TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Armazenagem

Trabalho Universitário: Planejamento De Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 4º Planejamento da Armazenagem

• importância do planejamento físico na otimização do processo de armazenagem:

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos (Casadevante, 1974, p. 26).

Algumas atividades logísticas, tais como a armazenagem, não agregam valor ao processo produtivo, apenas acrescendo custos. Assim, para estabelecer uma politica de serviços compativeis com as necessidades dos nossos clientes – Embarcadores e Consignatários temos que entender o seu ponto de vista e os criterios por ele analisados, levando em conta a eficácia da colocação do seu produto no mercado, com base nas seguintes premissas de custos:

Os Custos diretos e indiretos estão relacionados com as atividades exercidas seja dependendo ou não de niveis de atividades variaveis de nivel de produção, alguns custos podem ser fixos somente em uma determinada faixa de produção, variando a partir daí. Os custos decorrentes dos estoques aumentam proporcionalmente à quantidade de pontos de armazenagem, pois é necessária uma maior quantidade global de estoque para obter o mesmo nível de disponibilidade. Deve-se, portanto buscar o ponto de equilíbrio, isto é, o nível de serviço onde o custo é mínimo.

Planos de armazenagem

É fundamental que o sistema de registros seja eficaz, com base no plano de Armazenagem. A estrutura desse plano é uma planta em escala do armazém ou do pátio. Neste plano são mostrados os pontos de acesso, corredores, zonas de armazenagem, escritórios, compartimentos de segurança, etc. Para fins do planejamento antecipado, desenhe em escala sobre este plano cada lote de carga, nas respectivas posições que deverão ocupar. Distribua cópias aos Supervisores e certifique-se que eles compreendem como as cargas serão arrumadas. Os recebimentos e entregas deverão sendo demonstrados no plano, mantendo-o atualizado para indicar o espaço efetivamente ocupado.

Alguns dos lotes armazenados provalvelmente serão entregues antes do recebimento de outras cargas. É útil conhecer previamente estes movimentos se quisermos determinar onde localizar e empilhar novos lotes e que espaço restará disponível.

Avaliação do desenpenho da armazenagem

A avaliação é um processo dinâmico pela sua propria natureza. Portanto, o seu planejamento exige a obtenção permanente de informações sobre a demanda a ser atendida, a fim de que possamos atender eficientemente os clientes, oferecendo vantagens competitivas quanto a:

Qualidade: garantir a satisfação do cliente em qualquer situação, sobretudo quando a armazenagem estiver envolvida em procedimentos just-in-time, no qual os cillos de pedidos são bem mais rápidos.

Pontualidade: como parte inegrante da cadeia logística, a armazenagem deve atender com presteza às exigencias de prazo decorrentes do processo. Para isto é fundamental a acuracidade dos inventarios e a rastreabilidade dos lotos armazenados.

Produtividade: maximização do conjunto de recursos disponíveis na área de armazenagem para obter um rendimento operacional mínimo compatível com o mercado em termos de custos.

• “O uso do WMS como ferramenta de amparo a operações de armazenagem:

Os sistemas de gerenciamento eletrônico da armazenagem do tipo WMS (Warehouse Management System) são softwares de gerenciamento de informações que controlam eletronicamente as operações em áreas de armazenagem, reduzem erros e agilizando enormemente os procedimentos, São modernas ferramentas gerenciais, que planejam eficientemente a execução das tarefas, com alto nível de controle e acuracidade do inventário. A eficiência é obtida através do planejamento, roteirização e tarefas múltiplas dos diversos processos executados no terminal.

Desde que devidamente adaptado às condições especificas de um terminal de cargas (set-up), o sistema WMS poderá administrar as seguintes atividades operacionais:

•Determinar o agendamento de docas para a descarga de caminhões.

•Reconhecer o mapeamento da área e os diferentes endereços disponiveis, conforme parametrização prévia.

•Determinar prioridades para descarga (ou embarque, conforme o caso).

• Promover o endereçamento automatico de um volume a ser armazenado, segundo as diferentes características das mercadorias.

