TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido De Material

Trabalho Escolar: Pedido De Material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas

O QUE SÃO OS “RECURSOS HUMANOS”?

“São as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja seu nível hierárquico ou sua tarefa na atividade organizacional. Os recursos humanos estão distribuídos no nível institucional da organização (direção), no nível intermediário (gerência e assessoria) e no nível operacional (supervisores de primeira linha, técnicos, funcionários e operários abaixo deles). Constituem o único recurso vivo e dinâmico da organização, aliás, o recurso que decide e manipula os demais, que são inertes e estáticos por si. Além disso, constituem um tipo de recurso dotado de uma vocação dirigida para o crescimento e desenvolvimento.

As pessoas trazem para as organizações suas habitualidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos, percepções etc. Sejam diretores, gerentes, funcionários, operários ou técnicos, as pessoas desempenham papéis altamente diferentes – os cargos – dentro da hierarquia de autoridade e de responsabilidade existente na organização. Ademais, as pessoas são extremamente diferentes entre si, constituindo um recurso altamente diversificado em face das diferenças individuais de personalidade, experiência, motivação etc. Mais do que recursos, elas são participantes da organização”.

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Capacidades estratégicas

Capacidades funcionais

Capacidades operacionais

SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES HUMANAS

Sistema autoritário-coercitivo

Sistema autoritário-benevolente

Sistema consultivo

Sistema participativo

Subsistemas de Recursos Humanos

1. Subsistema de PROVISÃO de Recursos Humanos

Em Gestão de Pessoas I, vocês puderam estudar este subsistema quando da análise do tema de recrutamento e seleção. Vamos relembrar alguns conceitos e definições:

“O processo de provisão refere-se ao recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível. Uma seleção mal realizada traz conseqüências sérias para a organização, que têm impactos diretos no desempenho da mesma. No processo de seleção e recrutamento, geralmente realiza-se o recebimento de currículos, dinâmicas de grupos, entrevistas, provas seletivas, dentre outras atividades, de acordo com os critérios estabelecidos pela organização. Uma seleção estratégica começa por conhecer os valores, as crenças, da pessoa que se está pleiteando para o cargo. Obviamente que não se conhece uma pessoa numa simples conversa de alguns minutos. Mas, se o profissional de RH souber valer-se de algumas táticas neste processo, certamente poderá coletar informações estratégicas que ajudarão na tomada de decisão. Além da formação profissional e das competências, cada vez mais deve-se observar aspectos relacionados à personalidade das pessoas, o modo de vida, seus sonhos e expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com