TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Projetos

Casos: Planejamento E Controle De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 14

Planejamento e controle de projetos

Resumo:

Este artigo tem por finalidade iniciar os alunos da faculdade do Estado do Rio de Janeiro a alguns conceitos inerentes ao planejamento de projetos, do ponto de vista de sistema de produção, representa um conjunto único, que envolve um conjunto enorme de atividades. Normalmente, esse tipo de processo consome uma quantidade relativamente grande de recursos, levam muito tempo para serem concluídos e tipicamente envolvem interações entre diferentes partes de uma organização.sendo um conjunto de atividades, que tem início e um fim definido, persegue uma meta definida e usa um conjunto definido de recurso, (Slack et al, 2002).

Para planejar e controlar um projeto pode-se utilizar duas técnicas principais que ajudam a modelar o projeto, esclarecendo os relacionamentos, método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method), usado para projetos cujos tempos das atividades são conhecidos com certeza e a Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT – Program evaluacion and review technique), usada para projetos cujas estimativas de tempos das atividades não podem ser previstas com certeza.

Palavras-Chave: Projeto, Planejar, técnicas.

1. Introdução

O projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade.

Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”, para satisfazer as necessidades dos stakeholders. Seja qual for o tipo de projeto (construção de um avião, desenvolvimento de uma nova versão de software, uma viagem, construção de um edifício, etc.).

Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), o projeto é:

Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Por isso um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato.

Segundo a ONU (1984), “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.

Este objetivo a ser alcançado no projeto é chamado também de “produto“.

Neste material utilizaremos esta nomenclatura toda vez que estivermos nos referindo ao que o projeto busca entregar, lembrando que não necessariamente deve ser um bem material, podendo ser também uma ideia ou um serviço a configuração básica é:

2. Gestão de Projetos

A Gestão de Projetos, Administração de Projetos ou Gerência de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes.

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. A atualidade demonstra o aumento pela procura de gerentes de projetos, fato facilmente comprovado por meio dos anúncios de vagas na Internet, disponibilizados por meio dos diversos Sites de anúncios de empregos, seleção e recrutamento de profissionais. Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, fazendo surgir diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que essa área está se popularizando. Todavia, os projetos dependem de gerenciamento específico e de acordo com as operações contínuas de cada empresa. O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciada e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para se manterem no mercado por meio de inovações constantes.

3. O que são projetos

A palavra “Projeto” em si possui a seguinte origem conforme o Dicionário Aurélio: [Do latim. projectu, 'lançado para diante'.] “1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto; 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano; 5. Plano geral de edificação.” O próprio autor exemplifica: “Projeto de Lei; Projeto de resolução; Projeto gráfico; Projeto Paisagístico...”

A literatura sobre o assunto é abundante e muitas são as definições existentes, no entanto, pode-se construir uma explicação razoável para o entendimento conceitual do tema, sem que com isso promova-se ou tenha-se a palavra final sobre o que são projetos; e sim mais uma contribuição sobre a questão. A série “Cardápio de Projetos do Programa Salto para o Futuro, da TV Escola”, cujo texto original foi adaptado do texto Gestão de Projetos, presente no livro Gestão da Escola, apresenta de forma clara alguns conceitos que ajudarão o entendimento e servirão de base para nossa intenção. “Projeto é intenção; pretensão; sonho; doutrina; filosofia; diretriz; idéia; concepção de produto ou serviço; esboço ou proposta; desenho para orientar construção; é empreendimento com investimento; é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema; é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita.”

(Eric Verzuh, MBA Compacto – Gestão de Projetos, p. 29, 2000) afirma que: “Todo projeto tem um começo e um fim. Todo projeto gera um produto singular. Os resultados dos projetos podem ser tangíveis ou intangíveis; e que se diferenciam das operações permanentes. Os projetos são todo o trabalho que fazemos de uma vez” O autor esclarece com isso que: “as operações permanentes são o propósito primário de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com