TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDICIPLINAR

Artigos Científicos: PROJETO MULTIDICIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 6

2 ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS

2.1 Quadro Geral da Organização.

ÁREAS SUBÁREAS NOTA

SUBs CONCEITO

ÁREAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Engenharia Industrial, Layout ou Arranjo Físico, Movimentação de Produção e Materiais Planejamento e Controle de Produção Logística, Controle de Qualidade Ambiente, e Segurança Manutenção Outros.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Compras, Almoxarifado Layout e movimentação de estoques, Logística Qualidade de estocagem Segurança de estoques, Sistemas de Controles de estoques Recebimento e Expedição versus qualidade.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Política e Organização do Departamento ou Setor de RH, Administração de Cargos e Salários Recrutamento e Seleção, Treinamento de Pessoal, Benefícios e Serviços de Pessoal, Saúde e Higiene Organizacional, Segurança no trabalho, Motivação

do Pessoal Cultura, Organizacional Clima, Organizacional Layout ou Arranjo Físico.

FORNECEDORES Quais são os processos que envolvem fornecedores (sentido a montante)? Quais são os fornecedores? Poder de Barganha?

CLIENTES Quais são os processos que envolvem os clientes (sentido a jusante)? Quais as funções dentro e fora da organização que garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes?

Prezados Analistas:

Este quadro poderá ter itens acrescidos ou suprimidos do seu conteúdo, adequando-se às necessidades de cada organização em análise. A equipe de Analistas deverá completá-lo preenchendo as colunas:

 Nota das Subáreas

 Conceito das Áreas

Assim, utilizando notas de 1 (um) a 5 (cinco), e os conceitos ótimo, bom, razoável, deficiente e péssimo, o(a) analista/consultor (equipe) classificará cada uma das subáreas e, posteriormente, as áreas de acordo com a impressão que lhe causou durante o levantamento e análise.

Por exemplo:

 Ótimo => nota = 5;

 Bom => nota = 4,

 Razoável = nota 3 (nota mediana),

 Deficiente = nota 2

 Ruim= nota 1.

Este quadro possibilitará a vocês analistas e gestores da organização de ter uma visão global das áreas que mais necessitam ser reformuladas ou reorganizadas.

Lembre-se: o foco do diagnóstico deverá concentrar esforços e atenção nas áreas funcionais – Logística e Suprimentos.

2.2 Questionário:

Importante: Caso a empresa escolhida para a pesquisa não enquadre nas disciplinas abaixo estudadas, você como analista poderá responder de forma fictícia (Item 2.2.4), sendo este o melhor momento para a equipe expor as ideias no seu plano de consultoria. Use e abuse da sua criatividade!!! Importante: não poderá deixar de responder.

Prezado (a) Analista:

Com o intuito de ajudar você, segue uma sugestão de questionário, visando ampliar as informações de sua pesquisa. Você analista, tem liberdade para acrescentar ou retirar as perguntas que não acharem adequadas ao seu projeto, porém, não deve esquecer que este projeto deve envolver as cinco disciplinas estudadas durante o semestre.

2.2.1 Administração de Materiais

1) Qual a importância da administração de materiais para a empresa? Explique.

2) Quais os problemas relacionados e decorrentes da imprecisão de estoques? Explique.

3) Existem sistemas para controle de estoque? Defina-os.

4) Como a empresa trata a relação entre custo de estoque e a falta de estoque?

5) Em tempos de grande concorrência, conceitos como redução de desperdícios estão cada vez mais presentes nas rotinas de gestão. Existe algum trabalho com este intuito na organização? Se sim, apresente-os.

6) Como está organizada na empresa a operação COMPRAS? Como está operação se relaciona com as demais?

7) De que forma o departamento de compras influi no lucro da empresa?

2.2.2 Operações de Terminais e Armazéns

1) Quais os fatores de importância para a definição do local de implantação das empresas?

2) Sua empresa utiliza a intermodalidade? Por quê? Você já estudou hipóteses de transporte alternativo, de maior rapidez e flexibilidade?

3) Que tipo de informação é utilizado no sistema de armazenagem na sua empresa? Foi desenvolvida a codificação para os seus materiais? Você conhece os benefícios que essa metodologia pode proporcionar à organização e à própria administração?

4) Na sua empresa há produtos de grande valor financeiro? Como é solucionado esse problema dentro do almoxarifado? Obs.: mesmo que não tenha produto ou material de grande valor, faça o questionamento para ver qual seria a solução dada pelo administrador caso houvesse esse problema.

5) A área de armazenagem utilizada pela empresa possui o pé-direito maior ou menor em função dos materiais armazenados? Por quê?

6) Por que a empresa pratica (ou não pratica) a armazenagem de materiais paletizados.

7) A empresa utiliza serviço de transportadora, ou mesmo de um terminal de transporte? Quais são os problemas e as vantagens que esse serviço proporciona à organização?

2.2.3 Transportes, Distribuição e Seguros

1) Como a empresa trabalha a movimentação de carga (mercadorias, matéria prima, etc) internamente e/ou externamente?

2) Como é gerenciada a segurança da movimentação de carga internamente e/ou externamente?

3) Qual o sistema modal que mais utiliza no deslocamento de carga internamente e/ou externamente? (Se for veículo, especificar: Carro, moto, caminhão e outros)

4) A empresa possui apólices de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com