TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Motor de Partida

Por:   •  10/3/2020  •  Bibliografia  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

    O motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica. Sendo assim fica inoperante após realizar esta função no sistema de partida, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento. O primeiro motor de partida do mundo automotivo surgiu em 1912 em um Cadillac, nos Estados Unidos, e a partir de então as mulheres começaram a ter mais acesso ao automóvel uma vez que para ligar o carro não era mais preciso ter forças para girar a manivela.

   

    O motor de partida é alimentado por um cabo positivo ligado diretamente da bateria e um cabo negativo ligado á carroceria do veículo, e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solta a chave. Durante o funcionamento o solenoide (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o impulsor de partida até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenoide fecha o circuito principal energizando a bobina e o induzindo através do porta escovas criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

    Além do que foi dito anteriormente, vale ressaltar que o motor de partida é uma peça com uma ótima durabilidade, porém o uso indevido pode trazer problemas e acarretar no funcionamento do motor. Sendo assim o defeito mais comum são as escovas, pelo fato do material das escovas serem macios, quando a escova está gasta o motor parece girar pesado ou até mesmo nem gira. Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas.

    Segue abaixo algumas características referentes ao motor:

  • Transforma energia elétrica em energia mecânica
  • Produz movimento de rotação.
  • Produz o torque inicial para vencer o atrito interno do motora combustão.
  • Funciona com a corrente contínua
  • Possui sistema de segurança impulsor com roda livre.

    Vale ressaltar também que um bom motor de partida dificilmente deve ser percebido pelo motorista, mas ele desempenha um papel vital, sendo assim uma partida a frio de forma confiável, execute operações de partida e parada suaves que economize combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com