TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Gerenciamento de obras

Por:   •  22/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS PALMAS

FUNCIONALIDADES E BENEFÍCIOS DA CURVA ABC

Aluno: Eduardo Dall Agnol

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de obras

Período: 9º período

Professor: Virley Lemos de Souza

PALMAS – TO

04/10/2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO        2

2.1.        Curva ABC        2

2.2.        Curva ABC na construção civil        3

2.3.        Curva ABC no canteiro de obras        3

3.        CONCLUSÃO        4

4.        REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        5

  1. INTRODUÇÃO

A curva ABC, ou Análise de Pareto, é uma ferramenta que auxilia o gestor na identificação dos itens e serviços que necessitam de uma maior atenção, seja visando maior lucro, maior produtividade ou para evitar maiores riscos. Esses itens podem ser divididos em 3 classes: A, os produtos de maior importância, B, os de média importância e C, os de menor importância.

Oliveira (2011) salienta que a Análise de Pareto é uma ferramenta gerencial que permite identificar quais itens requerem atenção e tratamento adequados quanto à sua importância.

Na construção civil a curva ABC é normalmente utilizada para gestão de estoques, pois, através dessa ferramenta é possível identificar os insumos que ainda estão disponíveis e quais precisam ser adquiridos, tendo assim, maior controle e menor desperdício.

Conforme Nogueira (2012), a análise e classificação da curva ABC é uma ferramenta que contribui para uma eficiente gestão de estoques, apresentando informações proeminentes sobre os itens que devem ser mantidos em prioridade no estoque com um maior giro e os de giros menores, a aplicação permite determinar níveis distintos de controle dos mesmos

Ballou (2006) também aponta que muitas empresas não têm seus estoques geridos da melhor forma, face a inúmeros fatores advindos desta gestão, como controles, previsões de demanda, sazonalidades, entre outros. Assim, muitas vezes as empresas acabam tendo excessos de produtos estocados, o que resulta em um capital investido parado, prejudicando sua lucratividade.

O trabalho em questão tem o objetivo de abordar as funcionalidades e os benefícios da Curva ABC, tanto em âmbitos gerais de gerenciamento, como também na construção civil e no canteiro de obras.

  1. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

  1. Curva ABC

A curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou Regra 80/20, afirma que 80% dos problemas ou geração de demandas são causadas por 20% dos fatores, em geral, poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, direcionando a prioridade de busca de solução para os problemas com maior frequência.

A Análise de Pareto é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Essa ferramenta pode ser classificada em 3 classes, sendo elas:

Classe A: com uma frequência aproximada de 80%, correspondendo a 20% do total das causas existentes;

Classe B: em geral com uma frequência entre 15% a 18%, correspondendo a 30% do total das causas;

Classe C: uma frequência de 2% a 5%, correspondendo a 50% do total das causas.

        A partir da classificação ABC é possível identificar os itens que necessitam de atenção e tratamento adequado, pois existem itens com grande quantidade física, porém com baixa importância financeira, por serem de pequeno valor dentro do estoque, contudo, outros itens possuem pequena quantidade física, porém com alta importância financeira, por serem de grande valor dentro do conjunto do estoque. O método ABC torna-se uma ferramenta gerencial bastante simples e eficaz para a classificação dos itens componentes do estoque, principalmente quanto a sua importância financeira (PONTES, 2013).

        Entretanto, a curva ABC não está relacionada somente ao estoque de produtos, ela pode ser utilizada para qualquer função em que se deseja dar ordem de importância para fatores, como por exemplo, uma empresa pode realizar uma classificação dos seus clientes, definindo aqueles que devem ser destinada uma maior importância, seja pelo seu potencial, ou por ser um “cliente fiel”.

  1. Curva ABC na construção civil

Na construção civil, a Regra 80/20 é uma ferramenta importante para o planejamento e gerenciamento de uma obra, sendo aplicada no controle de estoques e também no orçamento da obra.

Analisando o cenário atual da construção civil, percebe-se ainda mais a importância dessa ferramenta citada acima. Os materiais estão constantemente sofrendo alterações em seus valores e prazos de entrega, dessa forma, é necessário, cada vez mais, um estudo de viabilidade de quanto e quando comprar, e a Análise de Pareto surge como auxílio para esse trabalho, pois, através dela, é possível identificar os insumos de maior impacto na obra, dedicando a eles, maior atenção.

         Silva e Oliveira (2014) explanam a influência que o controle de estoques tem sobre a rentabilidade de uma empresa devido à absorção do capital que poderia estar sendo investido em outras partes. Com isso, é possível fazer uma breve previsão para comprar na quantidade certa e na hora certa, com o intuito de minimizar desperdícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com