TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pintura Automotiva

Monografias: Pintura Automotiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

Autor: José Henrique Figueiredo Silva

Instituição: Senai

Tema: Meio Ambiente

Data de inclusão: 29/07/2003

Pintura Automotiva - Aspectos e Impactos Ambientais

Introdução

"É impossível produzir sem gerar poluição?

A degradação do meio ambiente é o preço que temos que pagar pelo progresso?"

A produção, comércio , utilização e despejo de substâncias químicas sintéticas no meio ambiente já são reconhecidos como séria ameaça a saúde humana e ao meio ambiente. Entretanto todos os anos, a indústria química continua produzindo e liberando milhares de compostos químicos na natureza – na maioria dos casos, sem a realização de testes e pesquisas sobre os impactos gerados a saúde e ao meio ambiente.

A poluição ambiental gera um problema gravíssimo de saúde pública, uma vez que os poluentes não respeitam fronteiras, não se degradam e passam de mãe para filho. Comunidades ao redor do mundo continuam sofrendo os impactos de despejos tóxicos industriais e de contaminações geradas no passado.

O setor industrial deve se responsabilizar pelos prejuízos causados a bens inalienáveis, como a natureza e a saúde humana. O direito a um meio ambiente seguro e a uma vida saudável é de todos. É inaceitável que gerações futuras tenham que carregar em seus corpos, além de carga genética, os poluentes da industria.

Conceitos

Aspectos Ambientais

É todo e qualquer execução de trabalho que possa, posteriormente, alterar e degradar o meio ambiente, devido o resultado de sua produção excluir matérias excedentes sem qualquer tratamento.

Impactos Ambientais

É toda alteração das propriedade físico-químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultantes das atividades humanas que , direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem – estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, enfim, a qualidade dos recursos ambientais.

ASPECTOS

• Não utilizar estufa adequadas

• Pulverizar, tintas e solventes, ou lançar diretamente no solo, rede de esgotos e galeria pluviais

• Estocar inadequadamente tintas e solventes

• Não utilizar equipamentos adequados para segurança do trabalhador e no demais na aplicações ou utilizações de tintas/ ou solventes

IMPACTOS

• Problemas respiratórios

• Poluição do ar atmosférico

• Contaminação do solo, lençóis freáticos e rios

• Alergias/ ou irritações da pele, e dos olhos

• Por serem produtos químicos, podem contaminar pessoas ligadas diretamente ou indiretamente e assim elas podem adquirir múltipla sensibilidade química (MSQ)

METODOLÓGIA

A metodologia aplicada no estudo e na execução deste trabalho, resume em uma busca no aperfeiçoamento da execução de esforços e operações, minimizando a agressão ao meio ambiente.

Através de pesquisas, algumas industrias demonstram interesse em não agredir o meio ambiente, levando em consideração neste estudo, aspectos, impactos e soluções para o reaproveitamento de matérias excedentes da produção.

TIPOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS

• Positivo – melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental

• Negativo – da à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental

• Direto – relação simples de causa efeito

• Indireto – resultante de ação secundária em relação à ação ou quando parte de uma cadeia de reações

• Local – no próprio sítio e imediações

• Regional – impacto se faz sentir além do sítio da ação

• Estratégico – componente ambiental tem relevante interesse coletivo ou nacional

• Imediato – efeito no instante em que se dá a ação

• Médio ou longo prazo – impacto manifestando-se certo tempo após a ação

Aspectos Impactos Soluções

Utilizar estufa inadequada Poluição do ar atmosférico Estufa com filtro de carvão ativado, com devidas especificações.

Pulverizar tintas e solventes ou lançar, diretamente no solo rede de esgoto e galerias pluviais Contaminação do solo lençóis freáticos e rios, e do ar Caixa separadora, tratamento, estufa adequada

Estocar inadequadamente tintas, solventes e produtos químicos Contaminação do solo lençóis freáticos e do ar Local devidamente construído para este fim, e manuseio adequado do material

Utilizar equipamentos inadequados para segurança do indivíduo, na aplicação de tintas e solventes Vetores de doenças. Contaminação de pessoas ligadas diretamente ou indiretamente, podendo adquirir múltipla sensibilidade química (MSQ) Uso adequado de materiais de prevenção devidamente especificado pelas normas determinantes.

SOLUÇÕES MITIGADORAS

Tinta em Pó Curável por UV

Uma nova tecnologia de tintas que foi desenvolvida vai mudar a maneira que muitos produtos serão fabricados no futuro. A tinta em pó curável por UV combina muitas das vantagens da tinta em pó convencional, junto as vantagens da cura por radiação. O resultado é um processo de pintura com um excepcional baixo impacto ambiental e que pode ser usado em substratos sensíveis à temperatura. Para muitos fabricantes isso abre a possibilidade de pintar internamente peças montadas em vez de utilizar recursos de terceiros.

Escolher a tecnologia de pintura adequada também é de grande importância. Por um lado, a legislação ambiental a respeito de emissão de solventes, tratamento de efluentes e toxicidade das tintas está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com