TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÓ-REITORIA DE GRADUCAÇÃO PLANO DE ENSINO

Por:   •  26/7/2021  •  Seminário  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1][pic 2]

PRÓ-REITORIA DE GRADUCAÇÃO

PLANO DE ENSINO

Disciplina:            TOPOGRAFIA  B  /  TOPOGRAPHY  B

Código/Turmas:

         ARQ203 / 21 e 22

Departamento:     ARQUITETURA E URBANISMO (DEARQ)

Unidade acadêmica:

     ESCOLA DE MINAS

Docente:               HÉLDER LUÍS FRANSOZO

Carga horária semestral

60h

Carga horária semanal teórica síncrona

02h

Carga horária semanal prática assíncrona

02h

Data de aprovação na assembleia departamental: __/__/____

Ementa: Turmas 21 e 22

Introdução a Topografia – Definição, Objetivo, Fundamentos, Finalidade, Importância, Diferença entre Topografia e Geodésia, Evolução Histórica, Divisões, NBR13133/94, Erros de observação, Escalas topográficas e Revisão matemática. Planimetria – Introdução, Técnicas de Levantamentos planimétricos, Cálculo de Coordenadas, Cálculos de Áreas de terrenos, Instrumentos e acessórios topográficos. Sistemas de Coordenadas – Cartesianos, Esféricos. Superfícies terrestres, Tipos de coordenadas e Noções de GPS. Altimetria – Introdução, Técnicas de Levantamentos altimétricos, Erros de observação e Instrumentos e acessórios topográficos. Topologia – Representação do relevo, Convenções topográficas e Interpretação de formas topológicas. Topografia Subterrânea – Noções básicas. CAD aplicado na Topografia – Fundamentos básicos. Trabalhos teórico-práticos, a critério do Professor (assíncronos) – Complementares  com o uso do CAD na Topografia.

Conteúdo programático:

Unidade 1

Introdução a Topografia: definição; objetivo; fundamentos; finalidade; importância para a engenharia; diferença entre Topografia e Geodésia; evolução histórica; divisões da Topografia; normalização ( NBR13133/94); efeitos da curvatura da Terra na Planimetria e Altimetria; erros de observação (classificação, peculiaridades, precisão e acurácia) e escalas topográficas. Revisão matemática (unidades de medida, trigonometria plana, relação nos triângulos e geometria).

Unidade 2

Planimetria: introdução (definições; finalidade; atividades de campo e escritório; etc.); levantamentos planimétricos regulares e expeditos; medidas diretas e indiretas de distâncias lineares e medidas angulares (horizontais, verticais e orientação); determinação do norte magnético e verdadeiro; declinação magnética; regras e técnicas de levantamentos planimétricos com uso de instrumentos e acessórios topográficos.

Unidade 3

Sistemas de Coordenadas: sistemas cartesianos e esféricos; superfícies terrestres de referência (modelos esférico, elipsoidal, geoidal e plano); coordenadas geográficas e UTM; cálculo de coordenadas na planimetria (planilhas); áreas de terrenos (técnicas, métodos, instrumentos, cálculos, etc.) e noções de GPS (introdução; operações e configurações).

Unidade 4

Altimetria: introdução (definições, finalidade, atividades de campo e escritório, etc.); levantamentos altimétricos (nivelamentos trigonométricos e/ou estadimétricos, nivelamento geométrico e de 2ª ordem); cartas de pontos e curvas de nível; regras  e técnicas de levantamentos altimétricos com uso dos instrumentos e acessórios topográficos; perfis topográficos; etc.

Unidade 5

Topologia: representação do relevo (mapas, cartas e plantas); convenções topográficas; interpretação de formas topológicas por curvas de nível.

Unidade 6

Unidade 6 – Topografia Subterrânea: noções básicas (aspectos peculiares; aplicações; transporte de azimute e de altitude para levantamentos de galerias e poços; etc.).

Unidade 7

CAD aplicado na Topografia: fundamentos básicos (formatação, camadas, escalas, desenhos, plotagem, etc.) e aplicações.  

Unidade 8

Trabalhos teóricos-práticos, a critério do Professor (assíncronos): Resumos de aulas/textos; Exercícios teórico-práticos; CAD de levantamentos topográficos; Planilhas (preenchimento e interpretação); Cálculos de coordenadas; Cálculos de áreas; CAD de plantas topográficas, de curvas de nível e de perfis topográficos.

