TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico Midea do Brasil

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  8.240 Palavras (33 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

IURY ANDRÉ WITTE

ANALISE DA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO MIDEA DO BRASIL

Resumo

Este artigo tem por objetivo de analisar as estratégias de expansão da Midea do Brasil. Tal estratégia é um esforço para as empresas que estão buscando se manter no mercado em qual estão inseridas, não perdendo para seu concorrentes o espaço já conquistado. Dentre as opções de estratégias que as empresas podem utilizar estão as de crescimento, que neste artigo será aprofundado mais especificamente a partir da formação de uma joint venture, que pode ser definida como a união de duas ou mais empresas, formando uma terceira, buscando extinguir ou minimizar seus pontos fracos e maximizando seus pontos fortes. Para que se possa atingir o objetivo principal deste artigo foi feito o levantamento de todos os aspectos estratégicos existentes na empresa, tendo como norteador o embasamento teórico de diversos autores estudados por uma extensa pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão. Os dados coletados foram tratados por meio de uma abordagem qualitativa, analisando todos os tipos de estratégias, e qual seria a mais adequada as necessidades da empresa.  Destaca-se como resultado a importância da escolha de uma boa estratégia, visando o crescimento constante da empresa, através da formação da Joint Venture feita pela Midea do Brasil, a mesma conquistou novos mercados e minimizou a ameaça de seus concorrentes. Por fim, espera-se que através deste presente estudo suscite reflexões e críticas como forma de aperfeiçoar as estratégias tomadas pelas empresas.

Palavras-Chaves: Estratégias; Planejamento estratégico; Joint Venture; Estratégias de Crescimento

  1. Introdução

No cenário atual as empresas lutam arduamente para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. A tecnologia está em constante renovação, permitindo que a comunicação se dissemine de maneira quase que instantânea e as informações se espalham por todo o mundo, bens e produtos provenientes de qualquer parte do globo estão sendo consumidos por pessoas e todas as regiões. Desta maneira, as empresas estão concorrendo entre si, novas empresas com novas tecnologias, produtos e serviços mais eficientes estão entrando num mercado que antes era dominado por um único ou poucos fornecedores. Assim sendo, para que estas empresas não percam sua parcela de mercado, devem se planejar para que continuem fortes no mercado.

Toda empresa que compete no mercado que atua possui uma estratégia competitiva, seja ela explicita ou implícita. A estratégia explicita é aquela que foi desenvolvida por meio de um processo de planejamento, já a implícita é aquela que evoluiu a partir das atividades de variados departamentos funcionais da empresa, dispondo apenas de seus próprios conhecimentos, onde cada departamento buscará através de sua orientação profissional o alcance de seus objetivos.

Atualmente o planejamento estratégico das empresas é muito importante, pois traz benefícios significativos para a elas, garantindo no mínimo que as políticas e ações dos departamentos funcionais sejam coordenadas e dirigidas visando um conjunto comum de metas. Assim, variadas são as estratégias que as empresas podem seguir para se manter no atual mercado competitivo, dentre as mais poderosas ferramentas para o crescimento e a expansão econômica que pode ser utilizada são as aquisições, fusões, alianças e incorporações empresariais.

Se uma empresa ou grupo econômico procura a expansão de seus negócios, penetração em um novo mercado ou atualização de sua linha de produtos, por meio da substituição de produtos obsoletos, expansão de seu sistema de distribuição, obtenção de novos talentos de gestão, maximização de seu potencial financeiro, novas tecnologias, as técnicas de aquisição ou joint venture são ferramentas estratégicas extremamente poderosas, de médio risco e de reconhecida viabilidade econômica, comparadas com outros tipos de investimento.

Assim, neste trabalho serão abordados os processos estratégicos que as empresas podem seguir, através das estratégias, planejamento estratégico e estratégias de expansão. Também será abordado o processo de formação de uma joint venture realizada pela multinacional Midea do Brasil. Em função do exposto surge a seguinte pergunta de pesquisa: as estratégias de expansão da Midea do Brasil estão adequadas em relação ao cenário competitivo de seu setor?

  1. Caracterização da empresa

A Midea é uma empresa global, fundada em 1968, exportando seus produtos para mais de 150 países. Seus produtos são de extrema qualidade, desenvolvidos com o que há de melhor da tecnologia atual. Pelo mundo, se encontram cerca de 180.000 funcionários, sendo que 1.000 deles trabalham exclusivamente em pesquisa e desenvolvimento, estes profissionais são responsáveis por garantir aparelhos cada vez mais econômicos, duráveis e com o melhor custo/benefício. Essas são características que a organização garante em todos seus produtos.

A Midea chegou ao Brasil no final de 2006 através de uma joint venture formada com uma importadora catarinense, constituindo assim a Midea do Brasil S.A., que até meados de 2012 contava com sua sede administrativa e logística no município de Palhoça, Santa Catarina.

A empresa tem sua Missão, Visão e Valores definidos. Sua missão é “Agregar valor para os clientes, gerando oportunidades para os colaboradores, proporcionando lucro para os acionistas e bem estar para os seres humanos”, Sua visão é “Ser o maior e melhor fabricante de eletrodomésticos do mundo”, e por fim seus valores são “Flexibilidade, Praticidade, Harmonia e Inovação”. Seus dirigentes estão sempre em busca em atender seus objetivos e planejamento estratégico. Buscando sempre avaliar seu ambiente de negócios, verificando suas ameaças e oportunidades, procurando estar sempre à frente de seus concorrentes, buscando sempre novos clientes, oferecendo produtos com mais qualidades.

Durante muito tempo, o preço ofertado pelos chineses para espalhar seus produtos pelo mundo foi seu único argumento. As mercadorias oriundas deste país geravam desconfianças pela baixa qualidade, design e marca. Graças à cobrança de seus clientes por produtos de maior qualidade, aos poucos os chineses estão mudando esta estratégia.

Com um faturamento global de 17 milhões de dólares em 2010, a Midea é uma das representantes desta nova fase do capitalismo chinês.

A Midea possui diversas características positivas, tais como, sua marca é reconhecida internacionalmente, estando presente em mais de 150 países, sendo líder de vendas em diversas regiões. Sua equipe é extremamente qualificada, sendo que parte está focada no desenvolvimento de novos produtos e/ou tornando-os com a máxima qualidade possível, desta maneira podendo trazer para a empresa diversos selos que confirmam tal qualidade dos produtos e processos internos da empresa. A empresa está sempre buscando atender o consumidor brasileiro, analisando o mercado e verificando a necessidade de lançar novos produtos. Desta maneira conseguiu se tornar uma das líderes de mercado em seu segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com