TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS PARA O DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO GERADO NO CAMPUS ICEA

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

PROPOSTAS PARA O DESCARTE E RECICLAGEM DO LIXO GERADO NO CAMPUS ICEA 

Ana Carla Rola Ribeiro

Diana Moreira

Jacyara Souza

Marina Oliveira

Marine Domingues

Nathália Vieira

Silvana Alves

Soraya Quaresma Santos

Vinícius Abreu Diniz

  1. Introdução

É nítido que a Revolução Industrial trouxe consigo  o pensamento capitalista com foco no acúmulo de riqueza que, associada ao crescimento populacional,  mudanças culturais, a produção de bens de consumo se intensificou. A sociedade atual pode ser então definida como uma sociedade consumista na qual os indivíduos cada vez mais compram coisas que necessariamente não precisam e considerando a pouca durabilidade dos bens de consumo rapidamente viram lixo e na maioria das vezes não são descartados de forma correta.

Questões como  formas de redução de lixo, reciclagem e descarte adequado vem ganhando espaço e se tornando foco de grandes decisões, contudo é importante destacar  que a quantidade de resíduos sólidos produzidos diariamente se relaciona não somente ao nível de renda do indivíduo, mas principalmente aos hábitos no curso da vida. Essa é mais uma das contradições existentes na sociedade moderna, desenvolver e/ou criar soluções apropriadas para a destinação de seus próprios rejeitos. E esse tem sido um dos grandes desafios da sociedade na atualidade (FERNANDES; SILVA; MOURA, 2016).

  1. Desenvolvimento
  1. Desafio

O aumento desenfreado na produção de resíduos sólidos e sua destinação final inadequada são alguns dos principais desafios identificados na gestão de resíduos sólidos, uma vez descartado incorretamente, o resíduo sólido que poderia posteriormente ser reciclado, se mistura com resíduos orgânicos e perde parcial ou totalmente sua qualidade, impossibilitando assim sua reciclagem. Outro desafio encontrado é a conscientização da população sobre a importância da reciclagem, pois a mesma permite retornar para dentro de processos produtivos materiais que seriam descartados muitas vezes inadequadamente, reduzindo a quantidade de matéria prima virgem extraída da natureza.

Tal problema não se restringe somente a um ambiente, o lixo é uma questão que envolve diversas esferas e acomete diferentes lugares. Os problemas relacionados aos resíduos gerados em universidades não são apenas físicos, químicos ou biológicos: são também comportamentais e de gestão acadêmica. As mudanças de condutas da comunidade acadêmica não ocorrem de um dia para outro. O favorecimento dessas mudanças em prol da Política Ambiental das universidades exige a integração de diferentes áreas do conhecimento, sendo o apoio e a aprovação da alta direção (Reitoria) imprescindível para o sucesso da manutenção do comprometimento ambiental de todas as unidades e setores da academia.

Dessa forma, para o presente trabalho, o grande desafio é incentivar a mudança de hábito dos estudantes e demais indivíduos do ICEA, campus da Universidade Federal de Ouro Preto quanto a redução dos resíduos sólidos e o descarte correto.

  1. Justificativa do problema

        Debater sobre o descarte de maneira correta do lixo, bem como sua reciclagem ou reutilização não é um assunto novo, sendo ao mesmo tempo, porém, um tema sempre atual e importante. No contexto acadêmico, principalmente, deve-se conscientizar os alunos a começar essa prática na universidade, onde o apoio e incentivo fazem parte desse cenário.

        Tratando-se de “lixo eletrônico”, a preocupação tem crescido exponencialmente nos últimos anos devido ao avanço tecnológico. Este tipo de “lixo” geralmente contém substâncias tóxicas, como o mercúrio, cádmio e chumbo, que podem contaminar o meio ambiente (LEITE; LAVEZ; SOUZA, 2009). Grande parte desse cenário é formado por computadores e outros produtos do setor de informática e sua obsolescência é grande, sendo inevitável então, a geração desse resíduo principalmente por parte da universidade e dos alunos.

        Outro tipo de lixo gerado não apenas no ambiente acadêmico, mas no dia a dia da maioria das pessoas baseia-se na utilização de papéis e sua reciclagem, além de simples, é de suma importância para o ambiente. É válido ressaltar que essa prática, além de contribuir para as gerações futuras, é também geradora de renda para muitas famílias brasileiras (NASCIMENTO; LELIS, 2012).

        A questão abrange muito mais que a discussão em torno de gerar ou não gerar lixo: a geração de qualquer tipo de resíduos é inevitável, mas quando descartados de maneira correta, existem maneiras de amenizar seu impacto frente ao meio ambiente e à sociedade. O mesmo ocorre quando se fala em reuso. É possível reutilizar algo se usado e tratado de maneira correta. Justifica-se o estudo então, em torno da importância e possibilidade dessas iniciativas, principalmente em meio acadêmico, onde pesquisas e boas práticas são fundamentais.

  1. Soluções propostas

Para compreender o perfil e os hábitos dos frequentadores do ICEA foi elaborada uma pesquisa em forma de questionário, que se encontra em anexo, na qual foram abordadas questões como reciclagem e a coleta seletiva . A pesquisa foi disponibilizada em forma de questionário online sendo disponibilizada por meio de um link. O link esteve ativo durante o mês de janeiro de 2018  e foram obtidas 123 respostas.

        Baseado nas respostas foi possível elaborar e propor soluções mais viáveis e de fácil adaptação pelo público alvo. A visão holística dos problemas ambientais relacionados à gestão de resíduos no âmbito das universidades é uma exigência a ser atendida e que será possível a partir da integração do conhecimento produzido nas diferentes áreas e da construção de uma gestão acadêmica diferente, moderna, contemporânea, onde o pensar ambiental esteja presente na concepção, no planejamento, na implantação e na operacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dessa forma, as soluções propostas estão principalmente voltadas à prevenção da geração de seus resíduos que pressupõe a revisão de conceitos e reavaliação de condutas de técnicos, professores e alunos em relação às mudanças que devem ocorrer nas rotinas. A seguir estão listadas as soluções encontradas pela equipe.

  1. Banco de Materiais

        A proposta consiste na reutilização de materiais. Na maioria das matérias alunos precisam xerocar materiais para estudo, sejam capítulos de livro, já que na biblioteca tem um número limitado deles, seja artigos que devem ser lidos, listas de exercícios e etc. A ideia é montar um armário para esses arquivos para o compartilhamento desses materiais entre os alunos. Dessa forma os alunos aprovados na matéria deixam os seus materiais no armário para os alunos que irão iniciar a matéria no próximo semestre, ou seja, o material xerocado ou copiado por um aluno em um período poderá ser utilizado por outros em períodos subsequentes. Consequentemente haverá uma diminuição na produção de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (291.5 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com