TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção - PCP

Ensaios: Planejamento E Controle Da Produção - PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

PCP

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

Neste encadeamento de ideias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – PCP – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos.

Acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o planejado. Erros de previsões e simulações, qualidade, gargalos em processos de fabricação e quebras de máquinas podem acontecer fazendo com que a produção perca em produtividade.

Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho.

Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimentos de imprevistos e na análise de estudo comparativo.

O PCP apoia os departamentos de Vendas e Produção no planejamento e na coordenação de suas ações, com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidos em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar. Ou seja, possui as funções:

- Definição de quantidades a serem produzidos;

- Gestão das ordens de fabricação;

- Emissão das ordens de fabricação;

- Programação e controle das ordens de fabricação;

- Movimentação das ordens de fabricação da produção;

- Controle e acompanhamento da produção.

As fases referentes ao planejamento e controle da produção:

- Determinar os tipos de produtos e as quantidades que deverão ser fabricadas, através de informações oriundas dos pedidos dos clientes e nas previsões de vendas futuras;

- Realizar as listas dos processos para fabricação do produto, indicando assim o roteiro a ser seguido para sua execução;

- Determinar o início da fabricação, o prazo para término e o lead time da produção, indicando os tempos para duração dos processos.

- Gerar a liberação das etapas e processos de fabricação, antes do momento em que deverão ser iniciados de acordo com os prazos determinados;

- Acompanhar e controlar o andamento dos processos de fabricação da produção.

O gráfico de Gantt é uma ferramenta simples, e uma das mais utilizadas pela maioria das indústrias metalúrgicas, principalmente para elaboração de cronogramas de planejamento e acompanhamento dos processos de fabricação. É uma das ferramentas que propicia a visualização e o andamento de um projeto. Também conhecido como gráfico de barras, representa o tempo com uma barra num gráfico, relacionando as atividades a serem desenvolvidas e desempenhadas.

Em um primeiro momento, após a aceitação e confirmação do orçamento pelo cliente, os departamentos Comercial e de Vendas fornecem à gerência da produção todos os dados e valores dos custos estipulados para a fabricação da peça ou equipamento, bem como também todas a informações e documentos técnicos necessários para a sua execução. Através da análise destes dados e do estudo referente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com