TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia das Construções

Por:   •  25/3/2016  •  Artigo  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

ARTIGO:

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

SUMÁRIO

Resumo.............................................................................................................. 04

Introdução......................................................................................................... 05

1. A Patologia..................................................................................................... 06

2. Levantamento de Dados................................................................................ 06

3. Analise dos Resultados.................................................................................. 07

4. Desempenho.................................................................................................. 08

5. Manutenção e Assistência Técnica dos Edifícios........................................... 09

6. Analise Pós Ocupacional................................................................................ 09

7. Finalmente...................................................................................................... 10

Conclusão........................................................................................................... 11

Referencias de Apoio......................................................................................... 12

RESUMO

Este trabalho analisa o tratamento dado às patologias do ponto de vista gerencial. Para fundamentar as idéias, foi utilizada uma pesquisa de opinião de 27 empresas que atuam no mercado imobiliário curitibano, executando obras para as classes A e B. Assim foram colocadas questões o respeito de assistência técnica, incidências de patologias e análise pós-ocupacional.

Verificou-se que há uma grande diversidade na forma de atuação das empresas em relação às manifestações patológicas. Algumas simplesmente ignoram o problema e outras tiram proveito de situações negativas, chegando a atuar de forma preventiva.

Percebe-se também, que a maioria dos técnicos acredita que as patologias têm origem principalmente na fase de execução, contrariamente ao que demonstram as pesquisas de instituições estrangeiras, quando revelam os erros de concepção de projeto como os grandes causadores de defeitos nas obras.

Conclui-se que há grande preocupação em se melhorar a qualidade dos edifícios, porém pouco se tem feito de concreto ao rigor os edifícios continuam a ser executado de forma inadequada, com grande falta de planejamento. O gerenciamento ainda é feito muito mais por sentimento que pela técnica. Os usos de indicadores de qualidade relativos a patologias são desprezados enquanto ferramentas para tomada de decisões, afetando diretamente os resultados dos empreendimentos.

INTRODUÇÃO

Patologia da Construção Civil em definição – “Ciência que estuda as origens, causas, mecanismos de ocorrência, manifestações e conseqüências das situações em que as construções, ou suas partes deixam de apresentar o desempenho mínimo pré-estabelecido”.

Na maioria dos casos as patologias são provenientes de uma seqüência de erros, que partem do projeto até a própria execução dos trabalhos e a aplicação de um material que não é apropriado, sendo possível minimizar ao máximo os índices patológicos de uma construção estudando muito as praticas e materiais a serem aplicados.

Enfocado as partes gerenciais das Patologias, pesquisando e levantando o dado com construtoras que passam constantemente por problemas de patologias, foi possível prescrever o que se segue.

1. A PATOLOGIA

A Construção Civil, especificamente nos últimos cinco anos tem sido bombardeada por criticas relativas á sua postura atrasadamente conservadora. A única coisa certa é que haverá mudanças. E só existem mudanças se as pessoas mudam. Os clientes externos e internos das construtoras têm cada vez mais acesso às informações e exigem que os produtos e serviços tenham, de fato e de direito, qualidade total. A velocidade das exigências é incomparavelmente maior que a do atendimento.

Mas, como conseguir este produto perfeito de não investigar as causas da imperfeição? Quais são, afinal, os problemas mais comuns? Quais são os mais difíceis de resolver?

O gerente do empreendimento só pode ser considerado eficaz se o resultado foi completamente satisfatório. A gerência da rotina deve incluir a percepção de falhas futuros fundamentando-se em dados e fatos coletados em outros projetos. Enfim, a gerência da melhoria só poderá ser implementada se houver consciência e registro daquilo que não atendeu ao especificado e, portanto ansiosamente esperado pela mais importante peça do ciclo da qualidade: o usuário.

O edifício, devido a crescente complexidade das relações humanas, tem hoje que dar respostas cada vez mais elaboradas às necessidades do homem. Daqui se percebe a necessidade de se investigar o desempenho do edifício, considerando a crescente mudança no comportamento dos usuários, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com