TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Monografias: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  3.824 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

ESTUDOS DIRIGIDOS EM PCP AVANÇADO

SESSÃO 01

01 – Conforme a abordagem de Slack et al (2002), as operações de produção podem ser classificadas de acordo com quatro vetores: volume (VOL), variedade (VAR), variação da demanda (VDE) e grau de contato (GC). Indique, na coluna correspondente, a natureza das operações à que se referem as características abaixo:

CARACTERÍSTICAS OPERAÇÕES

Capacidade mutante VAR

Alta utilização do sistema VOL

Antecipação de pedidos VDE

Ajustamento da demanda VDE

Espera limitada VOL

Necessidade de contato GC

Tempo entre produção e consumo GC

Previsibilidade VAR

Baixo grau de sistematização VDE

Repetibilidade alta VOL

Repetibilidade baixa VAR

02 – As operações de manufatura se diferenciam das de serviço de acordo com um conjunto de características e/ou propriedades. Liste pelo menos quatro destas características.

Tangibilidade: os produtos são tangíveis, é possível senti-los através de algum dos cinco sentidos. Já o serviço é impossível de percebê-lo, se não através das suas percepções e expectativas.

Simultaneidade: os serviços são produzidos e consumidos ao mesmo tempo, não é possível separar essas duas etapas, como no caso dos produtos onde os limites entre uma e outra são bem definidos.

Estocabilidade: como um serviço é consumido no momento em que é produzido, não o torna viável de consumi-lo depois ou de ser produzido antecipadamente à chegada do cliente, como se faz com os produtos.

Transportabilidade: um produto pode ser produzido em um lugar, comprado em outro e ser consumido em um terceiro, visto suas características físicas (táteis). Já o serviço por não possuir tais atributos, não pode ser transportado.

03 – Em se considerando como macro-operação de uma Universidade a emissão do título de graduação aos indivíduos que deste processo participam, indique pelo menos cinco micro-operações componentes desse sistema:

1) Verificação das notas contidas no histórico

2) Verificação de não-débito junto ao Restaurante Universitário e Biblioteca Central

3) Participação do procedimento de colação de grau

4) Realização da declaração da colação de grau

5) Protocolar os documentos necessários junto à CODESC

04 – Incertezas, tanto de fornecimento quanto de demanda, afetam a complexidade das tarefas de planejamento e controle. Assim, a demanda pode ser tratada tanto como dependente quanto como independente. Indique pelo menos duas características de cada um dos dois tipos de demanda, apresentando pelo menos um exemplo de cada.

A demanda é dependente quando é possível prevê-la segundo alguns fatores conhecidos, sejam eles: a experiência, as limitações dos fornecedores, as tendências do mercado. E a demando é dita independente quando a imprevisibilidade torna-se sua principal característica, sem que os fatores internos influenciem ou, mesmo no caso de interferências, que estas não são conhecidas a tempo de precaver-se. Por exemplo, um supermercado não pode prever a quantidade de água que seus clientes irão comprar, correm o risco de não disporem da quantidade requerida. Mesmo em uma situação conhecida, como na proximidade de um furacão, o gerente sabe que a demanda aumentara, mas a informação não chega a tempo hábil para que o supermercado abasteça-se. Já no caso de uma demanda dependente, cita-se como exemplo uma papelaria que em épocas de inicio das aulas escolares, compra cadernos e lápis de acordo com a experiência de anos anteriores.

05 – No planejamento e controle do volume e do tempo de atividades em operações, são necessárias três tarefas distintas: carregamento, sequenciamento e programação. Acerca desta última tarefa, indique o que ela determina, bem como as alternativas sobre como ela pode ser realizada.

A programação irá detalhar o cronograma das atividades que foram seqüenciadas, quando elas devem começar e quando elas devem terminar. Esta tarefa deve ser repetida diversas vezes para ajustar-se às mudanças do mercado e/ou às mudanças no mix de produtos. Por menores que sejam estas mudanças, elas podem provocar impactos substanciais na capacidade da empresa, limitando-a ou ampliando-a, fazendo os gargalos moverem-se pela fábrica rapidamente. De posse dos trabalhos a serem feitos e das máquinas e mão-de-obra disponíveis, o programador tem infinitas possibilidades de programação. Assim, algumas técnicas podem ser usadas:

a) Programação para frente: inicia-se o trabalho assim que ele chega, possibilitando uma alta utilização da capacidade disponível e alta flexibilidade em casos de imprevistos.

b) Programação para trás: inicia-se o trabalho no último momento possível sem que haja atraso de entrega, permitindo custos mais baixos com materiais, menor exposição às mudanças do consumidor e focalização na data prometida.

c) Gráfico de Gantt: é um gráfico que representa o tempo como uma barra, mostrando os momentos de inicio e fim das atividades e, em alguns casos, o progresso real do trabalho.

d) Programando padrões de trabalho: no caso onde os trabalhos são requisitados segundo uma demanda de pico em determinados horários, o programador deve providenciar que naqueles horários haja pessoal e máquinas suficientes para atender os clientes.

06 – No planejamento e controle do volume e do tempo de atividades em operações, são necessárias três tarefas distintas: carregamento, sequenciamento e programação. Acerca desta segunda tarefa, indique o que ela determina, bem como as alternativas sobre como ela pode ser realizada.

O seqüenciamento determina a ordem em que as tarefas devem ser executadas. Esta decisão pode ser tomada segundo justificativas extremamente complexas, que envolvem as estratégias da empresa. Mas podem ser tomadas também de forma mais direta, através de algumas técnicas. Para ilustrar, alguns exemplos:

a) Restrições físicas: as instalações ou mesmo as características dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com