TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ERGONÔMICO

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

Proposta de melhoria ergonômica em empresa de locação de equipamentos para construção civil na região metropolitana de Campinas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar e propor melhorias ergonômicas em uma empresa de locação de equipamentos para construção civil na região metropolitana de Campinas, levando em consideração os postos de trabalho dos colaboradores e suas atividades. Através da aplicação da ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem, coleta de dados, observação e aplicação básica do método Owas, buscou-se a melhoria efetiva na prestação dos serviços, aumento da eficiência e saúde dos colaboradores, e intenção de proporcionar segurança no ambiente de trabalho.

Palavras chaves: Melhoria Ergonômica, Redução de Acidentes, Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalhador.

Abstract

The objective of this study was to evaluate and propose ergonomic improvements in a company that locates equipment for civil construction in the metropolitan region of Campinas, taking into consideration the employees' jobs and their activities. Through the application of the science that studies the adaptation of work to man, data collection, observation and basic application of the Owas method, we sought to effectively improve service delivery, increase employee efficiency and health, and intent to provide safety on the work environment.

Keywords: Ergonomic Improvement, Accident Reduction, Ergonomics, Employee Safe & Health.

Introdução

A Ergonomia no ambiente de trabalho muitas vezes pode ser interpretada de maneira equivocada, visando apenas avaliação postural. Por definição, a Ergonomia é a ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem e procura reduzir o stress, fadiga, erros, lesões e acidentes. A Ergonomia também proporciona segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores no ambiente de trabalho. (IIDA, 2005).

A avaliação de cada posto de trabalho é apenas o ponto inicial para o aumento da eficácia e eficiência no trabalho, diminuição dos custos operacionais, aumento de produtividade e redução dos riscos existentes. (BATISTOTE, 2011).

Portanto, essas técnicas fazem um levantamento completo das condições gerais do trabalho analisando os aspectos relacionados a: elevação, transporte e descarga de materiais; mobiliário e equipamentos; condições ambientais e organização do trabalho.

O objetivo deste trabalho era avaliar a postura dos colaboradores, identificar problemas ergonômicos, avaliar os riscos à saúde, apresentar melhorias e propor planos de ações para prevenções de acidentes e criar uma cultura em relação a ergonomia dentro da empresa em geral.

Os materiais utilizados foram Formulário de Pesquisa [Figura 1] para levantamento dos dados anteriores à proposta (sendo estes: conhecimento dos funcionários sobre ergonomia e sua importância; altura; opinião sobre adequação dos postos de trabalho; tempo de permanência em pé/sentado realizando suas atividades diárias; organização e limpeza; número de acidentes e afastamentos; descontentamento com os postos de trabalho); além de informativos visuais (panfletos [Figura 2],  tabelas  e vídeos de curta duração); e fita métrica para realizar medições. Além destes materiais, os métodos de aplicação utilizados foram Análise e Adequação Postural com base na observação e comparação com os princípios básicos de ergonomia e o método Owas; Treinamentos/Palestras [Figura 3], documentação das orientações e alterações realizadas para arquivo na empresa.

[pic 1]

Figura 1: Formulário de Pesquisa.

[pic 2]

Figura 2: Panfletos.

[pic 3]

Figura 3: Ata de treinamento e palestras.

Ergonomia e Método OWAS – Implantação em uma empresa de locação de equipamentos para construção civil.

Conforme CUESTA; CECA; MÁS (2012) “o método OWAS é um método simples destinado a análises ergonômicas da carga postural. Sua aplicação proporciona bons resultados, tanto na melhora da comodidade dos postos de trabalho, como no aumento da qualidade da produção, consequentemente causada pelas melhorias ergonômicas que podem aplicar-se”.

De acordo com MÁSCULO e VIDAL (2011) o método foi desenvolvido com o objetivo de gerar informações, através da identificação do desconforto ou posturas corporais prejudiciais durante a realização das atividades dos colaboradores, a fim de melhorar os métodos de trabalho. O registro das análises é realizado através de fotografias, filmagens, métodos descritivos e observações in loco.

Além disso, utiliza uma escala de quatro categorias, com os seguintes extremos: “postura normal sem desconforto e sem efeito danoso à saúde” e “postura extremamente ruim, prova desconforto em pouco tempo e pode causar doenças” (IIDA, 1990). A partir da observação e combinação de dorso, braços e pernas, e definição da categoria/nível, determinam-se as ações de melhoria ergonômica recomendadas.

[pic 4]

Figura 1: Níveis de ação segundo posição das costas, braços, pernas e uso de força. Fonte: (CORLETT; WILSON, 2005)

Análise e adequação postural

A análise e adequação postural deu-se através do levantamento de dados através de observação e relato dos funcionários em comparação aos princípios básicos de ergonomia e o método Owas:

Para a função de Mecânico (Área de Mecânica) foram encontrados os seguintes aspectos: o único banco disponível e utilizado pelo mecânico da empresa era muito baixo para a altura da bancada e não possuía regulagem. Parte do tempo o funcionário trabalhava sentado no banco, com a bancada ao lado (muito elevada e também não regulável) quase acima do ombro; quando cansava, levantava e trabalhava em pé, curvado na bancada. Algumas vezes, trazia o equipamento para o colo, para poder apoiar e trabalhar sentado. O quadro de ferramentas estava muito afastado da bancada, além de se locomover até a parede onde o quadro se encontrava, o funcionário precisava fazer esforço para alcançá-lo pois se encontravam muito elevado. Nível encontrado com base no método Owas: “3 - Necessárias correções tão logo quanto possível”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (578.7 Kb)   docx (341.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com