TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilares administratios

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.386 Palavras (22 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

CURSO SUPERIOR: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO1ͦ C

 WAGNER FONZI

NOME:  Érica Sanches Vieira de Souza      RA: 2484615217

NOME: Guilherme de Oliveira Silva             RA: 1529130648                                                                

         NOME: Ian Rodrigo P. Faria                        RA: 1595874139

NOME:  Leticia Justino Gasparini                RA: 2862971191                                                                    

NOME:  Matheus de Souza Costa Sales     RA: 2873891909                                                                            

NOME:  Thiago Jose Rocha                         RA: 1575165716

Ribeirão Preto 2015

INTRODUÇÃO

Em um mercado em constantes informações, na qual a tecnologia e a economia se tornam mais importantes, influenciando o comportamento do fornecedor e coincidentemente exigindo das empresas mais qualidade.

Neste ambiente, é imprevisível que nas organizações procurem saber qual sua posição no mercado para determinar onde querem chegar e o que devem fazer para atingirem seus objetivos.

Para isso e importante que as organizações conheçam seu negocio, buscando melhorar continuamente a forma de realizar suas atividades, identificando quais as oportunidades e ameaças existentes no mercado e procurem aproveitar aquelas oportunidades que mais favoreçam o desenvolvimento da empresa.

Outro fator importante é estar sempre atualizado e mantendo contato sempre com os clientes e concorrentes, para poder determinar quais objetivos pretendem atingir, para assim, alcançar o resultado desejado.

Por esta razão é necessário fazer um planejamento estratégico, tático e operacional que visa identificar as ameaças e oportunidades, força e fraqueza, e a partir dai formular estratégias possíveis para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças e assim cumprindo a missão estabelecida.

O planejamento é uma das ferramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor o seu negocio e independentemente do tamanho é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias.

O planejamento estratégico, tático e operacional tem como objetivo realizar um diagnóstico do ambiente externo e interno da empresa para detectar ameaças e oportunidades, as forças e as fraquezas e conseqüentemente estabelecer sua missão, visão, os objetivos e as estratégias da empresa.

Nesse sentido, a METALFIXER, empresa de fabricação de parafusos luta pela qualidade e bem estar de seus clientes, buscando sempre satisfazê-los em suas necessidades e desejos.  

OBJETIVO
Analisar os dados da empresa MetalFixer uma empresa, de origem familiar no ramo de fabricação de parafusos, foi fundada em 1960 que teve bons resultados até o ano de 2001, quando um dos filhos do fundador passou a presidi-la, e outros três irmãos assumiram, respectivamente, os cargos de diretor administrativo, de produção e comercial.
Entre 2001 e 2010, houve grandes investimentos na modernização dos equipamentos; porém, com a morte do fundador em 2009, desentendimentos entre os irmãos começaram a dar sinais de desgastes, e o reflexo negativo começou a aparecer em 2011.
Em 2012, contrataram um diretor de Recursos Humanos fora do grupo familiar para tentar elaborar uma nova estrutura da empresa, porém sem bons resultados, levando à demissão de vários funcionários, permanecendo os mais antigos que eram conhecidos do fundador e, posteriormente, à venda da empresa em 2013.
A nova empresa, formada por um grupo de empresários da região, tem laços de amizade com os antigos proprietários da MetalFixer e manteve a estrutura até o resultado da consultoria contratada.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um organograma e planejamento estratégico, tático e operacional, da empresa METALFIXE.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Identificar o ambiente externo e interno da empresa.
  • Levantar a estratégias vigentes.
  • Estabelecer a missão de negocio.
  • Elaborar objetivos e estratégias.
  • Apresentar um plano de ação.
  • Esboçar um organograma

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do planejamento permite que a empresa METALFIXER conheça sua posição no mercado, identificando suas eficiências e utilizando de forma adequada seus recursos físicos, financeiros e humanos. Sempre buscando melhorar as condições e preparando um diagnostico para solucionar esses problemas, aprimorar o desenvolvimento das suas atividades e alcançar os objetivos traçados pela organização.

Sendo este um trabalho realizado pela primeira vez na empresa, a academia espera aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o curso, aplicá-los na empresa e contribuir para seu crescimento.

REVISÃO TEÓRICA

A elaboração e o desenvolvimento de um planejamento permite que as organizações identifiquem suas condições internas e externas, quais as variam mudanças que ocorrem freqüentemente neste ambiente.

Atualmente pode-se dizer que os planejamentos assumem um papel importante nas organizações, visando sempre alcançar os objetivos e buscando identificar de forma clara as suas ameaças e oportunidades, suas forças e fraquezas.

Sendo assim, esse capítulo apresente os principais conceitos necessários para a condução do trabalho.

CONCEITUANDO O PLANEJAMENTO

O planejamento sempre é recomendado pra qualquer tipo de situação. Ajudando a identificar as condições que o ambiente apresente, pois quanto mais complexo e incerto for o ambiente organizacional, maior a sua necessidade. “Nos últimos anos, as atividades de planejamento vem se tornando cada vez mais importante tanto para a atuação dos governos como das empresa” ( BETHLEM, 1999, p. 103), isso ocorre em função da complexidade do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com