TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias nas construções

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.559 Palavras (27 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 27
  1. INTRODUÇÃO

O revestimento de paredes, tetos e elementos estruturais fazem parte do acabamento de uma obra. Por isso, mesmo tratando-se da parte estética de uma edificação, são encontradas várias patologias, entre elas, defeitos e imperfeições. Essa razão instiga a busca sobre o conhecimento deste assunto, para entender por quais motivos essas patologias acontecem.

Segundo Carraro (1998), com a crescente exigência do mercado atual, várias empresas do ramo da construção civil, tiveram que se adaptar para conseguir manter a qualidade nas suas construções, em prazos cada vez mais curtos e com menores custos. Desse modo, as construtoras cada vez mais buscam alternativas para manter e conquistar novos clientes, tendo em vista a crescente competitividade neste setor. Por isso, quanto maior a concepção em relação aos acabamentos, melhor a adaptação e qualidade de obras futuras.

Conforme Resende (2005), as falhas construtivas, frequentemente encontradas nas obras formam uma série de problemas e consequências patológicas, as quais apresentam em curto prazo, problemas que comprometem a funcionalidade, conforto, estética e em muitos casos, até mesmo a segurança. Em termos de qualidade na produção e execução das obras, pode-se dizer, que está, é uma característica que vem sendo cada vez mais almejada por construtoras e clientes, o que reforça dados estatísticos de que a concorrência na construção civil está cada vez mais atrelada a esse fator.        

Para Carraro (1998), quanto maior o controle em relação ao que acontece no dia a dia da obra, melhor será a evolução na qualidade de obras futuras. Entretanto, para desempenhar os serviços em uma construção, às empresas necessitam de profissionais qualificados, o que, muitas vezes, não é possível, resultando em serviços executados de maneira irregular, obras condenadas, e principalmente o surgimento de patologias nas construções.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Identificar as patologias existentes nos revestimentos de elementos estruturais e de vedação nas construções.

  1. Objetivos Específicos

  1. Verificar se as condições de execução dos revestimentos estão sendo realizados conforme os padrões de normas;
  2. Analisar as formas de execução dos serviços bem como o cuidado com os materiais depois da aplicação;
  3. Identificar os tipos de patologias existentes nas obras e como se pode evitar o seu surgimento;
  4. Encontrar alternativas para diminuição do desperdício de material evitando o retrabalho das atividades.

  1. JUSTIFICATIVA

A velocidade de construção das obras hoje em dia, fez com que a maioria das etapas da construção fosse acelerada, com isso, cada vez mais o item qualidade nas construções fica mais difícil de ser obtido. A redução do tempo na execução dos processos construtivos e aliado a prática de redução dos custos, está gerando sérias consequências na qualidade final da obra.  

O revestimento é utilizado como uma ferramenta para baixar custo e acelerar a produção da obra, consequentemente etapas cruciais de produção do revestimento estão sendo sacrificadas. Estas falhas de produção em etapas básicas de produção é umas das principais causas geradoras de anomalias no revestimento. Sabe-se que estas patologias possuem diversas origens, não apenas na etapa de produção, mas também oriunda de uma falha de projeto (muitas vezes o empreendimento não possui projeto específico de produção de fachadas), mas também como uma falha na escolha dos materiais, falha nos processos executivos ou mesmo falha de utilização do edifício pelos moradores.

O tema patologia assume cada vez mais importância na qualidade da construção, sendo que a quantidade de material desperdiçado decorrentes de problemas que acontecem no momento da execução e ao longo do tempo das edificações é muito grande. Esses problemas geram custos e transtornos indesejáveis para a obra e depois de sua ocupação, de modo que deve-se tentar minimizar os motivos pelos quais são causados. Os fatores significativos que auxiliam na escolha do tema foram as experiência adquirida no acompanhamento das edificações e o contato direto com consultores e empreiteiros que trabalham na atividades.

A parte do revestimento que oferece, muitas vezes, o acabamento dos elementos estruturais e de vedação, é uma fase importante da construção. Através das camadas de revestimento pode-se esconder defeitos que surgem no levantamento das alvenarias, que auxiliam na proteção externa das paredes, evitam infiltrações da chuva que por ventura possam vir a prejudicar a vida útil do material, e até mesmo prejudicar a saúde do morador em virtude disso é muito importante dar o devido cuidado em todas as etapas dos revestimentos, desde a fabricação até as possíveis manutenções ao longo do tempo.  

        O desenvolvimento da presente pesquisa justifica-se no entendimento sobre estes materiais e seu comportamento que ajudará a desenvolver tecnicamente nas empresas melhores resultados qualitativos, na tentativa de reduzir as anomalias neste tipo de revestimento.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa EG Construtora destaca-se por ser uma das maiores do município de Xanxerê-SC, conhecida por sua atuação na construção civil, a qual se encontra no mercado de trabalho a mais de 20 anos. De um porte elevado, é conhecida por ser uma empresa familiar. Através de sua grande estrutura e grau de satisfação dos clientes, a empresa EG Construtora, atua com honestidade e é reconhecida pela qualidade dos serviços prestados.                                                                        Fundada em 1993 e gerida pelo seu sócio gerente Sr. Eliseu Gasparrini e sua esposa Iraci Gasparrini, é uma empresa de propriedade privada que atua no ramo de engenharia e construção civil, especializada em obras industriais, comerciais e residenciais. Com sede na cidade de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina, atua principalmente na região compreendida como AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) que engloba alguns municípios da região Oeste. Desde sua criação a EG Construções tem crescido constantemente, a demanda de projetos, tamanho da organização e escopo de capacidades. São várias edificações comerciais e residenciais para investimento e moradia, com apartamentos de excelente padrão e acabamento, construções em agroindústrias, unidades de beneficiamento de sementes, entre outras.        A EG Construções conta com profissionais qualificados, mantendo-os sempre treinados e atualizados com o que há de moderno no mercado, proporcionando máxima qualidade em seus serviços. A empresa também possui um setor de engenharia, desenvolvimento e consultoria de projetos, tendo como foco principal a área civil e elétrica.                                                                                         A missão da empresa EG construção é construir empreendimentos de qualidade, capazes de superar a expectativa dos clientes. Sua visão é que no segmento médio da construção civil, seja uma referência de inovação, qualidade e satisfação dos clientes.                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (497.2 Kb)   docx (228.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com