TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESFIO PROFISSIONAL ANHANGUERA PROJETO ESCOLAR

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 3][pic 4]

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado como forma de avaliação

das disciplinas: didática da história e geografia e organização e metodologia do ensino fundamental. Elaborado

pelos acadêmicos: Marcia Estela Escobar – RA: 9137270261, Vanessa Kadar Bunzen – RA: 9904007135,

Fatima Zely de Moraes Afonso – RA: 9612518377,

Raquel de Moraes Candia – RA: 9652538782, orientado pela tutora presencial Joelma N. F. Moura.

Ponta Porã

2016

Introdução

Visitamos uma instituição de ensino e fizemos um levantamento de algumas características importantes da turma, do espaço físico da escola, conhecemos a proposta pedagógica e a organização do trabalho. A partir disso, elaboramos um projeto para conscientizar as crianças da importância da água para a vida, sua preservação, seus estados e o não desperdício deste bem tão precioso.

Análise das características da turma:

Nome da instituição de educação infantil: CEINF Eurora Ramos

Quantidade de turmas atendidas: 1

Quantidade de crianças em cada turma: 22

Faixa etária de cada turma: 1 a 2 anos

Quantidade de crianças que moram com:

Pai e mãe: 12

Só com o pai: 0

Só com a mãe: 3

Mãe e padrastro: 2

Pai e madrastra: 1

Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 4

Quantidade de crianças com problemas de saúde: 0

Quantidade de crianças com necessidades especiais: 0

Hábito das crianças que merecem destaque:

2 crianças usam chupeta, 2 dormem apenas com um travesseiro específico e chupeta e 1 dorme apenas com coberta

Análise do espaço fisíco da instituição

Os ambientes são claros, com boa iluminação, ventilados, arejados e com espaço suficiente para as crianças. Os banheiros são inadequados, pois não possuem assentos e pias apropriados para as crianças.

O espaço para bebês é uma sala ampla com tapetes, televisão, dvd, almofadas no chão, brinquedos e livros á disposição das crianças. A organização das salas é feita pelas auxíliares das professoras após o término das aulas. O pátio da escola possui mesas onde as crianças normalmente desenvolvem atividades com tintas, possui também um parquinho com vários brinquedos em bom estado de conservação, com uma árvore, grama e areia, onde elas podem explorar o meio ambiente também.

Infelizmente a escola não possui em todos os locais os cuidados com a segurança das crianças, sendo o piso escorregadio e sem emborrachado, não possui rampa de acessibilidade, as escadas sem corrimão e alguns armários com ferrugem.

PROJETO ÁGUA ESSENCIAL PARA  A VIDA

O projeto ‘’Água essencial para a vida’’, visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à  preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, seus ciclos e sua importância para a vida.

O projeto proposto, apresenta para as crianças uma visão ampla que envolve muitos problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar assim a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

A principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e aptos a decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão aprendidos na prática do dia-a-dia e no meio social. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico e à qualidade do ar e do espaço; adotar por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água; levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e por fim conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com