TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido De Material

Trabalho Escolar: Pedido De Material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

• Metodo1. MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O que é método ? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos ? São caminhos previstos pelo método científico: delimitação de um problema e objetivos específicos; realização e interpretação de observações, com base nas relações encontradas, fundamentando-se, se possível, nas teorias existentes.

• Métodos quantitativos São caracterizados pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas: percentual, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, dentre outras.

• É aplicado nos estudos descritivos (O QUE É): Descobrir e classificar a relação entre variáveis; Investigar a relação de causalidade entre fenômenos. Prevêem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da freqüência de incidências e de correlações estatísticas.

• Exemplos : uma situação específica, um grupo ou um indivíduo; abordagem de aspectos amplos de uma sociedade (descrição da população economicamente ativa, do emprego de rendimentos e consumo, do efetivo de mão-de-obra: levantamento da opinião e atitudes da população acerca de determinada situação; caracterização do funcionamento de organizações; identificação do comportamento de grupos minoritários.

• Exemplo de uma situação específica: A reação de um gestor escolar sobre o uso de novas técnicas no ensino da geografia. Observação: visa apenas investigar as reações e não os fatores que as determinam, bem como a relação entre as reações do gestor e seu estilo de dirigir a escola.

• O estudo descritivo identifica, ordena e classifica as características dos fenômenos. Através desta dinâmica surgem novos estudos descritivos que procuram explicar os fenômenos, ou seja, analisar as variáveis que influenciam ou causam o surgimento dos fenômenos.

• muito importante estudos que correlacionem variáveis para um melhor entendimento do comportamento de diversos fatores e elementos que influem, causalmente, sobre determinado fenômeno.

• Estudo de correlação de variáveis: Escore contínuo : testes de inteligência, testes de avaliação e testes padronizados. Por exemplo: ao se medir o QI de um indivíduo é possível obter teoricamente um escore em qualquer ponto da amplitude. As informações são expressas em, apenas, duas categorias.

• Dicotomia artificial: a divisão dos habitantes de um bairro em duas categorias segundo o nível de renda familiar, isto é, aqueles com renda alta e aqueles com renda baixa. Ao se compararem os indivíduos de ambos os grupos, é possível verificar que são semelhantes em vários aspectos , exceto quanto à renda familiar.

• Dicotomia verdadeira: é desnecessário estabelecer um ponto arbitrário para dividir o número de casos em dois grupos. Neste caso, os membros de um grupo possuem algumas características que, de fato, os diferenciam dos indivíduos do outro grupo, por exemplo, a variável sexo.

• Categórica: quando, por exemplo , a variável sexo pode ser estudada na perspectiva da aprendizagem, aspirações, nível salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com