TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle

Trabalho Universitário: Planejamento E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, - turma N10 sob a SUMÁRIO

1.PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO------------------------------------------------04

2.PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO------------------------------------------------------------------08

3.CONTROLE DE PRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------09

4.CONTROLE DE ESTOQUE-------------------------------------------------------------------------10

5.CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------------------12

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------13

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Para produzir e bem é necessário planejar, organizar, dirigir e controlar. Para atender a requisitos de eficiência e de eficácia, a produção precisa repousar em um sistema de planejamento e controle confiável. Há muita atividade a ser planejada, organizada e coordenada para que a produção ocorra da melhor maneira possível. A complexidade do sistema produtivo exige necessariamente um esquema de planejamento e controle. Enquanto o sistema de produção constitui o hardware, o planejamento e o controle de produção representam o software que o comanda.

Em se tratando de conceito, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que deverão ser atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Planejamento fixa rumos, focaliza o futuro e está voltado para a continuidade da empresa. A sua importância reside nisto: sem planejamento, a empresa fica perdida no caos.

O PCP, no planejamento, deve obedecer a uma sequência na obtenção de suas metas. As etapas a serem seguidas são:

• Receber previsão de vendas da área comercial, expressando intervenção de vendas por produto em um determinado período (consumo).

• Verificar nível de estoque atual (estoque inicial).

• Quantificar nível desejável de estoque futuro, definindo a quantidade que ficará estocada após cumprir a demanda prevista (estoque final).

• Quantificar a produção a ser cumprida, que então passa a constituir-se na meta de produção do período.

• Verificar o estoque de matéria-prima e os insumos diversos, determinando itens a serem adquiridos pelo setor de suprimentos, necessários para a obtenção da meta de produção estabelecida.

• Calcular, em função do nível de produção e das horas previstas de trabalho, a necessidade de equipamento e de mão-de-obra ou, ainda, em função dos equipamentos disponíveis, calcular as horas de trabalho necessárias ao entendimento do plano de produção.

• Definir prazo para início e término da produção quantificada.

As empresas não produzem ao acaso, e nem funcionam de maneira improvisada. Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas precisam planejar antecipadamente e controlar adequadamente sua produção. Para isso existe o Planejamento e Controle da Produção que visa aumentar a eficiência e eficácia.

A partir da definição dos objetivos a alcançar, o planejamento determina que se deve fazer, quando fazer, que, deve faze-lo e de que maneira. Por essa razão, o planejamento é feito na base de planos. O planejamento constitui um conjunto integrado de planos.

Fonte: Administração da produção (Idalberto Chiavenato)

Nada na empresa deve ser improvisado ou feito ao acaso. Tudo deve ser planejado e controlado para alcançar eficiência e eficácia. Para tanto, a finalidade e as funções do PCP devem ser claras e explícitas no sentido de permitir trabalho conjunto e coordenado para alcançar resultados excelentes.

Para Chiavenato, (2005, pág. 153) a finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. É, portanto, uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção no sentido de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados afim de aumentar a eficácia.

Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais, sejam eles materiais, humanos, financeiros. Essas inter-relações podem ser assim representadas:

Fonte: Administração da produção (Idalberto Chiavenato)

O PCP está ligado intimamente ao sistema de produção utilizado pela empresa. As características de cada sistema de produção devem ser plenamente atendidas pelo PCP. Em outros termos, o PCP deve funcionar da melhor maneira possível o sistema de produção utilizado pela empresa.

Também segundo Chiavenato, para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP trabalha com um enorme volume de informações. Na realidade, o PCP recolhe dados de várias fontes e produz informações de forma incessante. Basicamente , é um centro de informações para a produção. Nesse sentido, o PCP apresenta quatro fases principais:

1ª fase: Projeto de produção

O projeto de produção é também denominado pré-produção ou planejamento de operações. Nesta primeira fase, procura-se definir o sistema de produção e quais são as suas dimensões para se estabelecer os parâmetros do PCP.

2ª fase: Coleta de informações

A coleta de informações são necessárias para que o esquema do projeto de produção possa ser devidamente montado.

3ª fase: Planejamento da produção

Visa estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com