Objetivos:

Possibilitar ao aluno a compreensão, a visualização e a interpretação de projetos de engenharia com base nos conhecimentos técnicos específicos adquiridos durante o estudo da Topografia.

Obter habilidade no desenvolvimento de serviços topográficos em seus futuros projetos de mineração, elaborando plantas e perfis com o uso de normas técnicas e de softwares e, interpretando mapas e/ou plantas topográficas.

Comandando e/ou realizando levantamentos topográficos com o uso de instrumentos e acessórios topográficos.

Metodologia:

- Aulas expositivas sobre o conteúdo programático: conceitos teóricos e práticos em aulas síncronas, com uso de ferramentas da web/conferências (Google Meet).

- Estudos Dirigidos: trabalhos individuais teóricos e práticos, de forma assíncrona, contendo exercícios  e trabalhos práticos complementares, relacionados aos assuntos expostos nas aulas síncronas, que serão disponibilizados na Plataforma Moodle.

- Ferramentas digitais: Serão necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos desta disciplina, ferramentas digitais que possibilitem a devida apresentação proposta para seu conteúdo. Para que isto ocorra, faz-se necessário que o aluno tenha acesso a um computador onde possa utilizar um editor de texto (sem especificação de tipo - .doc, .txt, .pdf, etc) e um programa de desenho CAD (sem especificação de software apesar de ser necessário que trabalhe com arquivo .dwg). Obs.: Não se faz necessário que o computador tenha acesso a internet pois os trabalhos poderão ser desenvolvidos de forma assíncrona.

- Trabalhos práticos de campo: Nesse período e nos subsequentes, até que as condições sanitárias impostas pela pandemia, permanecerem, não serão ofertados esses tipos de trabalhos, ficando para serem oferecidos a posteriori, para os alunos matriculados na disciplina e para os que cursaram a disciplina nos períodos por ocasião da pandemia.

Atividades avaliativas:

Avaliação da aprendizagem: Trabalhos teóricos e práticos individuais relacionadas aos conteúdos teóricos e práticos dados durante as aulas síncronas, previamente encaminhados e com entrega em data marcada.

Todos os trabalhos serão avaliados a partir dos seguintes critérios gerais:

a) Correção de acordo com o número de questões dos trabalhos teóricos;

b) Análise dos trabalhos práticos de acordo com as normas passadas pelo professor e

b) Qualidade da apresentação.

- Avaliação conceitual: Essa avaliação terá uma nota proporcional ao número de participações (presença/faltas). A participação da(o) aluna(o), ao longo das atividades síncronas da disciplina, será computada mediante a entrega de uma atividade e/ou resumo da aula, ou pela lista de presença gerada pelo Google Meet.

Observações:

1) A soma total dos pontos distribuídos no semestre é de dez (10) pontos, sendo nove e meio (9,5) pontos de trabalhos teóricos e práticos e meio (0,5) ponto conceitual, sendo este, distribuído proporcionalmente em função do número de presenças e faltas da(o) aluna(o) durante o período.

2) Os trabalhos teóricos e práticos a serem feitos de forma assíncrona deverão ser entregues posteriormente em data acordada entre o professor e as(os) alunas(os). Caso não sejam entregues por quaisquer motivos, terão seu valor reduzido de 10% por dia de atraso.

Exame Especial: As (Os) alunas(os) que tiverem pelo menos 75% de frequência (mínimo para aprovação) e  nota inferior a seis (6,0) poderão fazer o Exame Especial, que será composto  de uma prova única com questões referentes aos conteúdos estudados e terão um tempo determinado para submeter a folha de respostas na plataforma.

Cronograma: Turmas 21 e 22

MÊS

DIA

N° de AULAS

CONTEÚDO

JAN

19 e 20

8s

e

8a

Apresentação da disciplina – Professor; Plano de ensino e Alunas (os). 

Unidade 1 – Introdução a Topografia: definição; objetivo; fundamentos; finalidade; importância para a engenharia; diferença entre Topografia e Geodésia; evolução histórica; divisões da Topografia e normalização: NBR13133/94.

26 e 27

Unidade 1 – Introdução a Topografia: efeitos da curvatura da Terra na Planimetria e Altimetria; erros de observação (classificação, peculiaridades, precisão e acurácia) e escalas topográficas. Revisão matemática (unidades de medida, trigonometria plana, relação nos triângulos e geometria).

