TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar

Ensaios: Projeto Multidiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Questões Passo 2 :

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?

• Ordem psicológica: busca conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa e funcional, onde o mesmo se relaciona com sua realidade e todo o conteúdo que aprendeu na escola.

• Associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade: destacando a necessidade da escola realizar atividades que contemple a organização da aprendizagem em torno de diversos temas.

• Ordem sociológica: capacitar à escola, para que possa se adaptar a um grande número de informações, filtrando-os, para utilizar somente os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem do aluno.

___________________________________________________________________

2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

R: O professor deixa de ter a postura tradicional de transmissor de informações e passa a assumir um papel de pesquisador junto com o aluno.

_______________________________________________________________

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho? R: Qualquer assunto pode ser ensinado por projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não constam nos currículos escolares, ou temas que são considerados relevantes para garantir a aprendizagem de determinados conteúdos a qual período decorrente do semestre.

____________________________________________________________

4. Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens? R: Mostrar ao aluno procedimentos que permitirá a organização mais eficaz das informações e levar à descobertas de diversas relações, que poderá ser estabelecidas a partir de um tema ou problema pesquisado.

Questões Passo 3:

a) Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

R: Os projetos de trabalho têm como vantagens promover nos alunos um sentimento de inovação e curiosidade para uma aprendizagem voltada às situações de seu cotidiano. Procurando evitar que a aprendizagem se torne algo desinteressante, possibilitando assim um maior envolvimento do aluno, não só na concepção e na elaboração, mas também na implementação e avaliação dos projetos de trabalho, tornando sua aprendizagem ativa, significativa e funcional.

O aluno não irá apenas memorizar as informações, ele irá construir seus conhecimentos com base em pesquisas, acentuando a capacidade de aprender, descobrir, resolver e entre outras, desenvolver a criatividade, agindo com autonomia e habilidade essenciais para o sucesso de um processo de formação integral.

____________________________________________________________________

b) Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?

R: Nesse sentido, para os professores, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com