TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso_ O “Projeto Eco Pila” como proposta de implantação de modelo sustentável para reciclagem de lixo e geração de renda no município de Miguel Pereira – RJ

Por:   •  15/6/2021  •  Artigo  •  7.997 Palavras (32 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 32

Estudo de caso: O “Projeto ECO PILA” como proposta de implantação de modelo sustentável para reciclagem de lixo e geração de renda no município de Miguel Pereira – RJ.

Estudo de caso: O “Projeto ECO PILA” como proposta de implantação de modelo sustentável para reciclagem de lixo e geração de renda no município de Miguel Pereira – RJ.

Laila de Araujo Ferreira de Castro(1); Paulo Cesar Pereira (2)

1 Faculdade de Miguel Pereira/Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública/laila_afc@hotmail.com

2 Faculdade de Miguel Pereira/Professor e Orientador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública/paulo.famipe@gmail.com

Resumo: As dificuldades de descarte de resíduos sólidos no Brasil tem sido um agravante ambiental, social e econômico. Na contramão desta realidade o Projeto ECO PILA localizado na cidade gaúcha de Montenegro, estimula os cidadãos e empresários através de uma moeda social, realizar uma coleta seletiva eficiente para reciclagem de lixo, movimentando a economia com geração de renda e consequentemente melhor qualidade de vida. Baseado nessas informações, este trabalho tem a finalidade de analisar a possibilidade do ECO PILA servir de modelo de proposta de implantação no município de Miguel Pereira. Conclui-se que através da análise de resultados, oriundos de uma pesquisa referente à aceitação da sociedade quanto a uma possível política sustentável de coleta e reciclagem de lixo, mostrou que Miguel Pereira tem condições de replicar um projeto sustentável visando benefícios ambientais, sociais e econômicos com intuito de proporcionar melhor qualidade de vida e geração de renda para o município.

Palavras-Chave: Resíduos Sólidos, Moedas Sociais e Geração de Renda.

 

Case study: The “Eco PILA Project” as a proposal to implement a sustainable model for recycling waste and generating income in the municipality of Miguel Pereira - RJ.

Abstract: The difficulties in disposing of solid waste in Brazil have been an environmental, social and economic aggravating factor. Against this reality, the ECO PILA Project located in the city of Montenegro in the state of Rio Grande do Sul, encourages citizens and businessmen through a social currency, to carry out an efficient selective collection for waste recycling, moving the economy with income generation and, consequently, a better quality of life. Based on this information, this work aims to analyze the possibility of ECO PILA serving as a model for the proposed implementation in the municipality of Miguel Pereira. It is concluded that through the analysis of results, originated from a research regarding the acceptance of society regarding a possible sustainable policy of garbage collection and recycling, it showed that Miguel Pereira is able to replicate a sustainable project aiming at environmental, social and economic benefits in order to provide better quality of life and income generation for the municipality.

Key words: Solid Waste, Social Currencies and Income Generation.


Castro, Laila de Araujo Ferreira de

      Estudo de caso: O “Projeto ECO PILA” como proposta de implantação de modelo sustentável para reciclagem de lixo e geração de renda no município de Miguel Pereira-RJ / Laila de Araujo Ferreira de Castro. - Miguel Pereira: 2021.       i, 22 f. : il. ; 29,7 cm.

      Orientador: Paulo Cesar Pereira.

      Trabalho de Conclusão de Curso para Obtenção do Grau de Tecnólogo em Curso de Tecnologia em Gestão Pública - Faculdade de Miguel Pereira, 2021.

      Inclui Ilustrações e Bibliografias.

      1. Resíduos Sólidos. 2. Moedas Sociais. 3. Geração de Renda.  I. Pereira, Paulo Cesar. II. Faculdade de Miguel Pereira. III. Título.

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica On-line - Faculdade de Miguel Pereira

  1. Introdução

O aumento populacional a cada ano de forma desordenada no país, somado a instabilidade financeira, social e econômica, tem sido uma das principais causas do descarte incorreto de resíduos sólidos no Brasil. O impacto negativo ao meio ambiente e a saúde pública tem sido um agravante constante. A falta de investimento de grande parte do poder público aliado ao desinteresse da sociedade tem contribuído para manter de forma equivocada e inadequada o descarte de resíduos sólidos em todo território nacional.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída através da Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 dispõe sobre gerenciamento, metas, diretrizes, penalizações, incentivo a coleta seletiva, dentre outros. Porém, esta lei apesar de fazer parte da gestão de todos os entes federativos, ainda se encontra muita aquém de se cumprir seus objetivos.

Em contrapartida, o Projeto ECO PILA, localizado no município gaúcho de Montenegro, surge com uma ideia inovadora e sustentável relacionada ao descarte e reciclagem de resíduos sólidos. Cria-se uma moeda social própria, estimulando a sociedade realizar o descarte correto de seu “lixo”, selecionando os recicláveis, levando-os a postos de entrega para serem trocados por ECO PILAs, que posteriormente serão utilizados nos estabelecimentos comerciais credenciados ao Projeto, funcionando como moeda de troca alternativa.

O intuito deste artigo através da perspectiva do Projeto ECO PILA que visa à sustentabilidade pautada em uma tríplice esfera: social, econômica e ambiental, buscando através de uma política de reciclagem, dar qualidade de vida aos moradores e contribuir para o crescimento do comércio local. Justifica-se então, através desse modelo de sucesso, verificar e analisar a possibilidade da proposta desse projeto ser realizada no município de Miguel Pereira.

De acordo com essa prerrogativa, após revisão bibliográfica criteriosa e uma pesquisa de campo para avaliar o nível de aceitação do cidadão miguelense quanto à proposta de implantação do modelo ECO PILA no município, constatou-se que além de trazer benefícios socioeconômicos e ambientais, o projeto se adequará perfeitamente a imagem de cidade turística com o 3º melhor clima do mundo.

  1. Revisão bibliográfica
  1. - Resíduos Sólidos Urbanos

Os resíduos sólidos são gerados a partir de descartes de atividades oriundas da indústria, das ações domésticas, dos setores hospitalares, comerciais e agrícolas. Os resíduos urbanos resultam-se das atividades de grandes cidades.

BIDONI (1999) e NETO (2007) certificam que o montante de resíduos produzidos das mais diversas naturezas nos centros urbanos têm crescido, consequentemente determinando uma crescente deterioração socioambiental. O agravante é tanto que CALDERONI (2003) chega a questionar de forma reflexiva a disponibilidade de espaços físicos para a destinação de “tanto resíduo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (358.4 Kb)   docx (112.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com