TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR DE CIRCUITOS: “SEMÁFORO DE LED’S ALIMENTADO POR PILHA DE VOTA”

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO 

DIRETORIA DE EXATAS

ANDERSON CORREA DE OLIVEIRA

ANDERSON CRUZ

DIOGO SANTOS

FARLEY DARLAN DE MEIRA OLIVEIRA

KEVIN ALAN FLORES VARGAS

PATRICK PETERSON DE OLIVEIRA

SADRAQUE PEREIRA DA SILVA

VICTOR HUGO SANTOS ROSARIO

PROJETO INTEGRADOR DE CIRCUITOS:

“SEMÁFORO DE LED’S ALIMENTADO POR PILHA DE VOTA”

São Paulo

2022

ANDERSON CORREA DE OLIVEIRA

ANDERSON CRUZ

DIOGO SANTOS

FARLEY DARLAN DE MEIRA OLIVEIRA

KEVIN ALAN FLORES VARGAS

PATRICK PETERSON DE OLIVEIRA

SADRAQUE PEREIRA DA SILVA

VICTOR HUGO SANTOS ROSARIO

PROJETO INTEGRADOR DE CIRCUITOS:

“SEMÁFORO DE LED’S ALIMENTADO POR PILHA DE VOTA”

        

Relatório acadêmico referente ao Projeto Integrador de Circuitos apresentado à Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel. 

Orientadores:

Prof. Me. Sergio Viana

Prof. ª Dra. Mireia Florencio Maio                

São Paulo

2022

SUMÁRIO

1. OBJETIVO

O principal objetivo desse trabalho acadêmico é apresentar a elaboração de um projeto para construção de um semáforo que usará LED’s para visualização e pilha de Volta como fonte de alimentação.  A configuração do tempo de acionamento deverá ser em: 20s para o LED vermelho (sinal de pare), 10s para o LED amarelo (sinal de atenção) e mais 30s para o LED verde (sinal de siga).

Como objetivo secundário, o trabalho propõe uso dos conceitos teóricos para o cálculo e elaboração da lógica digital, bem com as resistências adequadas para o funcionamento adequado do semáforo. A base de funcionamento será feita através do circuito integrado LM 555, usado como gerador de clock, juntamente com um contador 00 – 99 que determinarão os tempos de acionamento dos LED’s.

2. INTRODUÇÃO TEORICA

A eletrônica moderna remete as descobertas feitas Joseph John Thomson, no fim do século XIX. Através de experimentos, ele comprovou a existência dos elétrons, Thompson também foi capaz de medir sua carga, controlando um experimento feito com raios catodos. Outra contribuição essencial foi feita por Charles Augustin Coulomb, que estabeleceu a que força de atração entre duas cargas opostas está relacionada com o quadrado da distância entre elas. Haja em vista a pequenez de um elétron, foi definido que eles seriam tratados como pacotes. Então foi estabelecido o coulomb, que é a carga total associada a 6,242 × 10^18 elétrons.

2.1 Diferença de potencial (ddp) ou tensão

Para mover cargas elétricas é preciso uma certa quantidade de energia. Essa energia é necessária superar as forças de atração e repulsão entre essas cargas carregadas. De acordo Boylestad, se um total de 1 joule (J) de energia é usado para mover a carga negativa de 1 coulomb (C), de um ponto a outro há uma diferença de 1 volt (V) entre os dois pontos. Essa relação é expressa na equação 1, onde o U é a diferença de potencial elétrico ou ddp, W é o trabalho realizado e Q são os coulombs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (554 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com