TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico da Supermercados Brasil

Trabalho acadêmico: Planejamento estratégico da Supermercados Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Escolhemos para relatar sobre planejamento estratégico a empresa Supermercados Brasil, como ele se estrutura, quais os pontos de relevância que devem ser de conhecimento comum.

O objetivo é apresentar como o planejamento estratégico é de fundamental importância para que a empresa possa se organizar para obtenção de bons resultados.

Observando, as pesquisas realizadas pela imprensa local, a empresa é sempre destaque, levando isso em consideração, sentimos a necessidade de estudarmos como de forma detalhada como é o planejamento estratégico dessa organização.

A metodologia adotada pelo grupo foi referências bibliográficas pertinentes ao tema como, por exemplo, Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas, de Rebouças; Introdução a Teoria Geral da Administração de Chiavenato e o site comercial da empresa.

Através das pesquisas bibliográficas e no site comercial da empresa, levantamos os dados necessários para o desenvolvimento deste estudo, fizemos a análise SWOT, identificamos o problema de maior importância e desenvolvemos uma estratégia organizacional que pensávamos ser a melhor a ser adotada pela organização.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

Toda empresa tem necessidade de alguma forma, estabelecer decisões estratégicas, e se essas decisões apresentarem bem estruturadas facilita a tomada de decisão.

Oliveira (2009, p.37), relata sobre a análise SWOT, onde os pontos fortes de uma organização é a diferenciação conseguida pela empresa, que pode ser controlada pela mesma, pois se trata de questões relacionadas ao ambiente interno; os pontos fracos é uma situação indesejada pela empresa, que pode ser controla pela empresa por se tratar de uma

questão do ambiente interno da organização; as oportunidades que é a força ambiental incontroláveis pela empresa, pode ser a possibilidade de abrir filiais em outra cidade; as ameaças é a força ambiental incontroláveis pela empresa, é um obstrução do planejamento estratégico desenvolvido pela empresa.

Sobre o planejamento estratégico vale resaltar que é um processo pelo qual a empresa busca estabelecer a melhor direção a ser seguida, visando atuar de forma inovadora e diferenciada, objetivando a maximização do lucro.

Para identificarmos, qual é a expectativa da empresa para o futuro temos que analisarmos sua visão, para Oliveira (2009, p.43) “visão é considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar”

Se quisermos identificar a razão de ser da empresa, temos que analisarmos sua missão, portanto a missão envolve deste o motivo pelo qual a empresa foi criada até á expectativas dos proprietários da empresa.

Para Chiavenato (2011, p.195), a departamentalização é quando todos aqueles responsáveis pelo processo esta no mesmo espaço.

2. ESTUDO DE CASO: SUPERMERCADOS BRASIL

2.1- Histórico da empresa

O Supermercado Brasil foi fundado em junho de 1986 por Irone e Sebastiana com a abertura da sua primeira unidade, na época contando com 5 funcionários e 3 filhos.

Após dois anos de fundação foi transferida de endereço e o quadro de empregados sobrou, contando logo depois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com