TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA BELO HORIZONTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)

Introdução

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é exercido em três níveis hierárquicos:o estratégico, tático e o operacional, abaixo segue um quadro comparativo da definição, no processo da produção destes três níveis. Após o quadro comparativo segue a resposta da questão: o que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

Aula – tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

No nível Tático é gerado o plano mestre da produção com todas as informações, na qual constitui: quando deve parar ou começar a produzir, como deve se produzir e quem deve produzir (qual área, colaboradores), distribuído os recursos internos para cada setor da produção. Vale lembrar que o plano mestre da produção é elaborado a partir do plano de produção elaborado pelo planejamento estratégico,portanto o planejamento tático abrange todas as áreas internas da organização e produção já o planejamento estratégico engloba todos os aspectos internos e externos da organização eprodução.

No nível operacional é gerado o resultado final de tudo que foi planejado nos níveis anteriores, pois é nesse nível em que se tem o produto acabado, para isso o ‘‘operacional’’ utiliza os recursos previstos ou adquiridos pelo planejamento estratégico, de acordo com a demanda de seu mercado e distribuindo de maneira equitativa pelo planejamento tático para cada setor. Portanto o nível operacional produz o numero desejado, com o resultado esperado, sempre utilizando os recursos de maneira eficaz e eficiente, tendo controle sobre os mesmos, para que se produza com qualidade.

Conclusão

Pode-se concluir que os níveis estratégico, tático e o operacional executam atividades diferentes, com planejamento elaborado para ‘‘tempos’’ diferentes, também diferem no controle das atividades, em aspectos quantitativos e qualitativos. Porém, tudo que é gerado nos três níveis são fundamentais e há uma integração entre esses níveis, sendo de suma importância o cumprimento das tarefas planejadas para um bom resultado da produção do produto final.

Referências Bibliográficas

MARTINS. Petrônio Garcia; Administração da Produção e Operações; PLT 596; Editora Manole, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com