TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO DE PANIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  5/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.659 Palavras (23 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 23

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO DE PANIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

  

                Nome do(s) Autor(es)

Carlos magno da silva albertino

Gustavo eduardo de souza carvalho

Edilene negreiros da silva

Nome do Orientador

Prof.º Me. Igor Alexandre Fioravante

 

Resumo

O kaizen é uma filosofia que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal ou profissional. Neste artigo foram abordados os principais conceitos do Kaizen, sua origem, em quais metodologias se apoia e como deve ser aplicado para a obtenção de melhores resultados, por meio de um levantamento bibliográfico, utilizando como base autores de renome na área, como Ohno e Imai. Este trabalho propôs a aplicação da ferramenta Kaizen em empresa do ramo de panificação situada na cidade de Cruzeiro - SP, que foi baseado em um estudo de caso com coletas de dados quantitativos e qualitativos, onde foram analisados os pontos de melhorias e análise da viabilidade dos projetos, com o objetivo de aprimorar os processos e consequentemente reduzir os custos de produção, contribuindo para o aumento da lucratividade da empresa.

 

Palavras-chave: Kaizen.  Empresa. Produção.

 

Abstract

Kaizen is a philosophy that means change for the better, used to convey the notion of continuous improvement in life in general, be it personal or professional. In this article we will discuss the main concepts of Kaizen, its origin, which methodologies it supports and how it should be applied in order to obtain better results, through a bibliographic survey, based on renowned authors in the area, such as Ohno and Imai. This paper proposes the application of the Kaizen tool in a bakery company located in the city of Cruzeiro - SP, which will be based on a case study with quantitative and qualitative data collection, where the points of improvement and feasibility analysis will be analyzed of the project with the objective of improving processes and consequently reducing production costs, contributing to increase the profitability of the company.

 

Keywords: Kaizen. Company. Production

 

Introdução

A grande instabilidade do mercado atual exige que as empresas trabalhem de maneira enxuta, buscando sempre maior produtividade ao menor custo, mudando o pensamento das mesmas com foco sempre na redução de custos ou desperdícios. Esta questão deixou de ser um diferencial das empresas no mercado, e passou a ser uma questão de sobrevivência para as mesmas. A segunda guerra mundial causou grandes impactos no mundo do todo, o Japão se encontrava em uma crise por falta de produtos e matéria-prima, com isso a indústria japonesa desenvolveu um conjunto de novas técnicas e ferramentas e melhoria que foi ponto chave para o aumento da sua competitividade (ARAÚJO E RENTES, 2006).

Uma dessas ferramentas desenvolvidas pelos japoneses para a eliminação de custos e desperdícios é a filosofia Kaizen, que tem por princípio atacar e eliminar os desperdícios de processos, gerando a melhoria contínua dos produtos e processos. Conhecer o Kaizen e entender sua importância é de grande valia para qualquer profissional que deseja manter-se no mercado de trabalho, indo desde o nível operacional até o estratégico, visto que é uma filosofia abrangente onde se envolve todos os níveis das empresas a fim de proporcionar um trabalho mais eficiente e eficaz.

Este trabalho tem como base Imai, Ohno, entre outros autores para uma melhor compreensão do tema e melhor fundamentação teórica. Foi realizado um estudo de caso em uma microempresa do ramo de panificação a fim de aplicar os conhecimentos obtidos. Esse estudo de caso ocorreu no primeiro momento em uma análise da situação atual da empresa, com intuito de coletar dados, a fim de obter informações relevantes sobre possíveis ocasiões onde o kaizen possa ser aplicado.

Este artigo traz um aprofundamento dos conhecimentos na área do kaizen e pode servir como contribuição para futuras pesquisas na área. O objetivo desse artigo foi abordar os conceitos da filosofia kaizen, com auxílio de conceitos complementares como os 3M’s e os 5S’s, seguido disso foram realizadas duas propostas de melhorias em uma padaria, visando aumento na produtividade e redução de movimentos desnecessários

1.      Revisão Bibliográfica

 

1.1 Lean Manufacturing

O Sistema Toyota de Produção, também abordado como manufatura enxuta, foi desenvolvido no Japão, logo após a segunda guerra mundial, época onde o país precisava modificar seus modelos gerenciais pois a disponibilidade de recursos e a redução do mercado não atendiam os princípios para seguir o fordismo. Seus criadores foram Taiichi Ohno e seus disseminadores, Toyoda Sakichi (fundador da Toyota) e seu filho Toyoda Kiichiro. Em 1990, esse sistema foi denominado Lean Manufacturing, através do livro “A máquina que mudou o mundo”, cujos autores eram James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, essa denominação foi adotada devido ao conceito proposto por Ohno, que era melhorar a qualidade, reduzir os desperdícios e reduzir o tempo de entrega ao cliente (LIKER, 2005, P.41).

O conceito de Manufatura Enxuta se disseminou pelo mundo, essa filosofia pode ser compreendida de acordo com Ohno (1997) como “A eliminação de desperdícios e elementos desnecessários a fim de reduzir custos, a ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida”. Portanto, além de tornar o processo de produção mais enxuto, esse sistema possibilita que a organização adquira uma maior flexibilidade, fazendo com que a mesma se adapte às mudanças do mercado. Essa filosofia normalmente é ilustrada pela “casa da toyota”, mostrada na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Casa do Sistema Toyota de Produção

Fonte: Aquino (201-)

 

Como pode ser visto na Figura 1, o Lean é formado através de seus dois pilares, Jidoka e JIT (Just in time). De acordo com Silva e Santos (2010) o Jidoka é abordado como a “automação com o toque humano”, sua aplicação fornece às máquinas e operadores a capacidade de detectar falhas, com isso a atividade é interrompida imediatamente. Já o JIT é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (778.4 Kb)   docx (357.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com