•Controlar a contagem física das mercadorias por código de barras, conciliando-a com as Notas Fiscais.

•Gerar lotes pelo conteúdo de cada caminhão.

•Controlar o inventário por unidades de volume e por lote.

• Programar e otimiza o emprego da equipe e dos equipamentos.

•Avaliar o desempenho operacional por funcionário e por equipamento.

•Possibilitar a deteminação de cross docking opicional.

•Promover o rastreamento e a seleção dos lotes a serem carregados.

•Estabelecer critérios de seleção por transportadora, cliente, pedido ou rota.

•Manter atualizados inventarios rotativos, contatos ciclicamente, sem interromper as atividades rotineiras.

•Elaborar documentos de expedição.

Além destas funções, oferece adicionalmente a possibilidade de executar tarefas típicas de controle, como por exemplo:

•Convocação do pessoal engajado em cada tarefa, identificando cada trabalhadore direcionando tarefas após a conclusão da anterior, evitando ociosidade.

•Estabelecimento de tempos-padrão para descarga e carga de caminhões, por tipo de mercadoria.

•Avaliação do desempenho das equipes de trabalho por mercadoria.

•Avaliação de indice de erros e avarias or empregado.

•Avaliação do desempenho da área de armazenagem como um todo.

•Geração e impressão de relatoriosdiversos.

•Controle sobre tarefas pendentes e caminhões no pátio.

Ao avaliar a viabilidade de implantar algum sistema do tipoWMS. Deve-se primeiro avaliar as premissas de custos-beneficio. Como por exemplo de alguns custos a serem considerados, pode se mensionar:

•Investimentos e custos de oprtunidade.

•Custo efetivo do espaço na área de armazenagem.

•Custo da mão-de-obra direta e indireta.

•Custo dos tranportes.

•Custos relativos à manutenção.

•Custo da implantação e manutenção do WMS.

A Importancia dos Portos e da Armazenagem Portuaria.

Os portos são pontos nodais de integração e tranferencias entre diferentes modais de transportes (terrestre x marítimo), possuindo adicionalmente a função de amortecer o impacto da chegada e da saída das cargas nesse fluxo no sistema viário local, através de armazenagem temporária, regulando o processo de consolidação de cargas (exportações) e o de distribuição fisica (importação).

•Caracteristicas Economicas dos serviços portuarios

Os serviços portuários se notabilizam por alguns aspectos de ordem econômica, unicos e típicos:

Grande parte do capital é usado na infra-estrutura, o período de depreciação e ciclo de vida do investimento é normalmente muito longo. Por isso é necessário um planejamento de longo prazo bem detalhado para investir em infra-estrutura portuária.

A pestação de serviços não pode ser estocada nos casos de super produção nem tampouco ser obtida do estoque quando há maior demanda. Esta é outra razão pela qual o planejamento e a correta avaliação do mercado são mais importantes do que nas industrias produtoras. Se houver capacidade ociosa, os custos das facilidades não utilizadas represntarão perdas inevitáveis. Ao contrário, se a produtividade dos serviços for baixa, o tempo de espera aumentará os custos e inviabilizarão comercialmente o porto.

A demanda por serviços portuarios é consequência direta do comércio exterior e do abasteciemtno do mercado interno via cabotagem. Como um porto oferece os seus serviços em mercados mutantes, a elasticidade da demanda é determinada pelas variações entre as tarifas orientando a concorrencia entre diferentes portos.

Atualemente os portos são pautados por considerações estratégico-nacionais, atendendo a enormes zonas de influência às quais afetam e pelas quais são afetados economicamente por variáveis como o nível de renda e consumo da população, desenvolvimento dos sistemas de transportes integrados e competitividade com os portos vizinhos. Têm necessariamente um conceito terrestre, considerando o fato de estarem inseridos na cadeia logistica internacional.

O porto ideal seria aquele que maximizasse o desenvolvimento da nação, da região e da comunidade, valorizando conceitos político-econômicos, urbanistas, humanos, sociais e do meio ambiente, além de atender todos os interesses conflitantes, com autonomia sobre a área portuária e auto-suficiência financeira.

...

Baixar como  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »