TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento e planejamento de obras

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.646 Palavras (27 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITURA – FEA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

Aline Barros Sampaio Alves

Daniel Elias Gomes

Filipe Starling Bambirra

Klinger de Moura Junior

Rafaella Brêttas Cunha

ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS

Prof. Orientador:

Dr. Reginaldo Magalhães de Almeida

Belo Horizonte

Maio / 2015

        ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS        

Aline ALVES¹, Daniel GOMES², Filipe BAMBIRRA³, Klinger JUNIOR⁴, Rafaella CUNHA ⁵

RESUMO

A competição cada vez mais acirrada no mercado da construção civil fez com que tornasse fundamental a elaboração de estudos cada vez mais minuciosos com relação aos custos das obras e como executa-las antes de se iniciar um novo empreendimento. Estes estudos são nomeados de Orçamento e Planejamento de Obras. O orçamento tem como finalidade realizar um estudo criterioso dos preços de todos e quaisquer insumos integrante da obra de maneira a ajudar na análise da viabilidade econômica do empreendimento e seu retorno financeiro, reduzindo assim o grau de incerteza na tomada de decisão. Já o planejamento consiste em um estudo minucioso de estratégias, tornando-se assim em um roteiro para a execução dos serviços, contendo os métodos a serem utilizados, serviços a serem feitos, prazos a serem obedecidos, equipamentos necessários, e todo e qualquer outro fator necessário para a realização de um empreendimento.  

Palavras-chave: Orçamento. Planejamento.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um diagnóstico feito sobre o município de Mário Campos, onde foram identificadas fragilidades e potencialidades do mesmo. Através deste diagnóstico, verificou-se a necessidade de implantação de um centro de especialidades médicas no município, o que destinou ao estudo do tema Orçamento e Planejamento de Obras.

O orçamento é uma das mais importantes áreas da construção civil, pois é a base da fixação do preço de um determinado projeto ou empreendimento e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa construtora. O planejamento são as decisões tomadas visando uma situação futura que contém as definições antecipadas das decisões que deverão ser tomadas durante o processo de realização da obra.

Os métodos que serão apresentados foram formulados a partir de consultas em artigos, referências bibliográficas, órgãos públicos e em meio eletrônico, utilizando-se de metodologias disponibilizadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  1. ORÇAMENTO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO

  1. Conceituação de Orçamento

O Orçamento de Obra de Construção Civil é um estudo minucioso dos preços de todos e quaisquer insumos integrantes da obra, ajudando assim na análise da viabilidade econômica do empreendimento e determinando seu retorno financeiro, fazendo assim com que o grau de incerteza na tomada de decisão seja menor.  Segundo Aldo Dórea Mattos (1965), o orçamento é uma estimativa de custos em função da qual o construtor irá atribuir seu preço de venda. Em geral, um orçamento é determinado somando-se os custos diretos (mão de obra de operários, material e equipamentos) e custos indiretos (equipes de supervisão e apoio, despesas gerais do canteiro de obras, taxas, etc.) e por fim adicionando-se impostos e lucro para se chegar ao preço de venda. No entanto, de acordo com Maçahico Tisaka (2011), o orçamento a ser elaborado deverá conter, de modo fiel e transparente, todos os serviços e/ou materiais a serem aplicados na obra de acordo com o projeto básico e os demais projetos complementares referentes a obra. O orçamento deverá ser elaborado a partir do levantamento dos quantitativos físicos do projeto e da composição dos custos unitários de cada serviço, obedecidas rigorosamente as Leis Sociais e Encargos Complementares e todos os demais Custos Diretos.

  1. Tipos de Orçamento

A depender do grau de detalhamento do orçamento, é possível classifica-lo como Estimativa de Custo, Orçamento Preliminar, orçamento Detalhado ou Orçamento Resumido (FIG. 01).

Figura 01 – Classificações do Orçamento

[pic 2]

Fonte: Os autores (2015)

  1. Estimativa de Custo

Segundo Mattos (1965), a estimativa de custo é uma avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares, dando uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento. Porém de acordo com Tisaka (2011), a estimativa de custo é uma avaliação de custo da obra obtida através do exame de dados preliminares de uma ideia de projeto em relação à área a ser construída, com aplicação de um valor médio por m², para determinadas opções de estrutura e acabamento, publicadas em revistas especializadas, ou outras formas de avaliação sintética baseada nas experiências de outras obras similares.

  1. Orçamento Preliminar

O orçamento preliminar consiste em um orçamento mais detalhado que a estimativa de custos, pressupondo o levantamento de quantidades e requerendo a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços, tendo assim um grau de incerteza menor (MATTOS, 1965). Para Tisaka (2011), o orçamento preliminar é uma avaliação de custos da obra obtida através do levantamento da quantidade de serviços, materiais e equipamentos, acompanhada de pesquisa de mercado dos preços médios dos componentes, normalmente feita a partir do anteprojeto da obra, incluindo também o cálculo do Benefícios e Despesas Indiretas (BDI).

  1. Orçamento Detalhado

De acordo com Mattos (1965), o orçamento detalhado é elaborado com a composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos, procurando chegar a um valor bem próximo do custo real, com uma reduzida margem de incerteza. Para Tisaka (2011), o orçamento detalhado consiste na avaliação do preço, com o nível de precisão adequado, obtida através do levantamento de quantidades e de materiais, serviços e equipamentos acompanhados da composição analítica dos custos unitários realizada na etapa de projeto e/ou projeto executivo, incluindo o BDI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (709.6 Kb)   docx (430.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com