TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PILARES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Dissertações: PILARES DA CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 3

Explique a cultura organizacional. Defina cultura forte e cultura fraca.

A cultura organizacional equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como ideias, crenças, costumes, regras, técnicas etc. Cultura forte é quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos Colaboradores e influencia comportamentos e expectativas, Antes as organizações eram conhecidas pelos seus prédios e edifícios. Hoje são conhecidas pela sua cultura corporativa. Cultura Fraca é quando os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores adotados pela maioria, menor o grau de comprometimento com eles.

02 – Por que a cultura parece com um Iceberg? Explique.

Segundo Chiavenato a comparação da cultura organizacional a um iceberg é devido ao um percentual muito pequeno que é visível sobre a superfície das águas, permanecendo a sua maior parte oculta, fora da visão das pessoas, mas que, no entanto, está ali sustentando, direcionando, com uma vitalidade imensa. Desvelar o que está oculto é fundamental para entender o pensamento das organizações, quais os sentimentos, valores crenças que permeiam o seu cotidiano.

03 – Defina os aspectos formais e abertos e os informais e ocultos da cultura.

Aspectos Formais e Abertos: Estrutura Organizacional,Títulos e Descrições de Cargos, Objetivos e Estratégias ,Tecnologias e praticas operacionais,Políticas e diretrizes de pessoal,Métodos e procedimentos,Medidas de produtividade física e financeira.

Aspectos Informais e Ocultos: Padrões de influência e de poder,Percepções e atitudes das pessoas,Sentimentos e normas de grupos,Valores e expectativas,Padrões de interações informais,Normas grupais,Relações afetivas.

04 – Quais os componentes da cultura organizacional? Explique.

Artefatos é o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível pois são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização., Valores compartilhados constituem o segundo nível da cultura são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razoes pelas quais elas fazem o que fazem funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. e Pressuposições básicas constituem o nível mais íntimo profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nas quais as pessoas acreditam. A cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo-se numa das forças importantes que influenciam o comportamento.

05 – O que significa valor?

O conceito de valor dentro de uma organização são as metas conquistadas pelo seus membros como importância do consumidor , padrão de desempenho excelente,qualidade e inovação,importância da motivação.Esses valores formulam padrão de comportamento que influencia no sucesso da empresa.

06 – Pode-se mudar a cultura de uma organização? Explique.

Sim,Pois a única maneira viável de mudar uma organização é mudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com