TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Estratégico De Ação Para Gestão De Pessoas

Casos: Plano Estratégico De Ação Para Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Plano Estratégico de Ação para Gestão de Pessoas

Grupo 7

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD, turno da noite de segunda e quarta, da Universidade Anhanguera – Uniderp, ministrado pela ProfaMa. KaremAngelyGrubert Rojas.

Tutora presencial: Prof.ª Beatriz Helena Domingos Oliveira.

Campinas

Conceito de Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas (GP) e uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela e extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

A questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais(como recursos humanos elas precisam ser administradas e são considerados sujeitos passivos da ação organizacional) ou como parceiros da organização (fornecedoras de conhecimentos, habilidades, ou seja, são o capital intelectual da organização).

Conceito de Mudanças Organizacionais

Na Era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudança necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. Os processos organizacionais-os aspectos dinâmicos-tornam-se mais importantes do que os órgãos-os aspectos estáticos-que interligam a organização. Os órgãos-como departamentos ou divisão-tornam-se provisórios e não definitivos, os cargos e funções passam a ser definidos e redefinidos em razão das mudanças no ambiente e na tecnologia, os produtos e serviços passam a ser continuamente ajustadas as demandas e necessidades dos clientes.

Abaixo segue relatório que traça um paralelo entre Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin) e Introdução à Moderna Gestão de Pessoas(https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en)

]

Contexto da Gestão de Pessoas

O contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de Pessoas. Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. A solução empregada era a do tipo ganha/perde. No entanto verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos e que ambas as partes saiam ganhando.

TEMPOS MODERNOS-- ESCRITO POR CHARLES CHAPLIN.

Tempos Moderna é uma história sobre

a indústria, a iniciativa privada e a

humanidade em busca da felicidade.

RESUMO

O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...

Filme Tempos Modernos I. M. Gestao de Pessoas

Objetivo Produzir não levando em consideracao o individuo Produzir levando em consideracao o individuo

Colaborador Desempenha trabalho repetitivo Colabora para atingir e cumprir missoes

Resultado Afastamento dofuncionario Objetivos organizacionais e pessoais cumprido

CONCLUSÃO

As pessoas sempre fizeram parte das organizações e sempre contribuíram no que diz respeito a atingir objetivos e cumprir missões. Mesmo não alcançando esses objetivos da melhor maneira possível.

Porem esse reconhecimento de que os colaboradores eram de grande importância ematingir objetivos e cumprir missões, não vem de longo tempo.

Baseado no filme de Charles podemos constar isso, logo as pessoas eram tratadas como maquinas onde não tinham o direito de pensar, crescer, liderar, ou ao menos se sentirem satisfeitas no trabalho.

Ao longo do tempo as empresas perceberam que tratar os colaboradores como maquinas era antagônico e conflitante.

Foi então que com ao passar do tempo isso foi mudando, e hoje já vemos empresas trabalhando no novo sistema de Moderna Gestão de Pessoas. Onde colaboradores tem o seu papel como individuo e não como maquinas.

Empresas que não se adaptarem a esse novo sistema dificilmente sobreviveram.

QUESTIONÁRIO

1. O que você procura identificar no candidato num recrutamento?

2. Que tipos de perguntas ou argumento você procura usar?

3. Você consegue identificar traços de personalidade?

4. O que você acha que falta ou que poderia ser aprimorada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com