Unidade 8 – 1o Trabalho [1,5]: Resumo da aula síncrona da unidade 1 + Exercícios de revisão matemática.

FEV

02 e 03

16s

e

16a

Unidade 2 – Planimetria: introdução (definições; finalidade; atividades de campo e escritório; etc.); levantamentos planimétricos regulares e expeditos; medidas diretas e indiretas de distâncias lineares e medidas angulares (horizontais, verticais e orientação).

09 e 10

Unidade 2 – Planimetria: determinação do norte magnético e verdadeiro; declinação magnética; regras e técnicas de levantamentos planimétricos com uso de instrumentos e acessórios topográficos.

Unidade 8 – 2o Trabalho [1,0]: Resumo da aula síncrona da unidade 2.

 16 e 17

Unidade 3 – Sistemas de Coordenadas: sistemas cartesianos e esféricos; superfícies terrestres de referência (modelos esférico, elipsoidal, geoidal e plano); coordenadas geográficas e UTM.

23 e 24

Unidade 3 – Sistemas de Coordenadas: cálculo de coordenadas na planimetria (planilhas); áreas de terrenos (técnicas, métodos, instrumentos, cálculos, etc.) e noções de GPS (introdução; operações e configurações).

Unidade 8 – 3o Trabalho [1,0]: Resumo da aula síncrona da unidade 3.

MAR

02 e 03

20s

e

20a

Unidade 7 – CAD aplicado na Topografia: fundamentos básicos (formatação, camadas, escalas, desenhos, plotagem, etc.) e aplicações.

Unidade 8 – 4o Trabalho [1,5]: Desenho em CAD de levantamento topográfico planimétrico (poligonal e detalhes).

09 e 10

Unidade 4 – Altimetria: introdução (definições, finalidade, atividades de campo e escritório, etc.); levantamentos altimétricos (nivelamentos trigonométricos e/ou estadimétricos, nivelamento geométrico e de 2ª ordem).

16 e 17

Unidade 4 – Altimetria: cartas de pontos e curvas de nível; regras  e técnicas de levantamentos altimétricos com uso dos instrumentos e acessórios topográficos; perfis topográficos; etc.

Unidade 8 – 5o Trabalho [1,0]: Resumo da aula síncrona da unidade 4.

23 e 24

Unidade 5 – Topologia: representação do relevo (mapas, cartas e plantas); convenções topográficas; interpretação de formas topológicas por curvas de nível.

30 e 31

Unidade 7 – CAD aplicado na Topografia: fundamentos básicos (formatação, camadas, escalas, desenhos, plotagem, etc.) e aplicações.

Unidade 8 – 6° Trabalho [2,5]: Representação em CAD de levantamento topográfico planialtimétrico (poligonal com estaqueamento + traçado de curvas de nível + perfis topográficos); planilha de coordenadas e cálculo de área).

ABR

06 e 07

14s

e

14a

Unidade 6 – Topografia Subterrânea: noções básicas (aspectos peculiares; aplicações; transporte de azimute e de altitude para levantamentos de galerias e poços; etc.).

Unidade 8 – 7o Trabalho [1,0]: Resumo da aula síncrona da unidade 6.

13 e 14

Prazo Final: Conclusão e entrega de todos os trabalhos práticos em CAD (síncrono).

Disponibilidade: para sanar dúvidas dos discentes matriculados na turma 22, visando o Exame Especial.

20

Prazo Final: Conclusão e entrega de todos os trabalhos práticos em CAD (síncrono).

Disponibilidade: para sanar dúvidas dos discentes matriculados na turma 21, visando o Exame Especial.

27 e 28

Exame Especial: Trabalho teórico-prático [10,0].

30

TÉRMINO DO PERIODO LETIVO

Obs.: Esse cronograma está sujeito a ajustes, conforme o andamento das atividades didático-pedagógicas da disciplina. Sendo que as Aulas XXs = CHS síncronas e a = CHS assíncronas.

As atividades práticas de campo são imprescindíveis para o bom andamento, entendimento e conhecimento na disciplina, portanto, essas atividades só serão lecionadas a partir do cumprimento do que determina a Resolução CEPE N° 8.402, ouvidos os órgãos competentes e superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com