TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Métodos de Partida do Motor Assíncrono Trifásico

Por:   •  17/9/2020  •  Ensaio  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Ensaio 04: Ensaio Métodos de Partida do Motor Assíncrono Trifásico

Introdução

Motores de indução em determinadas condições podem ser submetidos a partidas diretas (tensão plena) sem que se observe queda de tensões consideráveis no barramento de alimentação. No entanto o grande inconveniente de utilizar-se o método de partida direta em motores elétricos são as solicitações térmicas a que ficam submetidos durante a partida. Em muitos processos industriais é exigido do motor um número elevado de partidas durante um ciclo do processo, resultando em elevações na temperatura que conduzem a degradações precoces do sistema isolante. Este é o principal fator a ser considerando na especificação de motores elétricos e seu acionamento.

Alguns inconvenientes são a elevada queda de tensão no sistema de alimentação da rede o que provoca interferência em equipamentos instalados na mesma barra do sistema. Sobre dimensionamento de cabos, chaves, proteções, transformador etc. resultando em custos elevados. As normas de fornecimento de energia definidos pelas concessionárias de energia elétrica que limitam a queda de tensão da rede.

Na impossibilidade de partida direta, pode-se utilizar sistema de partida indireta para reduzir a corrente de partida. Estes métodos de partidas indiretas (reduzem a tensão, variam a freqüência, ou inserem resistências no circuito) e são: Chave estrela-triângulo, Chave compensadora ou autotrafo, Chave de partida estática ou soft-start, Inversor de frequência e Reostato para motores de anéis.

Os métodos de partida, em geral, utilizam a técnica de diminuir a tensão aplicada ao motor durante o processo de partida. Como resultado obtém-se a redução da corrente na partida proporcionalmente a redução da tensão.

Procedimentos do Ensaio

Efetuado a montagem do circuito conforme indica a figura 6.1, utilizando um MIT tipo gaiola de esquilo e instrumentos do tipo ferro móvel.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Figura 6.2 – Circuito para levantamento da característica de partida com chave compensadora.

Anotado os parâmetros do motor indicados na tabela 6.1.

Tabela 6.1 – Parâmetros de placa do motor.

Tensão nominal [V]

Corrente nominal [A]

[pic 5]

[pic 6]

Corrente de partida [A]

220

9

0,5

0,5

4,5

[pic 7]

Com o propósito de calcular a corrente de partida aproximada do MIT, considerando o efeito da saturação e da corrente de “inrush”, bloquear momentaneamente o eixo do motor. Ajustar a corrente para um valor de 2xIN, neste caso 18A. Medir os parâmetros indicados na tabela 6.2.

Tabela 6.2 – Valores medidos com rotor bloqueado com o dobro da corrente.

Tensão nominal [V]

Tensão medida [V]

Corrente nominal [A]

Corrente medida [A]

Calcular a Corrente de partida [A]

220

120

9

18

3

Realizado montagem do circuito para partir com uma chave estrela delta (Υ/Δ). A chave utilizada é a ilustrada na figura 3.1. Com a chave na posição em delta (Δ) ajustar a tensão do motor, utilizando o varivolt, para a tensão nominal. Voltar à chave Υ/Δ para a posição zero. Esperar o motor entrar em repouso e a seguir efetuar nova partida. Inicialmente colocando a chave na posição Υ, anote o valor da corrente lida no amperímetro na tabela 6.3, esperar o motor acelerar e comutar para a posição Δ. Durante o processo observe o amperímetro. Mantendo a chave Υ/Δ na posição Δ desligar a fonte, esperar o motor parar e efetuar nova partida, anote o valor da corrente lida no amperímetro na tabela 6.3.

Tabela 6.3 – Valores medidos para partida estrela delta.

IPY

IPΔ

Calcular CPY

Calcular CPΔ

11,8

38,4

12,89

45,60

Note que o efeito da inércia do conjunto móvel do amperímetro aliado ao sistema de frenagem, não permitem uma leitura adequada da corrente de partida do motor. A fim de calcular os valores aproximados desta corrente, utilize os valores de placa obtidos do motor na tabela 6.1 e os valores medidos na tabela 6.2. Com os calores calculados preencha a tabela 6.4.

Tabela 6.4 – Valores calculados para partida estrela delta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (352.7 Kb)   docx (589.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com