TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partida De Motores Elétricos

Monografias: Partida De Motores Elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  6.946 Palavras (28 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 28

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 4

2. MOTOR ELÉTRICO MONOFÁSICO 5

3. MOTOR ELÉTRICO TRIFÁSICO 7

3.1. Motor Trifásico de Múltiplas Velocidades 7

4. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS DOS MOTORES TRIFÁSICOS 11

4.1. Tensão de Funcionamento 11

4.2. Correntes no Motor Trifásico 12

4.3. Rotação no Motor Trifásico 13

4.4. Torque 15

4.5. Potência Mecânica 16

4.6. Potência Elétrica 17

4.7. Rendimento () 18

4.8. Fator de Serviço 18

4.9. Regime de Serviço 19

4.10. Classe de Isolamento 19

4.11. Grau de Proteção (IP) 20

4.12. Categorias 21

4.13. Tolerâncias 22

4.14. Esquemas de Ligações 23

5. SISTEMAS DE PARTIDAS 25

5.1. Partida Direta 25

5.2. Partida Indireta 25

6. CIRCUITOS DE ALIMENTAÇÃO E CONTROLE 31

6.1. Circuito de Força 31

6.2. Circuito de Comando 31

6.3. Dispositivos de Acionamentos 31

7. CIRCUITOS DE CONTROLE PARA PARTIDA DE MOTORES 50

7.1. Partida Direta sem Reversão 51

7.2. Partida Direta com Reversão 52

7.3. Partida Estrela-Triângulo 53

7.4. Partida Compensadora 54

7.5. Partida Dahlander com Reversão 55

8. INFORMAÇÕES ÚTEIS 56

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE MOTORES ELÉTRICOS 56

9. ANOTAÇÕES 62

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 64

1. INTRODUÇÃO

Conhecer como se liga um motor não consiste simplesmente em conectá-lo a rede elétrica. É também ter noções das características internas de cada tipo de motor, saber as normas que auxiliam o bom funcionamento de todo conjunto e dão segurança, as determinações da concessionária de energia elétrica local, enfim, uma série de coisas que farão o sucesso de todo o sistema.

Da mesma forma, os circuitos que comandarão os motores precisam ser de conhecimento bem destacado, pois caso contrário, pequenos detalhes podem gerar uma série de problemas em efeito cascata que poderão resultar em grandes prejuízos.

Deve-se conhecer todos estes aspectos, saber efetuar instalações onde a imaginação e a criatividade são de fundamental importância, assim como indicar a aplicação correta de cada caso.

O objetivo deste curso é trazer subsídios àqueles que estão nestas atividades de instalações elétricas. Serão tratadas as principais características dos diversos tipos de motores elétricos monofásicos e trifásicos, a forma de ligação de cada tipo específico, a maioria dos componentes que são empregados na montagem de quadros de comando, os circuitos manuais e automáticos básicos para comandos em geral, dimensionamento de componentes, sendo seguido por alguns exemplos práticos de máquinas e circuitos automatizados que se utilizam exatamente desses sistemas, de forma a ampliar e auxiliar o aprendizado.

É muito importante salientar ainda que o bom aprendizado exige dedicação, participação e persistência, seguida da experiência que se adquire ao longo do tempo e não pode ser mostrada em nenhum livro.

2. MOTOR ELÉTRICO MONOFÁSICO

Os motores monofásicos são um dos vários tipos de motores existentes. Utilizados principalmente em máquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama etc..., são, em geral, máquinas de pequeno porte, já que são fabricados normalmente em potências de até 2 cv. É raro serem encontrados acima desta potência, pois a utilização de motores trifásicos fica economicamente mais viável.

O estator desses motores é constituído resumidamente por dois bobinados, chamados bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados, tão logo o rotor atinja sua velocidade, o bobinado de arranque é desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho.

A bobina de arranque do motor possui ligado em série consigo um capacitor e um interruptor automático (e é normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automático (na maioria dos motores formado por um interruptor centrífugo associado a um platinado, embora não seja o único modelo existente) desliga a bobina de arranque após a partida do motor. Já o capacitor faz com que surja no interior do motor um magnético girante, que impulsionará o motor a partir.

Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 ou 220 V), a bobina de trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor tensão de funcionamento do motor (Figura 2). A inversão da rotação é feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6.

Na Figura 3 podemos verificar a aparência de um motor monofásico, que se caracteriza pela saliência em sua carcaça onde se encontra o capacitor de auxilio de partida.

3. MOTOR ELÉTRICO TRIFÁSICO

São máquinas que produzem energia mecânica a partir de energia elétrica. Esses motores são alimentados por redes trifásicas, daí seu nome, tendo vários tipos e formas de ligações.

Os motores elétricos trifásicos são os mais utilizados na indústria, por terem o melhor custo benefício na comparação com os demais (evidentemente que nas aplicações compatíveis).

3.1. Motor Trifásico de Múltiplas Velocidades

Este tipo de motor proporciona velocidades diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com