TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido De Material

Ensaios: Pedido De Material. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este artigo descreve um estudo de caso em logística reversa sobre embalagens retornáveis adequadas para transporte internacional de peças para motores a diesel. O estudo diz respeito a cabeçotes exportados do Brasil para os Estados Unidos da América, por via marítima. Inicia-se por uma revisão em logística reversa. A seguir descreve-se o caso, com base em informações colhidas pelos pesquisadores junto à empresa. Descrevem-se os fatos, investigam-se as causas que os originaram e compara-se o processo original de exportação, com embalagens descartáveis, com o novo processo, com embalagens retornáveis, que opera um canal de distribuição reverso. Avaliaram-se os ganhos financeiros, logísticos e ambientais do projeto, de forma a relacionar criticamente a teoria com a prática.

Palavras-chave: Logística reversa, embalagens retornáveis, gestão ambiental.

________________________________________

ABSTRACT

This paper describes a case study in reverse logistics, dealing with returnable packaging, suitable for international transportation of parts required by diesel engines assembly operations. The study refers to cylinder heads, exported from Brazil to USA, by sea. The paper begins by revisiting issues in reverse logistics. Then describes the case, supported by information gathered by researchers with technical personnel from the firm. Beyond the pure facts, the researchers aimed to find out why the firm took such a decision, comparing the exportation process, how it was and how it is now, and the operation of a reverse distribution channel. The text assesses financials, logistics and environmental benefits from the actions, relating critically theory and practice.

Key words: Reverse logistics, returnable packaging, environmental management.

________________________________________

INTRODUÇÃO

A logística reversa vem sendo reconhecida como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno de bens ao seu ciclo produtivo de origem ou à sua destinação, como matéria-prima, a outro ciclo produtivo. O bem pode retornar em forma próxima à original, como retorno pósvendas, ou em forma de resíduos, rejeitos ou refugos, como retorno pós-consumo. O retorno pós-vendas é devido, principalmente, a problemas de qualidade, tais como defeitos de fabricação ou erros de projeto, e a problemas comerciais, tais como erros de expedição, consignações não requisitadas, sobras de promoções, obsolescência tecnológica ou de moda e perda de validade. O retorno pós-consumo se dá, principalmente, pela incapacidade de quem consome o bem de dar destinação adequada às partes resultantes do consumo ou aos resíduos.

A fronteira entre logística direta e reversa não é estritamente definida, na medida em que os conceitos de matériaprima e de cliente final podem ser relativizados em algumas cadeias produtivas. Carros sucateados, por exemplo, são importante matéria-prima para aciarias equipadas com fornos elétricos a arco voltaico.

Fluxos reversos desempenham papel central na estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com