TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Mísulas

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PROMOVE SETE LAGOAS

LUCAS ANICETO SOUZA

MÍSULAS

Sete Lagoas

2020

LUCAS ANICETO SOUZA

MÍSULAS

Pesquisa, realizada e entregue a Faculdade Promove Sete Lagoas, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro Civil.

Sete Lagoas, 09 de Junho de 2020.

Professor(a) Avaliador(a)

________________________________________

Professora Flávia Müller Grigoleto

Sumário

Introdução 4

Mísula 5

Objetivo 6

Vantagens 7

Desvantagens 7

Imagens 8

Alguns tipos de mísulas 8

Tabelas utilizadas para dimensionamento da peça estrutural com mísula 10

Conclusão 20

Referências Bibliográficas 21

Introdução

As estruturas isostáticas estão por todos os lados, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A estabilização de uma estrutura vai muito mais além do que ela se manter de pé. Suporte a cargas, reações de apoio consistentes, ausência de flambagens são alguns dos fatores que fazem as estruturas isostáticas seguras.

Para realizar uma construção com tudo nos conformes são utilizados, materiais de boa qualidade, embasamento profundo nas Normas Regulamentadoras, estudo de projeto ou até mesmo elaboração do mesmo.

As mísulas são utilizadas para melhorar as reações de apoio, assim trazendo melhor estabilidade e diminuição de esforços na estrutura.

Geralmente são utilizadas em obras de médio e grande porte, dentre elas podemos citar edifícios e pontes. As mísulas funcionam como uma espécie de mão francesa, que ajuda na sustentação e no recebimento de cargas, vindos da própria estrutura ou de fatores externos.

Mísula

Conforme define Aurélio em seu dicionário “Mísula é um aumento da seção de uma peça (normalmente vigas) para mudar esforços dessa peça e da estrutura. Dentro de estrutura podemos também denominar mísula como sendo “voute”, termo de origem francesa ou mesmo “Mão francesa” segundo denominação clássica no Brasil.

Mas em questão, se analisado no mundo da engenharia civil compreende-se que uma mísula geralmente é definida como sendo uma viga curta em balanço, sendo dimensionada através do modelo de treliça. As cargas de cálculo são transmitidas ao pilar através de bielas comprimidas e tirantes. Tipo de peça resistente, com forma de base triangular, saliente de parede vertical, com a função de servir de apoio a uma cornija ou um arco.

Objetivo

Em estrutura mísula é um aumento de inércia de uma viga na região do apoio. O aumento de inércia provocado pela mísula gera o aumento da altura da viga. Uma vez que o momento de inércia de uma seção retangular é b*h3/12. Já para as vigas de seção retangular a altura h será elevada à terceira potência (h³). Esse aumento da altura implica em elevar a inércia dessa viga num potencial três vezes maior.

Essa estratégia da construção civil de introdução de mísula em uma viga pode ser vista na estrutura abaixo equivalente uma com a introdução da mísula na estrutura gera redistribuição dos esforços nos apoios (pilares) e viga com melhor desempenho para a estrutura. Os momentos positivos da viga são diminuídos, em especial o momento máximo e se beneficia da inércia dos apoios (pilares) com introdução de momentos negativos que podem ser suportados pelo pilar, mas não foi levando em conta, uma vez que o dimensionamento dos pilares foi feito para a força Normal (tensões somente de compressão).

Além disso, a mísula dá a estrutura uma boa composição estética ao gosto de muitos arquitetos. Os arcos antigos já eram feitos com engrossamento das vigas na região dos pilares e compunham um quadro agradável dentro de uma arquitetura.

A mísula auxilia também para os esforços de tensões tangenciais (força cortante/cisalhamento). O aumento da seção de concreto gera diminuição das tensões tangenciais com benefício para o dimensionamento à força cortante.

Vantagens

• Maior estabilidade da estrutura.

• Ajuda para que não haja flambagem na estrutura.

• A mísula auxilia também para os esforços de tensões tangenciais (força cortante/cisalhamento).

• Funciona como auxilio de cargas sobre a estrutura.

• Auxilia no recebimento de cargas da própria estrutura e de fatores externos, exemplo: caminhões circulando sobre uma ponte.

• Diminuição da variação da inércia.

• Boa estética e bem aceita por arquitetos.

Desvantagens

• Adiciona mais peso a estrutura.

• Pode ser um custo a mais na construção.

• Necessidade de recalcular os esforços e cargas se inserida depois de o projeto calculado.

Imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com