TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES E OPORTUNIDADES ENCONTRADAS POR EMPRESAS, REFERENTE AO DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO.

Por:   •  9/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 13

DIFICULDADES E OPORTUNIDADES ENCONTRADAS POR EMPRESAS, REFERENTE AO DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO.

Alunos: Paulo, Jaison, Rochele, Edson e Bruna.

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar as dificuldades e oportunidades encontradas por empresas, referente ao descarte de lixo eletrônico.  Qualquer tipo de material ou insumo gerado a partir do descarte de equipamentos eletroeletrônicos e denominado de lixo eletrônico. Com o avanço crescente das inovações tecnológicas e o consumo ativo e globalizado, a necessidade de atualização e desejo por novos aparelhos eletrônicos é constante. Neste contexto, eletroeletrônicos considerados obsoletos se tornam cada vez mais presentes, sendo descartados e trocados por novos aparelhos.  Grande parte destes equipamentos é descartada inadequadamente e estes possuem substâncias químicas como mercúrio, cádmio, chumbo etc. em suas composições, motivo de provocar contaminação do ar, terra e água e o meio ambiente, metais, vidro e plástico, demoram um tempo demasiado grande para se decompor no solo. Além de provocar doenças nos seres humano que tiram o sustento dos transbordos (lixões).  No artigo são tratados os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de lixo, como também as dificuldades encontradas por empresas para fazerem o descarte correto de seus resíduos eletrônicos e conhecer as boas práticas e identificar boa praticas encontradas. São de responsabilidade das empresas o descarte correto de seus resíduos e as que não cumprem o processo corretamente de seu lixo eletrônico, PNRS lei federal 12.305/10 e Decreto 7.404/10 Politica nacional de resíduos sólidos, A punição com multa e previsto a prisão de seus responsáveis. Conclui-se que antes da reciclagem e necessário um plano de gestão de resíduos para que o lixo eletrônico passe por um processo adequado até seu descarte correto. 

1  INTRODUÇÃO

 

Conforme Dias (2011) é das empresas parte da responsabilidade pelo esgotamento e recursos naturais, que por sua vez são os mesmos recursos extraídos para obter os bens utilizados pelas pessoas. Isso faz com cada vez mais a sociedade se preocupe com os problemas ambientais causadores deste esgotamento de recursos, do que propriamente com os insumos que a indústria tem a oferecer. Ainda segundo o autor as empresas, no entanto, levam boa parte da responsabilidade por este problema ambiental, pois proporcionalmente é muito pequeno o índice de empresas que realmente se preocupam em realizar seus processos produtivos mais eficientes ecologicamente, e ainda assim quando realizam é mais com intuito de cumprir uma exigência governamental, do que um compromisso de responsabilidade social ambiental.  O papel das empresas na questão social ambiental é tão grande que somente com a conscientização por parte das mesmas, quanto à redução dos impactos ao meio ambiente, é que haverá a possibilidade de um futuro sustentável.

Segundo Alves (2016) à medida que a preocupação das empresas aumenta quanto ao descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, cresce também a preferencia do consumidor, por empresas dispostas a viabilizar menor degradação do meio ambiente, desde a produção até o descarte final de seus produtos. Contribui para a diminuição de impactos no meio ambiente, tais como comprometimento dos corpos d’água e mananciais, a degradação do solo, e intensificação de enchentes, a execução de programas para o descarte correto de resíduos sólidos possui um fator social importantíssimo ao que se refere a uma parcela da população que obtém renda por meio de cooperativas de catadores. Alves (2016) ainda ressalta que mesmo com um custo inicial significativo, iniciativas sustentáveis podem ajudar a consolidar uma marca mais forte para a empresa, proporcionando também maior poder de precificação.

Conforme Boechat (2015) os investimentos no mercado de reciclagem de eletrônicos tem recebido o incentivo de algumas Políticas Publicas recentes, por outro lado os custos adicionais diminuem o interesse das empresas em reciclar. Segundo autor entre os resíduos sólidos gerados por empresas e indústrias e Comercio está o lixo eletrônico, este tipo de resíduo tem apresentado altos índices de crescimento nos últimos anos. Os equipamentos eletrônicos trazem em seus componentes uma grande quantidade de materiais perigosos, e que sendo descartados incorretamente geram sérios impactos ao meio ambiente. Aparelhos modernos podem conter até 60 tipos de elementos, que podem ser valiosos ou perigosos. Boechat (2015) ainda fala que em pesquisas recentes mostram que além do impacto ambiental, há também impacto econômico, pois a maioria destes materiais podem ser reprocessados e retornando como matéria prima a produção gerando economia de energia e de recursos naturais.

Dentro da situação apresentada, esse estudo tem como problemática de pesquisa: Quais são a principais dificuldades identificadas pelas empresas ao fazer o descarte de lixo eletrônico?

Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é identificar boas práticas e procedimento correto para o descarte do lixo eletrônico. No que se refere aos objetivos específicos:

  • Descrever impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de lixo;
  • Conhecer as práticas usadas para descarte de lixo eletrônico;
  • Identificar oportunidades para as empresas, com o descarte correto do lixo eletrônico.

Essa pesquisa levantará informações sobre as dificuldades encontradas pelas empresas ao descartar lixo eletrônico produzido, como também algumas soluções, verificando estudos de sustentabilidade ambiental voltados para o meio empresarial.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção são tratados os modelos relacionados à sustentabilidade, a PNRS, como também o descarte de resíduos sólidos de modo geral e com maior atenção para o problemático Lixo Eletrônico.

2.1 SUSTENTABILIDADE

Na definição de Dias (2015), sustentabilidade é um conjunto de ações ou atividades humanas que tem como objetivo atender as necessidades dos seres humanos hoje, não comprometendo a exploração de recursos naturais para as próximas gerações. São diversas práticas para garantir os mesmos recursos naturais usados hoje, para a geração sucessora.  Basta haver o uso Racional dos recursos, É possível gerar desenvolvimento socioeconômico sem agredir o meio ambiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com