TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO ENDURECIDO

Por:   •  17/9/2018  •  Seminário  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 6

AULA 3 – MATERIAIS DE CONTRUÇÃO.

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO ENDURECIDO

As propriedades do concreto endurecido são classificadas em dois grupos, para o estado fresco, fatores internos e externos.

Os fatores internos: está ligado ao tipo de agregado usado, o tipo de cimento utilizado, o processo de mistura adotado.

Os fatores externos: está ligado ao sistema de adensamento do concreto utilizado, o tempo de aberto da mistura, quem fez o transporte do concreto, temperatura e umidade do dia de concretagem. Consequentemente esses fatores interferem na fase de endurecimento também.

Concreto é o material mais utilizado pelo homem perdendo só para o uso da água. Por ele ser moldável, facilita na hora da execução, ele consegue tomar a forma que eu desejo. O preço do concreto desde o processo fabril desde o consumo dele, o preço é acessível. A resistência à compressão do concreto é ótima.

O concreto é um material muito eficiente para a resistência à compressão, mas é muito limitada em relação à resistência a tração, por isso a junção do concreto com a barra do aço é bom, pois o concreto é resistente a compressão e a barra de aço a tração.

Características no concreto: A primeira característica a ser vista no concreto é o FCK. Sempre que tratar de projetos estruturais, é necessário as seguintes especificações. FCK, ABATIMENTO, DMC (quanto ao tipo de agregado), tipo de aço. O que prioriza a propriedade mecânica do concreto é o FCK.

Fck: é a resistência à compressão característica do concreto. Ele é um para parâmetro para a qualidade do concreto. Porém não dispensa as outras propriedades mecânicas.

Em alguns projetos é necessário usar o modulo de elasticidade, tração simples, tração a compressão, desgaste por abrasão.

Desgaste por abrasão: Abrasão é o desgaste superficial do elemento, por exemplo, quando se faz uma barragem, uma hidrelétrica e ali o que importa é a resistência cisalhante do concreto e também a questão da abrasão, pois a estrutura é solicitada ao cisalhamento e abrasão que tenho é a constância de água, então o desgaste superficial da estrutura é muito grande. Não é somente a compressão, mas geralmente os concretos que tem a tendência de resistências elevadas tendem a ser mais resistente a abrasão, tendem a ter um modulo de elasticidade um pouco maior, mas não significa que isto seja uma regra.

NOTA FISCAL REFERENTE A CAMINHÃO

Em uma nota de caminhão é necessário ter nota fiscal, código da nota fiscal referente a aquela caminhão. A importância da nota fiscal, pois muitas empresas fazem o controle de caminhões por numeração e isso é um problema muito grande pelo seguinte motivo, vou fazer uma concretagem no prédio e chega cinco caminhões eles vão classificar o primeiro caminhão que lançou o concreto, caminhão 2,3,4 e 5. Gera um transtorno, pois não se sabe a ordem em que saiu da empresa. Quando você grava o numero do comprovante da nota fiscal, você consegue rastrear a nota e consegue ter acesso a todos os dados daquele caminhão. Geralmente a nota vem especificação da empresa e os dados do contratante. Tem também a hora da saída do caminhão, então da pra cronometrar quanto tempo o caminhão levou da empresa até a obra. É especificada a carta de dosagem, quais foram os materiais utilizados, por exemplo, tipo de cimento, tipo de brita, umidade e o consumo por metro cúbico de cimento e por material.

Foi especificado também o abatimento, o tipo do concreto convencionado, fala também sobre o acréscimo de água. Se ocorrer um acréscimo de água, coloca na nota fiscal um “S” caso não ocorra coloca-se um “N”.

1º Propriedade mecânica do concreto – Resistência a Compressão

Ela é regida pela NBR 5739, da todo parâmetro de moldagem, cura e ruptura do concreto. O concreto é moldado em corpos de prova cilíndricos e sempre a relação de ordem de grandeza sempre vai ser h/d = 2. Posso ter formas cilíndricas de 5x10, 15x30, 10x20 e 25x50.

Em relação a dimensão do corpo de prova, ela está ligada a dimensão máxima característica do agregado que esta sendo utilizado.

                 Sistema de adensamento: Pode ser feito por dois métodos o manual ou mecânico. É definido por meio do ensaio de islã, dependendo do abatimento e da dimensão básica da amostra eu tenho um numero de golpes específicos.

Depois de 18 a 24 horas é desmontado o corpo de prova, eles precisam ficar submersos em água. A norma diz que a velocidade para incremento de carga deste ensaio é de 0,65 mais ou menos 0,5. Por norma a temperatura interna tem que ser 23 mais ou menos 2 graus e uma umidade acima de 25%, para garantir a saturação.

Depois de moldados os corpos de prova, eles são etiquetados com identificação de qual concreto, qual caminhão e depois eles são submetidos ao sistema de cura. A cura permanece ate o dia de ensaio de concreto.

Alguns aspectos importantes:

  • Por norma o concreto é considerado homogêneo, mas na realidade ele é heterogêneo, pois se vê os agregados graúdos da argamassa.

  • Quanto maior for às interrupções entre a concretagem e misturas, maior será a tendência de desvios padrões maiores
  • Fck – é uma distribuição de valores, onde tem a probabilidade de 5 % da resistência não ser atingida e 95% sendo a probabilidade dela ser atingida, sendo próximo ou superior ao valor especificado no projeto.
  • SD- É o desvio padrão que é exatamente no ponto da intercecção da curva, que eu tenho a mudança de plano aqui. O desvio padrão Vai variando conforme a condição da obra. Se eu tenho um ótimo controle meu desvio padrão é de 4.
  • Fcj – é a resistência a compressão em uma determinada data, geralmente se faz essa analise aos 28 dias.

Porosidade do concreto: É um fator determinante na resistência a compressão, quanto maior a porosidade, menor a resistência, maior permeabilidade e assim por diante. A porosidade é uma das propriedades mais difícil de identificar no concreto.

O que pode se fazer para minimizar a intensidade da porosidade? Reduzir a água cimento, utilizar mais finos, também a questão do grau de hidratação do cimento, quanto mais novo maior será o meu grau de hidratação. Quanto maior for a idade do concreto, menor será o grau de hidratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com