TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca apresentar um modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a o conhecimento de um plano de produção confiável com recursos produtivos. Podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.

Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.

Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Neste sentido, são demonstrados conceitos de séries temporais e médias ponderadas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem.

UTILIZAÇÃO DO PCP

Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ou serviços), é necessário pensar em termos de prazos, onde planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade (TUMBINO, 2000).

Um sistema produtivo será tão mais eficiente quanto consiga sincronizar a passagem dos diferentes níveis estratégicos da empresa para operações de produção e venda dos produtos solicitados. O ponto chave dessa definição é a necessidade gerencial de usar as informações para a tomada de decisões inteligentes (CORRÊA, 1993).

Com base no planejamento e controle da produção (PCP), nos registros de controle de estoques e nas informações da engenharia, a programação da produção estabelece, no curto prazo, quanto e quando cada item é necessário à composição dos produtos finais deve ser comprado, fabricado ou montado.

Porém, como a empresa possui recursos limitados de produção, é necessário realizar uma previsão de demanda de mercado, a fim de planejar a produção a longo, médio e curto prazo e elaborar planos de produção que sejam viáveis e que atendam ao máximo as necessidades de mercado com menor custo. A responsabilidade permanente do gerente de produção é melhorar o desempenho de suas operações (SLACK, 2002).

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa independente de tamanho ou ramo a que se dedique.

É necessário saber quanto a empresa planeja vender de seus produtos ou serviços no futuro, pois essa expectativa é o ponto de partida para praticamente todas as decisões (MOREIRA, 2002).

Portanto a função do PCP requer um modo de pensar que objetive responder a indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.

O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.

Fluxo de informação

O trabalho de planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organização, por meio de documentos e planos: roteiro de produção, ferramentas e estimativas, etc. O objetivo global do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação (definição de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas do planejado passem a atuar no sistema.

O PCP vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, já que estão nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo maior é sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e não as metas de produção.

As empresas que possuem maior preocupação com o seu PCP ou efetuam algum PCP, conseguem melhores resultados finais. Além de estarem sempre com os seus planos de melhoria voltados para onde suas produções prioritariamente exigem.

O PCP consegue dar informações à gerência, e esta tem capacidade de decidir melhor. Além da empresa conseguir uma melhor compatibilização dos produtos entre a produção e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que neste setor este fato é de suma importância, dada a diversificação que os modelos podem alcançar.

Em suma, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

A realização dessa atividade tem como objetivo global produzir de forma otimizada e garantir que o produto esteja disponível diariamente no mercado. A programação da produção é elaborada com base nas metas de produção, função que exige uma visão sistêmica do processo para que não ocorram imprevistos no decorrer do dia-a-dia do trabalho.

Outra atividade que deve ser analisada é a elaboração do Plano Mestre de Produção (PMP), que é uma fase do Planejamento Mestre de Produção, que deve satisfazer uma estratégia coorporativa inicial determinada pela diretoria da empresa. Uma vez elaborado, o PMP é utilizado para o sequenciamento das atividades e liberação de ordens para os setores responsáveis, afim de viabilizar a execução do planejamento estratégico (TUMBINO, 2000).

Planejamento da produção. Fonte: TUMBINO (2000).

Nesse contexto, é fundamental o conhecimento real do trabalho de forma a fazer um planejamento coerente com a realidade, considerando também os outros setores da empresa, afim de que as características da produção atendam a estratégia funcional, gerada através do setor Financeiro, de Marketing e Produção.

ADEQUAÇÃO DA CAPACIDADE

O termo de capacidade pode referir-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com