TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico Brasil Cacau

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA CHOCOLATES BRASIL CACAU

ROTEIRO

  1. Histórico:

Trazendo o slogan “Big Qualidade Custa Pouco”, a Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem, moderna e descolada. Com mais de 500 lojas em todo o país e um delicioso portfólio de produtos, a rede oferece chocolates de qualidade, preços acessíveis, atendimento caloroso, lojas coloridas e comunicação vibrante. Em apenas seis anos de atuação, atingiu a marca de 6 mil toneladas/ano de chocolates produzidos e comercializados. Itens como Dinda, Gato Mia e os Tabletes de 20 gramas ganharam a preferência dos consumidores. O principal destaque da marca são os diversos sabores de Trufas e Mini trufas, além dos presentes especiais, com preço médio de R$ 12,00. Grande parte das lojas também possui o serviço de cafeteria e fondue de chocolate com frutas frescas.

A expansão da Chocolates Brasil Cacau está baseada em locais de grande tráfego e atualmente é a 2ª maior rede de chocolatarias e a que mais cresce em todo o país. Já em seu primeiro ano de atuação, a rede recebeu o prêmio Empreendedor Brasil, na categoria “Empreendedorismo e Inovação”, com investimentos em novos produtos e em comunicação. É prestigiada por exaltar a cultura nacional através de seu marketing e suas cores de embalagens e das lojas.

        A empresa oferece trufas que se desfazem na boca, com uma grande variedade de sabores, atendendo aos mais variados gostos do público. Oferece também as mini trufas de diversos sabores, criadas especialmente para os amantes de chocolate que apreciam um produto diferenciado. Além das tufas e mini trufas, oferece Dinda que é um macio marshmallow coberto com chocolate nos mais diversos sabores, tabletes ao leite, amargo e branco com sabores diversos, boxes presenteáveis com chocolates selecionados, linha infantil e diet, trazendo também a cafeteria e a linha de acessórios, como canecas e animais de pelúcia. Conta também com a linha de variedades composta de alfajores, pães de mel, garrafinhas e drageados licorosos. Nesta mesma linha traz o Gato Mia, feito com puro chocolate ao leite em formato de língua de gato, especial por ser muito mais macio e suave, o América, que trata-se de palito de biscoito crocante coberto com o mais puro chocolate ao leite Chocolates Brasil Cacau, um puro deleite para saborear como snack ou como acompanhamento especial para cafés, sorvetes, e outras delícias. Oferece também as barrinhas com wafer, chocolate e amendoim, chamadas de Quero+Amendoim.

        Pelo preço acessível, a empresa foi criada para atender as classes C, D, E, já que o mesmo grupo empresarial (grupo CRM) possui outra marca para atender as classes A e B. Isso não significa que seu público seja restrito, pelo contrário, é uma marca democrática que valoriza as pessoas, vendendo para todos os públicos além de seu público alvo.

        Funciona no sistema de franquias, onde o franqueado cadastra-se online e então é feita uma pré-seleção e análise de todas as condições.

        Trata-se de uma empresa que está em busca da consolidação de sua identidade de seu lugar no mercado, com um grande poder de venda, capacidade inovadora, e um portfólio completo, com produtos de qualidade, que agradam a todos os públicos.

  1. Missão:

                Acreditar e proporcionar felicidade. Promover a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda linha de produtos.

3. Visão:

        Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis.

4. Princípios e Valores:

        Felicidade, Marca Democrática, Diversidade, Entusiasmo, Jovialidade, Qualidade, Preços Acessíveis.

      5. Fatores Críticos de Sucesso:

Os fatores críticos de sucesso dos Chocolates Brasil Cacau são a manutenção do preço acessível ao público a que se destina; manutenção tanto das cores e clima vibrante das lojas e embalagens; manutenção da diferenciação do marketing pela característica nacional exaltada, sendo a única nesse ramo a fazê-lo; e é claro, qualidade máxima, inovação nas linhas de produção para produzir de forma cada vez mais efetiva; respostas rápidas ao atendimento do cliente; conhecimento das preferências e vontades de seu público.

