TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Planejamento de Obras

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

TECNICO DE EDIFICAÇÕES

MÓDULO I

Trabalho de planejamento de obras

                               

 As atividades do Engenheiro

Um engenheiro civil e seu papel de gerente na obra de engenharia com capacidade de estar num posto de gerência deve saber pensar em ser criativo, saber mobilizar, transferir, engajar-se, ter visão estratégica e assumir responsabilidades. Com esses atributos, o profissional agrega valor para a organização e mostra ter construído a sua competência do saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e saber ser (atitude).

Na construção civil, o fato da mão-de obra ser desqualificada, é preciso mostrar, ensinar ao operário que por trás do trabalho dele têm uma equipe focada no resultado final que ele, e somente ele, produzirá. É preciso preocupar-se em fazer dele o melhor para a companhia. E mais importante, é necessário fazer com que ele saiba disso.  Um líder precisa que suas diretrizes estejam de comum acordo com as da companhia na qual ele gerencia, pois só assim ele, como estrategista, consegue detectar os sinais de mudança, identificar as oportunidades, planejar de forma sintonizada com o negócio e criar condições para as ações proativas.

Assiduidade , Pontualidade, Colaboração com a equipe, superiores e colegas de trabalho, disponibilidade, responsabilidade, conhecimento da função, desenvolvimento técnico-profissional, entendimento e aceitação de mudanças, comunicação e organização, Cabe ainda aos cargos de gerência utilizar as pesquisas de clima como elemento de avaliação de desempenho. “Talentoso é aquele que consegue resolver problemas inéditos e complexos ou dar novas soluções para os problemas conhecidos.” Jack Welch disse “A única vantagem competitiva sustentável é inovar e mudar mais rapidamente do que os concorrentes mais fortes. Potencial PP T AM M Desempenho T-Talentos: alto potencial e desempenho correspondente ao esperado. PP-Potenciais Prodígio: alto potencial e desempenho abaixo do esperado; M – Mantenedores: potencial abaixo do esperado e bom desempeno; AM Abaixo da Média: baixo potencial e mau desempenho. Existem algumas dicas práticas para você, enquanto gestor, saber gerenciar seus talentos, tais como: Praticar e incentivar uma atitude vencedora, otimista e entusiasmada, permitir a tomada de decisões de forma participativa, utilizar a tomada de decisões baseada em fatos, utilizar o “seguro contra culpados” (pergunte o quê e não quem), elogiar em público, chamar a atenção em particular, usar a honestidade total, sob qualquer circunstância e conceder confiança, transpirar respeito a todos, oferecer um cardápio de benefícios, praticar e incentivar os quatro C’s: 8 – Sendo um gerente Visto tudo isso, concluímos que um gerente precisa ter ao seu lado mais do que bons equipamentos de alavancagem empresarial.

Vimos facilmente que líderes (gerentes) são pessoas capazes de gerir pessoas e serviços com a mesma facilidade. Concluímos que o papel do líder na construção civil é o mesmo que numa indústria de cosméticos, num hospital, ou até mesmo dentro de casa. Aprendemos com isso que líder é uma designação feita a pessoas capazes de administrar as situações mais adversas que venham a ocorrer e também manter a tranqüilidade no momento em que precisar. Líder é aquele que trabalha duro e é exigente consigo mesmo, pois seu próprio sacrifício serve como fonte de motivação, pois demonstrará que a equipe não está sozinha. É preciso estabelecer metas e funções e fazer com que a engrenagem não desande em hipótese alguma. (REZENDE, 2006). Acredito que a liderança é muito mais do que palavras, pensamentos, ordens. Enfim, é muito mais do que teoria, é prática. Prática essa que pode ser contraditória quando me remeto novamente a uma série de palavras que traduzem os dez compromissos da liderança dispostos em cinco subgrupos: • Desafiar o Status Quo: 1 – Buscar oportunidades desafiadoras para mudar, crescer, inovar e melhorar. 2 – Experimentar, arriscar-se a aprender com os erros, de preferência dos outros. • Inspirar a visão compartilhada: 3 – Criar um futuro enaltecedor e enobrecedor. 4 – Instigar comprometimento aos outros para uma visão comum mediante o apelo aos valores, interesses, esperanças e sonhos deles. • Oportunizar a participação dos outros: 5 – Incentivar a colaboração mediante a promoção de objetivos cooperativos e o desenvolvimento da confiança. 6 – Fortalecer as pessoas ao distribuir poder, possibilitar a escolha, desenvolver a competência, designar tarefas críticas e proporcionar apoio explícito. • Mostrar o caminho: 7 – Estabelecer o exemplo ao se comportar de modo coerente com os valores compartilhados. 8 – Alcançar pequenas vitórias capazes de promover o progresso consistente e estabelecer compromissos. • Encorajar o coração: 9 – Reconhecer as contribuições individuais para o êxito de qualquer projeto. 10 – Celebrar com regularidade as realizações da equipe. São três as frases, das quais desconheço o criador, mas que de antemão digo que não são de minha autoria e que me faz, cada dia, querer chegar um passo mais na frente. “Nenhum de nós é uma ilha.” “Unidos somos maiores do que somados.” “O impossível 10

 As atividades do Empreiteiro

Um empreiteiro é um profissional que trabalha por empreitada, querendo isto dizer que não tem um trabalho fixo, funcionando como um freelance que trabalha de acordo com os projetos que consegue. As empreitadas são sempre relacionadas com a construção, remodelação ou demolição de uma infraestrutura. Dessa forma, o empreiteiro tem como local de trabalho o canteiro de obras.

Por norma, os empreiteiros se dividem em dois grupos: aqueles que têm a sua equipe e trabalham com ela nas obras e aqueles que subcontratam partes da obra ou toda ela a outras empresas. Assim, aqueles que subcontratam são denominados empreiteiros gerais. Há mercado para os dois tipos de empreiteiros, dado que obras menores não necessitam forçosamente de serem subcontratadas, mas obras públicas, com vários locais de execução, por exemplo, são normalmente subcontratadas para garantir que a entrega é feita na data acordada.

Regra geral os empreiteiros sao formados em Engenharia Civil ou Arquitetura. No entanto, para exercer a função de empreiteiro[e necessário ter um alvará, que [e uma espécie de licença de atividade. Os requisitos para conseguir o documento variam de estado para estado.

Tendo a prosperidade econômica do pais em consideração, escolher ser um empreiteiro pode ser uma boa opção. Embora nao haja um salario fixo ou a garantia de conseguir empreitadas, bons empreiteiros sao reconhecidos pelo seu trabalho e ha  sempre afluência de contratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com