TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTIDAS DE MOTORES TRIFÁSICOS AUTOMAÇÃO INSDÚSTRIAL

Por:   •  16/4/2021  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUERA – Prof. Miguel Reale

MÁQUINAS ELETRICAS II

PROF. JOÃO BOSCO

PARTIDAS DE MOTORES TRIFÁSICOS

AUTOMAÇÃO INSDÚSTRIAL

WELLINGTON ALVES MONTEIRO MARCIANO RA: 2570901822039

SÃO PAULO, 2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................3
  2. PARTIDAS DE MOTORES TRIFÁSICOS .........................................................4

2.1 Partida Direta ...................................................................................................4

2.2 Partida Com Reversão ....................................................................................4 2.3 Partida Estrela-Triângulo.................................................................................4 2.4 Partida Dahlander ............................................................................................4

  1. ACIONAMENTO E DESLIGAMENTO DE CADA PARTIDA .........................4 3.1 Partida Direta ...................................................................................................4 3.2 Partida com Reversão ......................................................................................4 3.3 Partida Estrela-Triângulo.................................................................................4 3.4 Partida Dahlander ............................................................................................4
  2. Esquemático de partidas ...................................................................................... 5
  1. Partida Direta ..................................................................................................5
  2. Partida com Reversão .....................................................................................7
  3. Partida Estrela-Triângulo ................................................................................9
  4. Partida Dahlander ..........................................................................................11
  1. CONCLUSÃO ....................................................................................................13
  2. REFERÊNCIAS ..................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

Quando a corrente de partida do motor é elevada pode ser que ocorram algumas consequências como, interferência nos equipamentos instalados por queda de tensão no sistema, cabos e contatores precisam ser superdimensionados o que acarreta custos elevados entre outros. Com o objetivo de evitar esses problemas, algumas soluções são partidas onde o consumo de corrente inicial é reduzido por um curto intervalo de tempo como acontece na partida estrela-triângulo.

2. PARTIDAS DE MOTORES TRIFÁSICOS:

2.1) Partida direta

Neste sistema o motor recebe plena tensão em seus terminais no instante de partida. Os motores de rotores de gaiola podem partir a plena carga, onde a corrente se elava de 4 a 8 vezes a corrente nominal, conforme o tipo e número de polos.

2.2) Partida com Reversão

Para realizar a inversão de rotação em um motor elétrico trifásico é necessário é necessário inverter dois de suas três fases.

2.3) Partida Estrela

Triângulo Usadas como forma de suavizar os efeitos que as partidas de motores elétricos têm nas redes elétricas já que a corrente é reduzida para 1/3 do seu valor nominal, este tipo de acionamento só é possível se o motor possuir no mínimo seis terminais e dispor de duas tensões nominais, como por exemplo 380/660 v ou 22/380 v. O procedimento é feito de forma que inicialmente o motor é ligado na configuração estrela até atingir velocidade aproximada a de regime, onde esta conexão é desacionada e substituída pela ligação em triangulo.

2.4) Partida Dahlander

Os motores com enrolamento para duas velocidades são conhecidos como “motores Dahlander”, este proporciona dois fechamentos distintos atendendo as situações que exigem duas velocidades na relação 1:2.

3. ACIONAMENTO E DESLIGAMENTO DE CADA PARTIDA

3.1) Partida direta

Neste método o acionamento de motores de corrente alternada recebe alimentação diretamente da fonte geradora e sofre interferência somente dos contatores, disjuntores e relé térmico.

3.2) Partida com Reversão

Esta é feita pela inversão de duas das três fases de alimentação, e este trabalho é efetuado por dois contatores onde cada um é responsável por um sentido de giro, cada contadora é acionada por um botão e ambas possuem intertravamento.

3.3) Partida Estrela

Triângulo Neste método a partida utiliza de uma chave denominada Estrela – Triângulo podendo ser manual ou automática, esta é ligada nos terminais do motor (que deve ser de no mínimo 6 terminais disponíveis). O motor inicia em estrela para reduzir o pico de corrente na rede já que neste método sua corrente é de 1/3 da nominal e ao atingir uma velocidade próxima a de regime o sistema troca para ligação triangulo.

3.4) Partida Dahlander

Trata-se de um motor trifásico que permite duas velocidades diferentes por meio do fechamento do motor que possibilita alterar o número de polos para o dobro, mantendo assim uma relação de velocidade de 1:2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (711.3 Kb)   docx (584.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com