TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR ENIAC FUNDAÇÕES

Por:   •  3/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

.............................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL – FUNDAÇÕES

PROJETO INTEGRADOR

TEMA: RADIER

ALUNOS

Cicero Romão Angelo dos Santos RA 547972019

Alfredo Guandelini Menezes RA 547542019

Rafael Cássio Mendes RA 549892019

GUARULHOS

2020

[pic 2]

.............................................................................................................

Projeto apresentado na disciplina Projeto Integrador, como parte de avaliação do 2º semestre

Professores e Orientadores:

Allan Miranda Pereira

Danielly Arcini de Souza

Fernando Carlos Bandarrinha Monteiro

GUARULHOS

2020

[pic 3]

.............................................................................................................

FUNDAÇÕES / PROJETO INTEGRADOR

TEMA: RADIER

1. RESUMO

2. INTRODUÇÃO

3. OBJETIVOS

4. METODOLOGIA

5. DESENVOLVIMENTO

6. RESULTADOS

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8. FONTES CONSULTADAS

GUARULHOS

2020

FUNDAÇÕES / PROJETO INTEGRADOR

RADIER

  1. RESUMO 

O objetivo desse Projeto foi avaliar o tipo de fundação apropriada para construção de uma residência no Município de Santa Isabel.

Considerando um terreno argiloso verificou-se que seria possível obter vantagens utilizando esse tipo de fundação.

Com a presença de um solo menos estável, exigiu maior profundidade, os pilares não se alinharam quando visualizados em planta. Foi utilizada a sapata associada, também conhecida como Radier. Isso ocorre quando duas sapatas acabam ficando muito próximas por falta de espaço.

A associada é uma única sapata que recebe a carga de dois ou mais pilares próximos. Elas possuem dois sistemas: o constituído por laje de concreto (sistema flexível) e o de laje e vigas de concreto (sistema rígido).

  1. INTRODUÇÃO 

Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundações superficiais ou rasas.

O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.

A base é uma laje de concreto armado, em contato direto com o terreno. Dos citados neste artigo, é o mais barato e por isso muito usado em casas populares.

Figura 01: Radier

[pic 4]

www.escolaengenharia.com.br/radier

Figura 02

[pic 5]

Figura 03

[pic 6]

Nesta obra de casas populares, note: foram previstos os pontos para as tubulações hidráulicas e elétricas. Imagens: Noromix

  1. OBJETIVO

O objetivo é escolher um solo apropriado, minimizar os custos e ter uma obra segura.

Para que um terreno seja considerado tecnicamente viável para uma fundação radier, deve apresentar duas características básicas. A primeira delas é que o solo em que o radier estará apoiado deve apresentar uma capacidade de carga igual ou superior aos esforços previstos na edificação.

Já a segunda diz respeito às alterações previstas no subsolo, que devem ser compatíveis com as deformações consideradas aceitáveis para a estrutura em questão, levando em consideração seu estado limite.

Contudo, mesmo em terrenos com solos moles sujeitos a recalque por adensamento ou em terrenos porosos cujo risco de colapso estrutural é maior, a fundação radier poderá ser aplicada mediante estudos e projetos geotécnicos específicos, evitando acidentes e colapsos durante a construção, uso e operação da edificação.  

  1. METODOLOGIA 

A primeira coisa a ser observada na obra é se a posição onde foi realizada a escavação esta com medidas iguais ao projeto estrutural. A manta asfáltica deve ser colocada, pois o impermeabilizante é responsável por evitar que as armaduras entrem em contato com o solo, o concreto perca a água e a umidade suba pelo concreto, prejudicando a fundação.


É preciso verificar também se o fundo foi devidamente compactado e se às tábuas de madeira (caixarias) foram colocadas para delimitação da área. As instalações hidráulicas e elétricas precisam ser feitas e as tubulações fechadas para impedir a entrada do concreto e outros materiais indesejados.


As telas ou armaduras de aço devem ser posicionadas após a implantação da manta asfáltica, como também as colunas de aço arranque fixadas. Veja se as colunas estão aprumadas, alinhadas no centro e sem contato direto com o solo.


Após posicionar as armações de aço, é colocado o concreto, que durante a aplicação precisa ser observado se está pastoso e homogêneo, e depois da secagem (sete dias), o concreto não poderá possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.


Depois de três dias, realiza-se a protensão da armadura, os macacos hidráulicos são esticados por toda a malha de cabos de aço da armadura ativa e depois de sete dias os macacos são retirados e a resistência do radier aumentada com o tensionamento.


Ou seja, de forma resumida, as etapas construtivas de uma radier podem ser divididas em: escavar o terreno até o nivelamento correto, lançar um lastro de concreto magro, a fim de evitar contaminações indesejáveis e concretar o radier, seguindo as especificações do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (312.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com