TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia: Questionário de apoio para estudo para VA3

Ensaio: Filosofia: Questionário de apoio para estudo para VA3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Ensaio  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 14

QUESTIONÁRIO DE APOIO PARA ESTUDO PARA VA3

Questão 1:O aparecimento do pós-modernismo se deu nas décadas de 1950 e início de 1960 como ruptura ao modernismo. Assim, após essas décadas iniciais tudo que aparece, de forma heterogênea, é denominado como pós-moderno. É no campo da arquitetura, com suas práticas, ideias e críticas ao “alto modernismo arquitetônico”, que se pode notar, de maneira mais efetiva, a contraposição entre os estilos pós-moderno e moderno. De acordo com Jameson, a arquitetura nos conduziu para as características fundamentais de todos os pós-modernismos. Assinale a opção que indica as características do pós-modernismo:

a) (x) O apagamento da antiga (característica do alto modernismo) fronteira entre a alta cultura e a assim chamada cultura de massa ou comercial, e o aparecimento de novos tipos de textos impregnados das formas, categorias e conteúdos da mesma indústria cultural que tinha sido denunciada com tanta veemência por todos os ideólogos do moderno, de Leavis ao New Criticismamericano até Adorno e a Escola de Frankfurt.

b) ( ) Dessa forma, a modernidade como está constituída nega qualquer possibilidade de libertação do homem que participa ou não efetivamente de suas estruturas. Nesse sentido, tudo o que pensamos ou sentimos não são reflexos de uma atitude pessoal e íntima.

c) ( ) Até mesmo posturas contrapostas à posição estabelecida pelo poder são esperadas, pois fazem parte do seu mecanismo, fazem senão acrescentar mais elos a cadeia que nos aprisiona.

d) ( ) Portanto, para Marcuse, “o povo se auto-realiza no seu conforto; encontra sua alma em seus automóveis, seus conjuntos estereofônicos, suas casas, suas cozinhas equipadas.”

e) ( ) Basicamente, a modernidade é entendida como o momento em que o homem desenvolveu a capacidade de entendimento e de transformação do meio natural através das descobertas científicas.

Questão 3:Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.Basicamente, a modernidade é entendida como o momento em que o homem desenvolveu a capacidade de entendimento e de transformação do meio natural através das descobertas científicas. Nesse sentido, a modernidade impõe uma série de mudanças em relação ao mundo antigo:

( ) o homem muda sua própria imagem e a do mundo a sua volta;

( ) o ritmo de vida é acelerado, mudando a própria percepção do tempo;

( ) o poder sai, muitas vezes, exclusivamente das mãos do Estado e passa a ser exercido pelo controle de grandes corporações empresariais;

( ) são criados os meios de comunicação de massa;

( ) é o momento das grandes transformações das artes, trazidas pelas vanguardas do início do século XX;

De acordo com as afirmativas anteriores, a alternativa correta é:

a) (x) V-V- V-V-V;

b) ( ) F-V-V-F-F;

c) ( ) V-V-V-F-F;

d) ( ) V-V-F-V-V;

e) ( ) F-F-F-F-F.

Questão 4 A Modernidade: compreende o período, influenciado pelo Iluminismo, no qual o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade. Para compreendermos a sociedade contemporânea é preciso, antes de qualquer coisa, entender como ela se formou. Para isso, teremos de conhecer a época precedente a ela, denominada modernidade.

a) ( ) por meio de um processo dialético próprio da modernidade, o contínuo movimento se volta contra quem detém os meios de produção (a burguesia), e o poder é transferido para o proletariado.

b) (x) Basicamente, a modernidade é entendida como o momento em que o homem desenvolveu a capacidade de entendimento e de transformação do meio natural através das descobertas científicas.

c) ( ) Da mesma maneira que Marx, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche também notará o caráter dialético (e muitas vezes contraditório) do tempo moderno.

d) ( ) Em um tempo em que o caráter individualista torna-se patente, o homem se sente abandonado e necessita de algo para ampará-lo, sejam instituições, sejam valores e condutas mais sólidas; todavia, não é isso que ele encontra.

e) ( ) O século XX potencializou todas as transformações do século XIX, todas as expressões artísticas e científicas se desenvolveram e produziram uma enormidade de obras e ideias impensáveis anteriormente.

Questão5:Na pós-modernidade, algumas categorias de pensamento, caras à modernidade, serão modificadas trazendo consideráveis consequências ao pensamento atual. São exemplares dessas categorias:

a) (x) Tempo e espaço.

b) ( ) Espaço e lugar.

c) ( ) Tempo e fato.

d) ( ) Tempo e Ser

e) ( ) Ser e espaço

Questão 6Contrastando ao tempo da modernidade, a pós-modernidade privilegiará o espaço, no sentido de que, nesse momento, o que terá relevância para o homem é o espaço construído por ele. Isto quer dizer que aquele tempo meditativo (da Natureza) é trocado pelo espaço construído pelo ser humano (o mundo do trabalho realizado pelos indivíduos). Dessa forma, será por meio do espaço que a pós-modernidade se distinguirá da modernidade, o que, consequentemente, reduz a percepção do passado e do futuro, tornando o homem do nosso tempo um vivente do presente. Se pudermos resumir o conceito de pós-modernidade (a tarefa não é fácil!), poderíamos dizer que ela pode ser caracterizada como um tempo histórico:

I- Que observa a transformação do homem apenas em participante do mercado a partir da instauração de uma cultura do consumo;

II- Marcado pelo fim das ideologias;

III- Ditado pelos meios de comunicação de massa e pela propaganda;

IV- Rotulado por modas/tendências que nem sempre dizem respeito ao universo global.

V- Que elimina as fronteiras entre artes popular (de massa) e erudita;

a) ( ) Todas estão corretas.

b) ( ) Todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com