ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar fora desse movimento; não é permitido a nós, educadores, deixarmos à margem desse processo, aqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Há de entender que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa, em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. Mas, nossa maior responsabilidade é agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno das novas tecnologias, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem caminhar nesse novo mundo. À medida que forem fazendo descobertas, sentir-se-ão estimulados, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber.

A utilização da informática educativa vem em resposta à necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais que indicam como um dos objetivos, que os alunos sejam capazes de "saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos". Sammya Feitosa em seu livro Informática na Educação - Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.

Pensando neste contexto e no fato de que o Laboratório de Informática da escola __________________________ necessita estar sendo utilizado por professores e alunos, este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem.

III- OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Dinamizar a utilização do laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte aos projetos pedagógicos da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Apresentar aos professores a informática como um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa;

2. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos (Internet);

3. Desenvolver ações para a inclusão digital;

4. Desenvolver aulas de informática com utilização do pacote Office

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com