5.1 Competências Essenciais

Atualização do maquinário, com produção cada vez mais enxuta, diminuindo os níveis de estoque; abastecimento ágil das lojas com sistema logístico abrangente garantindo menores preços de entrega; tecnologia para mitigar erros de receita dos chocolates, produção e embalagem.

6. Posicionamento Estratégico

Produzir com cada vez mais qualidade, menor custo, otimizando a utilização de insumos, evitando perdas e atendendo o cliente conforme suas necessidades. Liderança de produto, oferecendo os melhores produtos para absorver a concorrência. Excelência operacional, oferecendo o melhor custo total. Intimidade com o cliente, oferecendo o produto que ele mais quer. Colocar promoções sazonais que através do preço, induzam os clientes a comprar mais produtos para ganhar outros, ou para concorrer a prêmios. Continuar cativando os clientes e chamando-os através de suas propagandas entusiásticas, suas lojas e embalagens que atraem a atenção com suas cores intensas e representativas da cultura brasileira. Através da aparência e qualidade dos produtos, cativar cada vez mais pessoas, proporcionando felicidade.

7. Análise Ambiental

7.1 Análise Interna

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Preço acessível

Identidade não consolidada

Grande público alvo,clase B,C,D e E

Competitividade ainda não consolidada

Qualidade máxima e produto similar ao dos concorrentes

Inevitável comparação com marcas similares

Marketing abrangente exaltando as características culturais nacionais

Mercado ainda não consolidado

Marca democrática com atendimento igualitário

É um produto com grande potencial de venda

Linha de acessórios e combos presentáveis

7.1.1 LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE FORÇAS E FRAQUEZAS

DESEMPENHO

IMPORTÂNCIA

MARKETING

Grande força

Força

neutro

fraqueza

grande fraqueza

grande

média

pequena

1. Reputação da empresa

X

X

2. Participação de mercado

X

X

3. Satisfação do cliente

X

X

4. Retenção do cliente

X

X

5. Qualidade do produto

X

X

6. Qualidade do serviço

X

X

7. Efetividade na determinação dos preços

X

X

8. Efetividade da distribuição

X

X

9. Efetividade das promoções

X

X

10. Efetividade da força de vendas

X

X

11. Efetividade das inovações

X

X

12. Cobertura geográfica (mercado-alvo)

X

X

FINANÇAS

13. Disponibilidade de capital

X

X

14. Fluxo de caixa

X

X

15. Estabilidade financeira

X

X

PRODUÇÃO

16. Instalações

X

X

17. Economias de Escala

X

X

18. Capacidade

X

X

19. Força de trabalho capaz e dedicada

X

X

20. Capacidade de produzir no prazo

X

X

21. Habilidades técnicas na fabricação

X

X

ORGANIZAÇÃO

22. Liderança visionária e capaz

X

X

23. Funcionários dedicados

X

X

24. Orientação empreendedora

X

X

25. Flexibilidade, capacidade  de resposta

X

X

7.2 Análise Externa

AMEAÇAS

OPORTUNIDADES

Qualidade e produtos dos concorrentes

Público de fácil alcance, ainda mais com preço acessível(ganho de mercado)

Mudanças de hábito do consumidor,requerendo produtos mais específicos

Demanda contínua,por se tratar de chocolate

Concorrentes com preço mais baixo e produtos substitutos

Novos produtos para atender nichos específicos: produtos sem lactose,sem gluten,diet,etc

Carga tributária

Novos entrantes

7.2 Matriz SWOT (FOFA) – Correlação de Dados

7.3 Estratégias Corporativas de Balanceamento de Portfólio (MATRIZ BCG)        

ESTRELAS:

- Trufa

- Mini trufa

- Gato mia

- Dinda

-Tablete

PONTOS DE INTERROGAÇÃO

- Cafeteria

- Linha Diet

- Drageados Licor

VACAS LEITEIRAS:

- Conjuntos presenteáveis

- Pão de mel

- Garrafinhas de chocolate

- Quero + amendoim

- América

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

- Canecas

- Bicho de pelúcia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com