TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 10

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS – UNILAGO



Engenharia de Produção




Lorena Casachi Ceccato
Marcela Vedovato Lisbôa
Nathália Buzan de Souza
Tais Lara Merlim

PROJETO INTERDISCIPLINAR
CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO


[pic 1]

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018

Lorena Casachi Ceccato
Marcela Vedovato Lisbôa
Nathália Buzan de Souza
Tais Lara Merlim

PROJETO INTERDISCIPLINAR
CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

[pic 2]

Trabalho de resolução de problemas apresentado ao Curso de Engenharia de Produção na União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO, como instrumento parcial de avaliação referente ao desenvolvimento das habilidades relacionadas as disciplinas da Engenharia de Produção.


Orientadores:
Prof.ª Ana Paula Garrido de Queiroga e Prof. Lucas Rosselli.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018

RESUMO

Esse trabalho irá abordar aspectos relacionados ao funcionamento de uma cadeia de suprimentos no centro de distribuição. Ao longo do trabalho serão pontuados assuntos como layout, competitividade e mercado de trabalho, plano de manutenção, distribuição dos setores, funções e conceitos sobre Supply Chain. E por último, será apresentado o Layout voltado para a área alimentícia.

Palavras-Chaves: cadeia de suprimentos, centro de distribuição, layout.


ABSTRACT

This work will address aspects related to the operation of a supply chain in the distribution center. Throughout the work will be scored issues such as layout, competitiveness and labor market, maintenance plan, distribution of sectors, functions and concepts on Supply Chain. Lastly, the Layout facing the food area will be displayed.

Keywords: supply chain, distribution center, layout.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. – Fluxograma Recebimento de Mercadoria no CD        10

Figura 2. – Fluxograma de Recebimento do Pedido ao seu Carregamento        11

Figura 3. – Exemplo de estrutura de cadeia de suprimentos        13

Figura 4. – Cadeia de Suprimentos do CD        14

SUMÁRIO

1.0        OBJETIVO        7

2.0        INTRODUÇÃO        7

3.0 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        8

3.1 Descrição do Centro de Distribuição        8

3.2 Localização        9

3.3 Dados da Empresa        9

3.4 Dados dos Dirigentes        9

4.0 OPERAÇÃO LOGÍSTICA        10

5.0 CADEIA DE SUPRIMENTOS        11

5.1 Gestão Da Cadeia De Suprimentos        12

5.2 Estrutura Da Cadeia De Suprimentos        13

6.0 MISSÃO, VISÃO E VALORES        15

REFREFERÊNCIAS        16

  1. OBJETIVO

Esse trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento de uma Cadeia de Suprimentos Centro de Distribuição, seu layout, KPI’s e à manutenção dos maquinários.

Será abordada a melhor forma de maximizar a armazenagem de materiais, reduzirem o tempo e a movimentação excessiva, os KPI’s usados no PPCP e o aproveitamento do espaço físico através de estudos do layout industrial.

  1. INTRODUÇÃO

A logística, de origem grega Logistikos, surgiu na necessidade de transportar suprimentos para o exército Persa por volta de 481 a.C.

A logística organiza cargas para transporte e gerencia o fluxo dos produtos com o menor custo e a maior agilidade.

Para garantir essa agilidade da Logística no Centro de Distribuição, é necessário ter uma localização estratégica, definida através de estudos do mercado, um layout que aperfeiçoe o fluxo de produtos e minimiza a movimentação entre setores.

De acordo com a Associação Brasileira de Logística (ASLOG), um Centro de Distribuição, tem por objetivo realizar a gestão de estoques de mercadoria na distribuição física. Agilizando a entrega e reduzindo o custo do frete.

O objetivo principal dos CDs é permitir uma resposta rápida às necessidades dos clientes de determinada área geográfica, normalmente distante dos centros produtores e com isso melhorar o nível de serviço prestado. Esse CDs é utilizado com ponto de abastecimento para a empresa distribuir os produtos de modo ágil em um curto tempo.  (LACERDA, 2000)

No CDs é feito o recebimento de mercadorias, armazenamento, conferência dos produtos, separação de pedidos, embalagem e expedição. Esses produtos normalmente já possuem Nota Fiscal, Romaneio e Conhecimento de Transporte.

Para conseguir ganhar competitividade no mercado, os CDs passam a usar o Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, facilitando o fluxo de informações sobre produtos, matérias-primas e fabricantes.

Supply Chain em conjunto com software para logística auxiliam na redução de custos do produto, aumento dos lucros, parcerias entre fornecedores e clientes, melhora o processo de produção e distribuição dos produtos.

A função de uma cadeia de suprimentos é relacionar e conectar áreas que estão envolvidas no processo de produção do produto, até a entrega ao consumidor.

O principal objetivo da Supply Chain é melhorar seu serviço, garantindo entrega da mercadoria e quantidade correta. Com essa ação, há fidelização de consumidor e uma ótima reputação para a empresa perante a concorrência.

Com o auxílio de KPIs (Key Performance Indicator), Indicador de Desempenho, é possível analisar os itens mais produzidos e custos das operações, ajustando de forma segura o desenvolvimento da empresa.

3.0 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

3.1 Descrição do Centro de Distribuição

A empresa Rei do Queijo, especializada na produção do queijo ralado parmesão, iniciou suas atividades em 1996. Hoje, com mais de 20 anos de mercado, proporciona aos seus clientes alta qualidade, sabor e valor agregado. Pronta para atender a todos os clientes, atacadistas, mercados e redes de supermercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (339 Kb)   docx (150.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com